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«No fim da decada de 1890 e no principio da de 1900, em muitas
cidades dos Estados Unidos, jovens musicos começaram a tocar
nova especie de musica de dança sincopada. As melodias eram
as mesmas, comumente tocadas por orquestras populares mais tranquilas,
porem, a musica tinha um ritmo novo, mais excitante, e uma expressão
melodica nova. Era uma musica que combinava as convenções
melodicas e harmonicas da musica popular de então com a concepção
ritmica e vocal do negro americano. O novo estilo parece ter-se
tornado popular em varias cidades ao mesmo tempo, tornando-se a
sua exuberante vitalidade logo evidente para os dançarinos
e empresarios. Os negros já haviam atingido um alto grau
de desenvolvimento em musica vocal; a instrumental, porém,
ficara para trás, provavelmente por não terem tido
oportunidade de aprender instrumentos de musica antes da guerra
civil.
«Com a primeira geração depois da guerra houve
um florescimento da musica instrumental. A principio, foi chamada
musica de «razz» ou musica de «spasm», mas
ao tempo da I Guerra Mundial recebeu o nome de «jass»
ou «jazz» e este ultimo nome perdurou.
«A musica se popularizou tão rapidamente que as fabricas
de discos começaram a fazer gravações das orquestras
desde 1903. O periodo dos menestréis - espetaculos em que
os artistas pintavam a cara de preto e usavam a musica dos negros
americanos como numero de maior sucesso - tornou-se rapidamente
a ultima moda musical. Numa gravação de menestrel
em 1903, «The Cake Walk in Coon Tow», a «dança»
é acompanhada por um conjunto de cinco instrumentos - duas
clarinetas, corneta, trombone e piano, tocando num estilo de jazz
inconfundivel.
A musica atraiu a atenção como divertimento popular
e a cidade de Nova York, como centro de diversões da America,
dentro de poucos anos dominou o panorama do jazz. Enquanto a historia
do jazz em cidades como Nova Orleans e Chicago foi grandemente superestimada,
em Nova York ela foi quase esquecida.
Da primeira musica de jazz executada por suas orquestras sincopadas
à dificil evolução do «bop», o
cenario de Nova York é o mais colorido de todos. Os musicos
eram alugados, tinham publicidade e gravavam em Nova York; quase
todo musico importante de jazz, com raras exceções,
pertenceu ao cenario de Nova York em algum periodo de sua carreira.» |
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