São Paulo, sexta-feira, 24 de abril de 1953
Neste texto foi mantida a grafia original

"QUAL O FILME QUE VOCÊ GOSTARIA DE TER DIRIGIDO?"


Respondem a essa pergunta as maiores figuras do cinema italiano - Chaplin, Castellani, Von Stroheim, Pabst e Von Sternberg, os citados.

Uma revista italiana realizou recentemente uma "enquete" entre os maiores diretores de cinema da atualidade, daquele país. Responderam homens da nova e da velha geração, figuras que criaram algo de novo na cinematografia e que a ela dão o melhor de seu talento. A pergunta foi a seguinte: "De todos os filmes realizados até hoje, qual é aquele que você teria preferido dirigir, e por que?"

Eis as respostas dos grandes vultos da atualidade:

Alberto Lattuada

Realizador de "O Vale do Pó" e "Mulheres e Luzes", inteligencia das mais brilhantes do cinema, criador de um estilo vigoroso e plastico. Dirigiu recentemente "O Capote", de Gazol.

"E' dificil responder a essa pergunta, porque equivale a perguntar a uma pessoa se desejaria ser outra. E' verdade que seria agradavel a gente sentir-se autor de obras-primas filmadas por Chaplin, von Stroheim ou Pabst, mas mesmo na imaginação não é uma coisa natural, e sim cheia de presunção. Feita essa premissa direi que alem dos filmes de Chaplin, que estão acima de qualquer julgamento, lembro como muito proximo à minha sensibilidade "A Marcha Nupcial", de von Stroheim, que é uma violenta satira a uma sociedade em decadencia e, como tal, espelho fiel de uma crise que é caracteristica de nosso seculo. Gostaria de encontrar um tema tão importante, mas adiante dos resultados já conseguidos só me resta admirar a magistral criação de von Stroheim."

Roberto Rossellini

Considerado um dos pais do neo-realismo. Revelou-se com "Roma, Cidade Aberta"; improvisador, inquieto, procura sempre os temas atuais. Um de seus grandes filmes é " Alemanha, Ano Zero", há pouco exibido.

"De que filme gostaria de ser o autor? Mas é claro, de " Limelight". Porque? Mas é claro, porque é a obra-prima de Chaplin, isto é, daquele que é verdadeiramente o criador, o autor de seus proprios filmes; e cujas concessões, a cujo sistema, eu me rendo. Explico-me: girar um filme no estrito tempo necessario, depois de tê-lo amadurecido longamente dentro de si, como inspiração, impostação e composição."

Alessandro Blasetti

Realizou "Fabiola". É da velha geração e seus filmes são do estilo espetacular. Entre suas maiores realizações estão "Prima Comunione" (1950) e "La Fiammata" (1952).

" Due Soldi di Speranza", porque é a mais completa expressão de uma autentica realidade italiana, feita de miseria, é verdade, mas feita sobretudo de otimismo e de esperança, isto é, da vontade de vencer e não de amarga condenação e resignação."

Pietro Germi

Realizador de "Caminho da Esperança" e "Em Nome da Lei", duas obras-primas do cinema italiano. Recebeu violentas criticas quando realizou "La Cittá se Difende", por ter feito concessões consideradas comerciais.

"Sempre "Caminho da Esperança", porque estou certo de que não poderei fazer um filme melhor. E nunca desejei tanto fazer outro filme como desejei fazer o citado."

Giuseppe de Sanctis

Dirigiu "Tragica Perseguição" (Caccia Tragica) e "Arroz Amargo". Atualmente está realizando "Um Marito per Anna Zaccheo", drama de uma bela mulher que não pode casar-se por amor.

"Se me fosse possivel, gostaria de dirigir outra vez "Arroz Amargo". Com a experiência que adquiri, penso que agora não repitiria os erros que encontrei no meu original."

Vittorio de Sica

Realizador de "Ladrões de Bicicletas", grande entre os maiores.

"O "Dom Quixote", de Pabst. Porque está mais proximo daquele humorismo que tenho tentado; pelo seu bom gosto, pela sua vivacidade: tudo, naquele filme, é harmonioso e brilhante. Não sei, naturalmente, se eu o teria dirigido tão bem como Pabst."

Luigi Zampa

Realizador de "Anni Dificili" e, recentemente, de "Processo a una Cittá", uma historia escrita por Ettore Giannini.

"Decididamente, "Due Soldi di Speranza", de Castellani, porque é o que mais se aproxima do mundo que prefiro: é um filme que quando trata de problemas dramaticos o faz de modo bonachão."

Renato Castellani

Uma das maiores revelações do neo-realismo. Dele já vimos "É Sempre Primavera" e é ele o realizador de "Due Soldi di Speranza", um filme vitorioso em todo o mundo, inclusive na União Sovietica.

"A minha maior aspiração seria a de dirigir qualquer filme de Chaplin. Mas, pensando melhor, penso que é uma felicidade eu não ter dirigido nenhum porque do contrario não seria um filme de Chaplin."

Mario Soldati

Foi um dos maiores documentaristas italianos e hoje figura no grupo dos grandes "Piccolo Mondo Antico" é um de seus filmes. Procura na literatura fina os temas para suas obras.

"Um filme que se liga às minhas aspirações: "O Anjo Azul", de von Sternberg, porque nesse filme a materia é dominada e não casual: um fato verdadeiramente artistico."

Luchino Visconti

Dele conhecemos "Obsessão". É o pai do neo-realismo. Criou "La Terra Trema" e, recentemente, "Belissima". A critica européia o considera um dos maiores cineastas do mundo.

"Não acho que a pergunta seja interessante."
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