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AS GRANDES VIAGENS AEREAS
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O
ANNO DE 1927 FOI O PERIODO DECISIVO NA AVIAÇÃO MUNDIAL - OS GIGANTESCOS
ROTEIROS AERONAUTICOS E A SUA FINALIDADE PRATICA
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O
anno de 1927 é um periodo importantissimo na historia aeronautica
da Humanidade. Caracterizou-o a façanha de Lindbergh na travessia
directa do Atlantico do Norte, de Nova York e Paris, sem escalas.
Ao seu acto de arrojo seguiram-se diversos episodios de heroismo
e de luto que tanto commoveram a opinião publica.
Formou-se finalmente a convicção de que a éra do aeroplano tinha
chegado, a despeito das dolorosas occorrencias que se succederam
aos primeiros enthusiasmos.
As conquistas no terreno da aviação lembram perfeitamente as viagens
oceanicas em demanda de novos mundos. A principio, só os pioneiros
que trabalham em silencio, accumulado materiaes e experiencias dia
a dia e robustecendo a todo o instante a energia e a audacia dos
que mais tarde continuarão o emprehendimento. Bleriot em 1909, Lesseps
em 1910 e outros conquistadores da Mancha são immediatamente seguidos
dos demais. Hoje milhares de aviões e dezenas de milhares de passageiros
atravessam regularmente o tejecto Paris-Londres pelos ares. Enquanto
experimentadores isolados tentam ampliar os dominios da aviação
atravéz das grandes áreas oceanicas, o aeroplano commercial domina
uma formidavel rêde de 50.000 kilometros sómente na Europa, concorrendo
tenazmente com as estradas de ferro. Nos Estados Unidos acontece
o mesmo. Uma conjugação febril dos esforços patenteia a marcha vertiginosa
para a consecução de meta que não tarda.
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As
grandes trajectorias aereas
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Entre os grandes roteiros aéreos figuram os seguintes na ordem chronologica
dos acontecimentos:
1) Capitão Guilbaud (França, hydr.) 12 de Outubro de 1926 - 9 de
Março de 1927: Marselha, Casablanca, Saint Louis, Kayes, Tombuctu,
Gao, Fort-Archambault, Stanleyville, Albertville, Fachoda, Khartum,
Abukir, Beiruth, Constantinopla, Athenas, Malta, Bizerta, S. Raphael,
Marselha - 21.230 kilometros;
2) Mermoz e Negrin (França , avião) 10 - 21 de Outubro de 1927,
obedecendo quasi ao roteiro anterior, com a partida de Toulouse:
Toulouse, S. Louis, Casablanca, Toulouse - 8.940 kilometros;
3) João de Barros (Brasil, hydr.) 17 de Outubro de 1926 - 28 de
Abril de 1927: Genova, Alicante, Gilbraltar, Las Palmas, Porto Praia
e Fernando de Noronha - 6.820 kilometros ;
4) Stack e Leete (Inglaterra, 2 aviões) 20 de Novembro de 1926 -
15 de Fevereiro de 1927: Londres, Paris, Roma, Catania, Malta, Homs,
Bengasi, Cairo, Bagdad, Bassorah, Bouchir, Bender-Abbas, Karachi
e Delhi - 11.110 kilometros;
5) Comm. Dagnaux (França av.) 28 de Novembro de 1926 - 20 de Julho
de 1927: Paris, Alicante, Oran, Colomb-Béchar, Gao, Niamey, Zinder,
Fort-Lamy, Leopoldville, Broken Hill, Tête, Quilimane, Moçambique,
Majunga, Tananarive, Majunga, Moçambique e Tchicoa - 14.285 kilometros;
6) Mittelholzer (Suissa, hydr.) 7 de Dezembro de 1926 - 20 de Fevereiro
de 1927: Zurich, Napoles, Athenas, Cairo, Khartum, Mongalla, Kisumu,
Fort-Johnston, Lourenço Marques, Durban, East London e o Cabo -
13.340 kilometos;
7) Major Llorente (Hespanha, 3 hydr.) 10 de Dezembro de 1926 - 26
de Fevereiro de 1927: Melilla, Casablanca, Dakar, Conacry, Grand-Bassam,
Lagos, S. Isabel Bery e volta - 14.180 kilometros;
8) Dargue (Estados Unidos, 3 "amphibios") 21 de Dezembro de 1926
- Abril de 1927: San Antonio, Vera Cruz, Guatemala, Puntarenas,
Panamá, Girardot, Carthagena, Panamá, Tumaco, Lima, Psico, La Paz,
Coquimbo, Valparaiso, Santiago do Chile, Buenos Aires, Montevidéo,
Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Fort-Natal,
Cayenna, Granada, Pointe-á-Pitre, S. Domingos, Havana e San Antonio
- 33.000 kilometros;
9) Sir Samuel Hoare (Inglaterra, 3 av.) 27 de Dezembro de 1926 -
8 de Janeiro de 1927; Londres, Marselha, Pisa, Napoles, Malta, Bengasi,
Abukir, Bagdad, Djask, Karachi, Jodpur, Delhi, Karachi, Chabbar,
Djask, Bagdad e Cairo - 14.980 kilometros;
10) General De Pinedo (Italia, 2 hydr.) 8 de Fevereiro - 16 de Junho
de 1927: Sesto Calende, Elmas, Bolama, Dakar, Porto Paira, Fernando
de Noronha, Natal, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Santos, Buenos
Aires, Montevidéo, Assuncion, Corumbá Manaos, Belem, Georgetown,
Port-au-Prince, Havana, N. Orleans, Galveston, San Antonio, Roosewelt
(parada), Nova York, Boston, Long Island, Nova York, Philadelphia,
Charleston, Pensacola, N. Orleans, Chigaco, Quebec, Shippingan,
Terra-Nova, Horta, Ponta Delgada, Lisboa, Barcelona e Roma - 40.450
kms;
11) Sarmento de Beires (Portugal, hydr.) 2 de Março - 15 de Junho
de 1927: Marina di Pisa, Lisboa, Casablanca, Villa Cisneros, Bolama,
Fernando de Noronha, Natal, Pernanbuco, Bahia e Rio de Janeiro -
13.200 kms.;
12) Comm. Samson (Inglaterra, 3 av.) 30 de Março - 22 de Maio de
1927: Heliopolis, Khartum, Mongalla, Kisumm, Naurobi, Albercorn,
N'Dola, Livingston, Bulawayo, Bulawayo, Pretoria, Bloemfontein,
o Cabo e a volta - 17.620 kms.;
13) Sondermayer e Baydack (Yugoslavia, av.), 20 de Abril - 8 de
Maio de 1927: Paris, Novi Sad, Alep, Bagadad, Bassorah, Karachi,
Bombay e volta para Belgrado- 14.060 kms.;
14) Linbergh (Estados Unidos), av.), 9-1 de Maio de 1927: San Diego,
S. Louis e Nova York - 3.920 kms.;
15) Lindbergh (Estados Unidos, av.), 20-21 de Maio de 1927: Nova
York e Paris - 5.809 kms.;
16) Carr e Gilman (Inglaterra), av.), 20-21 de Maio de 1927: Granwell
e Estreito de Ormuz - 5.500 kms.;
17) Costes e Rignot (França), av.), 4-16 de Junho de 1927: Paris,
Nyne-Taguilsk (Uraes), Kazan, Moscou, Varsovia e Paris - 7.740kms.;
18) Cahmberlin e Levine (Estados Unidos, av.), 4-30 de Junho de
1927: Nova York e Eeisleben - 6.295 kms.; depois, Berlin, Munich,Vienna,
Budapest, Praga, Varsovia, Zurich e Paris - ao total 10.170kms.;
19) Maitland e Hegenberger (Estados Unidos, av.), 28-29 de Junho
de 1927: S. Francisco e Honolulu - 3.890 kms.;
20) Byrd (Estados Unidos), av.) 29 de Junho - 1 de Junho de 1927:
Nova York e Ver-sur-Mer - 5.600 kms.;
21) Smith e Bronte (Estados Unidos, av.), 14-15 de Junho de 1927:
S. Francisco de Molokai Kaivi (Hawai) - 3.780 kms.;
22) Comm. Weiss (França) av.), 11-18 de Agosto de 1927: Paris, Odessa,
Kazan, Moscou, Varsovia e Paris - 7.280 kms.;
23) Jansen e Schulter (Estados Unidos, av.), 16 de Agosto de 1927;
S. Francisco e Honolulu - 3.890 kms.;
24) Goebel e Davis (Estados Unidos, av.), 16 de Agosto de 1927;
S. Francisco e Honolulu - 3.890 kms.;
25) Chestakov (Russia, av.), 20 de Agosto - 1 de Setembro de 1927:
Moscou, Tokio e Mascou - 16.500 kms.;
26) Brock e Schlee (Estados Unidos, av.), 24 de Agosto - 14 de Setembro
de 1927: Detroit, Nova York, Harbor-Grace, Londres, Munich, Belgrado,
Constantinopla, Bagdad Bender-Abbas, Karachi, Allahabad, Calcuttá,
Rangoon, Hanoi, Sangai, Kagoshinia, Tokio, travessia do Pacifico
em navio e depois S. Francisco, S. Louis e Detroit - 25.470 kms.;
27) Bnetley (Inglaterra, av.), 2-28 de Setembro de 1927: Londres,
Lyão, Malta, Lebda, Sollum, Cairo, Khartum, Malakal, Mongalla, Kisumu,
Tabora, Abercorn, Broken-Ibill, Livingston, Bulawayo, Johannesburg,
Kimberley e Cabo - 12.900 kms.;
28) Girardot e Cornillon (França, av.), 13-16 de Setembro de 1927:
Paris, Bucarest, Beyruth e volta - 7.020 kms.;
29) Pelletier Doisy e Gonin (França, av.), 13-19 de Setembro de
1927: Paris, Vienna, Bucarest, Rayak, Cairo, Bengasi, Tunis, Casabalanca
e Paris - 10.830 kms.,
30) Tem. Koppen (Hollanda, avião postal), 1-28 de Outubro de 1927:
Amsterdam, Sophia, Alep, Bouchir, Karachi, Allahabad, Calcuttá,
Bangkok, Singapura, Batavia e volta - 28.025 kms.;
31) Costes e Le Brix (França, av.), 10-20 de Outubro de 1927: Paris,
S. Louis, Natal, Caravellas, Rio de Janeiro, Pelotas e Buenos Aires
- 11.780 kms.;
32) Cap Challe (França, av.), 11 de Outubro - 7 de Novembro de 1927:
Paris, Roma, Athenas, Alep, Bassorah, Bender-Abbas, Karachi, Allahabad,
Calcuttá, Bangkok, Saigon, volta Bender-Abbas e Techeran - 19.100
kms.;
33) Miss Kaith Miller e Lancaster (Inglaterra, av.), 15 de Outubro
- 10 de Novembro de 1927: Londres, Paris, Napoles, Catania, Malta,
Benagasi, Abukir, Cairo, Bagdad e Hur - 6.540 kms.;
34) Miss Ruth Elder e Haldeman (Estados Unidos, av.), de Nova York
e Açores - 4.400 kms.;
35) Williams e Mac Intyre (Australia, hydr.), 28 de Setembro - 7
de Dezembro de 1926: Melburne,Sidney, Cooktown, Port Moresby, Keita,
Cizo, Tulago, Rovian e volta - 11.600 kms.;
36) Kingsford, Smith e Uulm (Australia, hydr.), 19-29 de Junho de
1927: Sydney, Broome, Perth, Cook e Sydney - 13.000 kms.
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Prossegue
a marcha gloriosa da aviação
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Os grandes percursos oceanicos constituem a éra da aviação de longo
percurso. Os hydro-aviões de João de Barros, de Sarmento de Beires
e de De Pinedo franquearam triumphalmente o Atlantico do sul. Costes
e Le Brix ligaram o litoral africano ao brasileiro.
Desde o inicio do anno de 1928, formaram-se serviços normaes transatlanticos,
cuja primeira iniciativa é devida á acção franceza. O Atlantico
do Norte, apesar dos seus 6.000 kilometros de largura, apesar das
suas brumas e dos seus ventos terriveis, foi dominado por Lindbergh,
por Chamberlin e por Levine, por Byrd e seus companheiros, por Brock
e Scille e por De Pinedo. Não se tratava ainda de uma exploração
commercial. Esta será experimentada com um grande avião multimotor.
As mesmas experiencias se estenderão ao Pacifico, que já foi dominado
pelos aviadores norte-americanos Maitland, Hegenberg, Smith, Geobel
e Jensen. E' digno de especial menção o matyrologio das grandes
travessias transoceanicas em que perderam a vida Saint-Romain, Mouneyres,
Ptit, Nungesser, Coli, Minchin, Hamilton, princeza Loevenstein,
Bertaud, Hill, Payne Tully e Medcalf, como as victimas das corridas
loucas de S. Francisco-Honolulu, em que pereceu uma mulher, mass
Doran.
Os trabalhos de sucesso de uns, o heroismo e o sacrificio de outros
constituem rasgos de generosidade que estimulam continuamente a
aviação mundial. Os aperfeiçoamentos da radio-telegraphia, ultimamente
utilisados, demonstraram claramente que a sua evolução prosegue
com incessante continuidade, visando a mais perfeita estabilização
do esforço humano nos ares.
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Publicado
na Folha da Manhã |
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Data
de publicação |
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14.mai.1928 |
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