Anos
20
dez.1920
Surge a personagem Narizinho, criada pelo escritor Monteiro
Lobato. O livro A Menina do Narizinho Arrebitado conta
as aventuras de uma garotinha chamada Lúcia,
sua boneca de pano
Emilia, sua avó Dona
Benta e a cozinheira Tia
Anastácia, que vivem no Sítio
do Picapau Amarelo. A história agradou muitos leitores
e até foi utilizada como livro de leitura da escola primária.
Depois de um tempo, outras histórias foram escritas por
Lobato e apareceram mais personagens: Pedrinho,
o Visconde
de Sabugosa, o Marquês
de Rabicó, o
Saci, a Cuca
e muitos outros
1922
Exibido o primeiro filme em que aparece o pastor alemão
Rin-Tin-Tin,
animal de estimação de Rusty, garoto que foi adotado
pelos soldados de um forte apache (no estado do Arizona, EUA)
após perder seus pais em um ataque indígena. A história
de amizade e aventura, entre o garoto órfão e seu
cão Rinty, fez muito sucesso nas décadas
de 50 e 60, quando virou série de TV
1923 O personagem Gato
Félix é criado pelo cartunista e animador
Otto Messmer. Félix é um gato preto de forma arredondada,
com grandes olhos brancos e um imenso sorriso; seu nome está
relacionado a duas palavras em latim: felis (gato) e felix (feliz
ou estar com sorte)
1926 O ioiô
vira um brinquedo moderno. Os americanos Louis &
Dave Marx promovem o brinquedo, que depois de algum tempo vira
moda no mundo inteiro. A história do ioiô é
bem antiga: há 3 mil anos, na China, eles eram feitos de
marfim e o fio era de seda; na Grécia antiga, eram feitos
de pedra; na Europa, eles eram enfeitados com jóias que
quando giravam apareciam bonitas figuras. Contam que até
os soldados de Napoleão Bonaparte brincavam de jou-jou
durante as batalhas
1928 Walt Disney cria o esperto ratinho Mickey
Mouse. Fazem parte das aventuras do ratinho sua namorada
Minnie, seu cachorro Pluto e seus amigos Pateta e Pato Donald
1929 O desenhista belga Hergé cria o personagem
Tintin,
jovem conhecido por sua série de aventuras ao redor do
mundo. Numa das aventuras, quarenta anos antes do homem pisar
na Lua, Tintin viajou em um foguete caseiro para o satélite
natural da Terra
17.jan.1929 O marinheiro Popeye
aparece numa tira da seção de quadrinhos de um jornal
de Nova York, criada por Elzie Crisler Segar. Sempre que está
em apuros, o herói come espinafre, de uma latinha que ele
sempre carrega, e fica com superforça para poder brigar
com Brutus e disputar o amor de Olívia Palito
Anos
30
1930 Começa a história do Skate.
No final dos anos 30, nos EUA, alguns surfistas da Califórnia
pensaram em como se divertir usando suas pranchas na rua. A idéia
era surfar em terra nos dias em que o mar não
estivesse bom para surfe ou em lugares onde não tinha praia.
O grande momento acontece em 1958, quando apareceram as pranchas
com rodinha. Em 1965 o primeiro Campeonato de Skate acontece na
Califórnia e na década de 70 vira um esporte popular
nas grandes cidades
1930 O brasileiro Geraldo Décourt inventa
o futebol
de botões. Contam que ele começou jogando
com botões de cueca, depois usou os botões da calça
de seu uniforme escolar. Na escola onde Geraldo estudava, muitos
garotos também tiraram os botões do uniforme para
poder jogar e, por isso, a direção da escola não
gostou desse comportamento e proibiu o jogo
1934 É um pássaro? É um avião?
Não, é o Super-Homem. Este herói foi criado
por Jerry Siegel e Joe Shuster, que escreviam e desenhavam as
primeiras histórias em quadrinhos. O Super Homem era ainda
um bebê quando saiu do planeta Krypton, numa pequena espaçonave,
e caiu no planeta Terra, na cidade americana de Pequenópolis.
Foi encontrado e adotado por um casal de idosos que lhe deram
o nome de Clark Kent. Quando cresceu, o jovem Clark descobriu
que o sol amarelo da Terra lhe dava superpoderes e ele podia lutar
contra vilões poderosos. O Super-Homem tem vários
poderes, por exemplo, ele pode voar mais rápido que um
avião, é mais poderoso que uma locomotiva, tem visão
de raios-X e visão de calor. As balas de revólver
não machucam o seu corpo e, por isso, ele também
é chamado de Homem de Aço
1934
A cartunista americana Majorie Henserdon Buell cria a Turma da
Luluzinha. Luluzinha
e seus amiguinhos aprontam muitas peripécias. Um dos personagens,
um garoto chamado Bolinha, constrói um clube que só
permite a entrada de meninos e na porta tem uma placa onde estava
escrito: Menina não Entra. As meninas sempre
tentam invadir o clubinho, mas não conseguem entrar no
Clube do Bolinha
1935
O brasileiro Joaquim Simão inventa a bola branca
de futebol. Esta mudança permitiu que os jogadores enxergassem
melhor a bola durante as partidas que aconteciam à noite
1939 Batman,
o homem-morcego, é criado pelos cartunistas Bob Kane e
Bill Finger. Na verdade, ele é o milionário Bruce
Waine, que resolve lutar contra o crime após o assassinato
de seus pais por um bandido. Seu grande companheiro na luta contra
o crime é Robin, o menino-prodígio.
1939 É publicada a revistinha O Gibi. A palavra
gibi era usada para se referir a negrinho e moleque,
porém, o significado acabou transformado e usado para definir
as revistas de histórias em quadrinhos
Anos
40
1940
Robin,
o menino-prodígio, aparece nas histórias de Batman.
Ele é o jovem parceiro do homem-morcego e juntos formam
a Dupla Dinâmica, que combate o crime na cidade de Gotham
City
1940 A Mulher Maravilha é criada pelo cartunista
Charles Moulon. A heroína se chama Diana, morava numa ilha
perdida onde viviam guerreiras amazonas e, durante a Segunda Guerra
Mundial, ajuda os EUA combater os nazistas. Para lutar contra
os inimigos ela usa um cinturão que lhe dá superpoderes
e braceletes que podem desviar tiros de revólver
1947 É criado o personagem Tio Patinhas.
Ele é um pato milionário, rabugento e avarento.
Tio Patinhas fez sua fortuna economizando cada tostão que
ganhava, por isso, ele é conhecido como o grande pão-duro
que não empresta dinheiro pra ninguém. Ele guarda
até hoje a primeiramoeda que ganhou e acha que esta moeda
é o seu amuleto da sorte
Anos
50
1952
Surge o brinquedo Senhor Cabeça-de-Batata.
O primeiro modelo tinha somente nariz, olhos e sobrancelhas, que
as crianças espetavam nas batatas para criar um rosto.
Depois, em 1964, ele ganhou um corpo e uma namorada, a Senhora
Cabeça-de-Batata
1956
A empresa japonesa Ko-Yoshyia cria Robby, o
primeiro robô de brinquedo. O robozinho tinha um motor de
relógio para poder se movimentar. A palavra robô
foi usada para máquinas que podiam andar, falar e obedecer
aos comandos de seu dono. O escritor tcheco Karel Capek usou esta
palavra pela primeira vez em 1921
1956
Surgem no Brasil os ursinhos de pelúcia feitos com
legítima pele de carneiro. Em 1950, os primeiros bichos
não eram tão fofinhos, suas peles eram feitas de
algodão flanelado e com enchimento de palha de madeira.
A história do ursinho de pelúcia é bem antiga.
Contam que em 1902 o presidente dos EUA Theodore Roosevelt fez
uma viagem e foi convidado para participar de uma caçada.
Durante a caçada, um urso foi capturado e pediram para
o presidente matar o animal e levá-lo como troféu.
Roosevelt não quis matar o urso e a história da
bondade do presidente se espalhou pelos EUA. Morris Michtom, um
imigrante russo vendedor de brinquedos, ficou sabendo da história
e começou a fabricar ursinhos de pelúcia. Esse primeiro
ursinho ficou muito famoso e se chamava Teddy Bear,
Teddy era o apelido da filha do presidente
1956 O autorama
é inventado na Inglaterra; os carrinhos percorriam uma
pista de madeira com cerca de 48 metros de comprimento. Entretanto,
em 1962, nos EUA, é fabricado o autorama que funciona exatamente
como os brinquedos de hoje: uma pista formada por várias
peças que precisam ser montadas e carrinhos com motores
elétricos, movidos pela eletricidade que recebem dos trilhos
metálicos da pista. O brinquedo chegou no Brasil em 1963,
mas teve grande divulgação na década de 70,
quando o corredor de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi promoveu
a brincadeira com autorama
1958 O bambolê feito de plástico colorido
é fabricado nos EUA. Depois de ver, na Austrália,
praticantes de ginástica se divertindo com aros de bambu,
colocados e movimentados na cintura, os americanos Arthur Melin
e Richard Knerr resolveram levar a idéia do brinquedo para
seu país. O brinquedo virou mania nos anos 60, entretanto,
muito antes, no Egito antigo, Grécia e Roma existiram bambolês
feitos de fios secos de parreira e, na América do Sul,
brinquedo semelhante era feito com talos de cana-de-açúcar
fev.1959 Aparece a primeira boneca Barbie,
de olhos azuis, usando maquiagem e com o tamanho de 29 cm. A bonequinha
chega às lojas vestindo um maio listrado de preto e branco.
A idéia de criar o brinquedo é do casal Elliot e
Ruth Handler. Eles perceberam que sua filha gostava de brincar
com as bonecas de papel porque podia trocar as roupinhas delas.
Tiveram, então, a idéia de criar uma boneca pequena,
com rosto adulto e que tivesse roupinhas da moda. A bonequinha
recebeu o nome de Barbie, apelido de Bárbara, a filha do
casal
Anos
60
1960
Surge o herói
National Kid, criado pelo desenhista japonês Daiji
Kazumini. Disfarçado do professor Massao Hata, o personagem
que veio de Alfa Centauro defende a Terra lutando contra os Incas
Venusianos. No Brasil, as aventuras foram exibidas na TV de 1966
a 1969
1960 É publicado o gibi O Pererê, do
cartunista
Ziraldo. Os personagens da revistinha são inspirados
no folclore brasileiro: o saci-pererê, a onça, o
jabuti e o pequeno índio são alguns deles
|
Capa
da Folhinha de 8 de março de 1964
|
1962
Aparece o poderoso guerreiro
Thor, lendário deus do Trovão que usa como
arma o martelo mágico Mjolnir. Após
soltar o martelo, o guerreiro se transforma no dr. Don Blake,
sua identidade secreta
1962 É fabricada a boneca brasileira Susi.
O corpinho tinha mais curvas que a da boneca americana Barbie.
Foram criados vários modelos da bonequinha, entre eles:
Susi Ciclista, Susi Espanhola, Susi Colegial e Susi na Onda do
Tchan
1963 Baseado em sua segunda filha, o desenhista
Mauricio de Sousa cria a personagem Mônica.
Mônica é uma menina dentuça e forte, que não
leva desaforo para casa. Ela gosta de carregar seu coelhinho de
pelúcia, chamado Sansão, que usa como arma contra
os meninos, principalmente o Cebolinha e o Cascão
08.set.1963 O jornal Folha
de S.Paulo publica a
Folhinha. A idéia de publicar este suplemento infantil
aos domingos foi da jornalista Lenita Miranda de Figueiredo e
do desenhista Mauricio de Sousa. Desde o início traz reportagens,
histórias infantis e passatempos. Atualmente a Folhinha
é publicada aos sábados
1967 Surge o quadrinho do Galaxy
Trio, criado por Alex Toth. O Homem-Meteoro tem o poder
de aumentar seu corpo de tamanho, a Mulher-Flutuadora domina a
gravidade e faz objetos flutuarem e o Homem-Vapor consegue transformar
seu corpo em gás. Os três heróis são
de diferentes planetas e lutam contra o crime intergaláctico
1969 O desenho animado Scooby-Doo
aparece pela primeira vez na TV. O cachorro comilão Scooby-Doo
e seus amigos, Salsicha, Fred, Daphne e Welma trabalham juntos
para desvendar mistérios sobre monstros e fantasmas. O
Scooby-Doo e sua turma são uma criação dos
desenhistas Bill Hannah e Joseph Barbera. Eles são os donos
da Hanna
Barbera's
Anos
70
1972
Todo dia é dia, toda hora é hora,
de saber que esse mundo é seu. Se você for amigo
e companheiro, com alegria e imaginação. Vivendo
e sorrindo, criando e rindo, você será feliz e todos
serão também. Esta é a letra da música
que tocava no primeiro programa educativo da TV brasileira: Vila
Sésamo. Criado pela TV Globo e TV Cultura, este programa
ensinava a contar, ler as letras do alfabeto, tinha várias
músicas e brincadeiras com bonecos. Os bonecos brasileiros
mais famosos eram o Gugu, que vivia dentro de uma lata, e o Garibaldo,
que era um enorme e carinhoso pássaro. Este programa foi
baseado na série original exibida nos EUA e os bonecos
americanos mais famosos eram Enio e Beto
1974 A editora Abril lança o livro Manual
do Zé
Carioca. O manual contém regras e história
do futebol, além de informações sobre os
times que disputaram a Copa da Alemanha
|
Capa
da Folhinha de 6 de julho de 1975 |
1974
Na escola de arte decorativa de Budapeste, o professor
Erno Rubik inventa o brinquedo cubo
mágico. Erno, estudioso de geometria e formas tridimensionais,
juntou com elásticos blocos de madeiras e montou um cubo,
nove peças de cada lado e pintado com seis cores diferentes.
Depois que as cores e os lados eram invertidos, a brincadeira
era descobrir como fazer o cubo ficar novamente com todos os lados
iguais. As combinações eram muitas e os jogadores
passavam algum tempo tentando até descobrir os movimentos
corretos. No Brasil o cubo mágico apareceu em 1981
1975 Na Itália, a fábrica de chocolates
Ferrero cria o Kinder
Ovo. A surpresa é que dentro de cada ovinho de
chocolate as crianças encontram pequenos brinquedos desmontados.
São vários modelos de brinquedos, com instruções
para montagem e que podem ser colecionados
1976 Durante o verão, surge na Itália
o brinquedo Vai-e-Vem.
O brinquedo é formado por uma bola de plástico oval
com abertura no centro, por onde passavam duas cordas de nylon.
Nas extremidades de cada corda ficam as alças que cada
jogador segura e usa para movimentar a bola. Muito popular nas
praias, a brincadeira é mover a bola de um lado para o
outro, num constante vai-e-vem
Anos
80
1980
O cartunista e escritor Ziraldo escreve o livro infantil
O Menino Maluquinho. A história do menino alegre,
que não pára quieto no lugar e usa uma panela na
cabeça, fez tanto sucesso que virou história em
quadrinhos, peça de teatro, filme, videogame e site na
Internet
1980 Retorna a moda do robô guerreiro e surge
no Japão os Transformers. Baseados em desenhos animados
japoneses, os pequenos robôs de brinquedo podem se transformar
em carros, locomotivas e espaçonaves
|
Capa
da Folhinha de 3 de janeiro de 1982 |
1983
Kevin Eastman e Peter Laid criam as
Tartarugas Ninjas. É um grupo de heróis
formados por tartarugas mutantes, especialistas em artes marciais
e comedoras de pizzas. As tartarugas se transformaram em guerreiros
depois de contaminadas por uma substância radioativa. Apareceram
primeiro nos gibis, depois na TV e em seguida no cinema. Os nomes
das tartarugas são iguais aos de grandes artistas italianos:
Leonardo, Michelangelo, Raphael e Donatello
1987 Os
Simpsons aparecem pela primeira vez na programação
de TV a Cabo, nos EUA. Criados pelo cartunista Matt Groening,
a família Simpson é formada pelo pai Homer, a mãe
Marge e os filhos Bart, Lisa e Maggie. Os personagens são
famosos pelo humor e pela crítica aos costumes da sociedade
moderna. Em 1990, nos EUA, o desenho estréia como série
de TV; no
Brasil começa a ser exibido em 1991
Anos
90
|
Capa
da Folhinha de 23 de março de 1991 |
set.1992
É exibido pela primeira vez na MTV o desenho animado
Beavis e Butt-head, dupla formada por dois adolescentes metaleiros
que adoram criticar e satirizar vídeos clipes populares
1994
O herói Senninha
aparece nos quadrinhos nacionais como representação
do corredor de Fórmula 1 Airton Senna. Os desenhos do Senninha
foram criados por Ridaut Dias Júnior e Rogério Martins
1994 Estréia na TV Cultura o programa Castelo
Rá-Tim-Bum. O programa foi desenvolvido por Cao
Hamburger e Flávio de Souza. A história se passa
num grande castelo onde vivem Nino, um garoto de 300 anos, o tio
Dr. Vitor e a bruxa Morgana. Nino se sente muito sozinho e faz
amizade com Biba, Zequinha e Pedro; juntos eles descobrem as magias
e surpresas do castelo. A série de TV fez tanto sucesso
que virou filme infantil em 1999
1995 No Japão, inicia as aventuras dos Pokémons.
As histórias acontecem na região de Pallet Town
onde vivem pequenos monstros conhecidos pelo nome de Pokémon,
abreviação de pocket monster que significa
monstros de bolso. Após completar 10 anos, as crianças
recebem uma autorização e podem treinar os monstrinhos.
Existem mais de 200 tipos diferentes de Pokémons, cada
um tem um poder especial
1996 Aki Maita, funcionária de uma das maiores
fabricantes de brinquedos do Japão, inventa os bichinhos
virtuais. Os bichinhos de estimação são chamados
de Tamagotchi,
nome que veio da mistura de duas palavras: tamago (ovo, em japonês)
e watch (relógio, em inglês). O bichinho tem que
ser tratado pelo dono para crescer e sair do ovo. As imagens do
bichinho aparecem numa tela de cristal líquido que mostra
ele dormindo, feliz, pedindo para comer e brincar e também
dá as horas. O brinquedo está programado para várias
atividades: comer, dormir, fazer a lição, receber
carinho, tudo na hora certa
1997 A escritora inglesa Joanne Kathleen Rowling
escreve o primeiro livro sobre Harry
Potter. Neste livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal,
ela conta a história de um menino órfão que,
no seu aniversário de 11 anos, descobre fazer parte de
uma importante e tradicional família de bruxos. Ele é
convidado para estudar na famosa escola de feiticeiros Hogwarts
e, a partir daí, começa uma série de aventuras
para desvendar grandes mistérios e histórias sobre
seu passado