Veja também:
 
Canais:
 
Desfiles:
 
Especiais:
 
Colunas:
 
Serviços:
 
 
 
 

SÃO PAULO FASHION WEEK
outono/inverno 2002


 
RONALDO FRAGA

Por Claudia Garcia
Fotos: Amanda França/Folha Imagem

Só um minuto de reflexão e concordamos com Ronaldo Fraga quando ele diz que "o que o mundo de hoje menos precisa é de mais uma coleção, mais um desfile ou mais uma lista de tendências de moda".
O estilista levou para a passarela a idéia de que o corpo foi dar uma volta e deixou suas roupas, que por sua vez se transformaram em "corpo cru" [tema da coleção].
O que se viu foi uma engrenagem que levavam as roupas penduradas em armações de madeira por uma espécie de carrossel de cabides [que parecia mais um açougue, um pouco por causa do barulho e um pouco por causa do clima de carne crua, presente no convite do desfile e no brinde para os convidados - um avental branco de açougueiro].
Sem modelos e com uma música de carrossel à italiana, Fraga mostrou suas roupas que queriam ser pessoas, num momento realmente emocionante. Em meio a bolas coloridas, uma sequência de vestidos, saias e camisas brancos de algodão iniciou o desfile.
Em seguida, os pretos com costuras e detalhes em branco. Destaque para a estampa de cabides e para a blusinha preta em camadas soltas, como escamas.
A falta de um corpo nas roupas nos obrigava a imaginar o caimento das peças e ressaltava o aspecto de conforto, presente em toda a coleção.
A estamparia [mais um ótimo trabalho da capixaba Rebeca Estamparia] é perturbadora com imagens de carne moída crua, seios e pele humana. O trabalho da tecnologia têxtil uniu o puro algodão ao sintético, conferindo vida aos novos tecidos.
Modelo "Pisando na laranja" (Zem)
Modelo "Pisando no limão" (Zem)

Pontuando as roupas cheias de significados e sentimentos, como os tristes vestidos com tules e georgettes costurados e bordados [que segundo Fraga sofrem porque foram abandonados pelo corpo], vimos pernas penduradas com os lindos sapatos da Zem, com saltos de madeira em forma de limão, laranja e tomate, além dos divertidos congas.
Nem mesmo o defeito que parou o carrossel de Ronaldo Fraga no meio do desfile [um dos mais aplaudidos] conseguiu quebrar o encanto. Já preparada para que isso pudesse acontecer, a equipe do estilista entrou na passarela com os cabides e mostrou o restante das roupas e acessórios ao público.
Ronaldo Fraga continua fiel ao seu estilo que consegue unir praticidade, conforto e modernidade. Isso não nos deixa esquecer que a moda também pode ser inteligente.

Ficha Técnica do Desfile:
Concepção: Ronaldo Fraga
T
rilha sonora: Ronaldo Fraga e Ronaldo Gino
Projeto de passarela: Clarissa Neves
Direção: Roberta Marzolla.

 
 
 
 
   
         
     

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.