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Audrey
Hepburn em "Bonequinha de Luxo" (1961) veste Givenchy
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Por
CLAUDIA GARCIA
(23 de maio de 2003)
Está
em cartaz, pela primeira vez no Brasil, uma mostra que reúne
filmes cujos figurinos são assinados por grandes nomes da
moda, como Coco Chanel, Christian Dior, Yves Saint Laurent, Giorgio
Armani, Jean Paul Gaultier e Yohji Yamamoto, entre outros.
Acontece de 27 de maio a 15 de junho, no Centro Cultural Banco do
Brasil, "Filme Fashion - Grandes Estilistas no Cinema".
Durante a mostra, serão exibidos 34 filmes, com três
sessões diárias, além de debates com estilistas
e cineastas (Veja programação completa no site www.filmefashion.com.br).
Há muito tempo que o cinema é lançador de modas.
Na década de 30, um modelo usado por Marlene Dietrich ou
por Greta Garbo nas telas, era visto por milhares de pessoas e tinha
maior impacto que qualquer fotografia em uma revista.
O
problema era tentar seguir a moda lançada na Europa, que
mudava o comprimento das saias a cada temporada. Esse foi um dos
motivos que levou o produtor Samuel Goldwin (Estúdios MGM)
a contratar a sensação de Paris na época, Coco
Chanel, para criar o figurino de três de seus filmes, por
nada menos que um milhão de dólares por ano.
Considerado
o primeiro filme a contar com um grande nome da moda em seus créditos,
"Esta Noite ou Nunca" (1931), dirigido por Mervyn LeRoy,
pôde exibir o guarda-roupa de Gloria Swanson assinado por
aquela que viria a ser considerada a grande estilista do século
20, mademoiselle Chanel. O filme está na seleção
da mostra e será exibido na próxima quarta-feira,
às 20h00.
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Catherine
Deneuve e Jean-Paul Belmondo em "A Sereia do Mississipi"
(1969). A atriz veste YSL |
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Danuza
Leão em cena de "Terra em Transe" (1967)
com figurino de Guilherme Guimarães |
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Catherine
Deneuve é a "Bela da Tarde" (1967) com figurino
de YSL |
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Cena
do filme "Kika" (1993) que conta com o trabalho
de Jean-Paul Gaultier e Gianni Versace |
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Cena
de "Dolls" (2002) que foi inspirado nos figurinos
de Yohji Yamamoto |
Outro
importante nome da moda que também criou figurinos para o
cinema é Christian Dior. Ele é responsável
pelo estilo feminino de cintura apertada e saia rodada, o chamado
"New Look", que virou o "uniforme" dos anos
50.
Entre os trabalhos de Dior para o cinema está o figurino
de Marlene Dietrich para o filme de Alfred Hitchcock, "Pavor
nos Bastidores" (1950).
Boa parte das produções que serão apresentadas
na mostra são dos anos 60, época de grandes mudanças
na moda, como o surgimento da minissaia em 1963, popularizada pela
inglesa Mary Quant e sua modelo preferida Twiggy.
No cinema, duas atrizes se tornaram símbolos de elegância:
Audrey Hepburn e Catherine Deneuve. Não é à
toa que o filme "Bonequinha de Luxo" (1961), dirigido
por Blake Edwards, com Hepburn no papel principal, se tornou cult
entre o povo da moda. O figurino da atriz, composto por vestidos
pretos que são copiados até hoje por outros estilistas,
foi assinado por Givenchy.
O estilista fez o guarda-roupa para vários filmes de Audrey
Hepburn, como Sabrina (1954), Charada (1963) e "Cinderela em
Paris" (1957).
Nessa época, a moda vendia como nunca antes e o cinema criava
mitos e desejos de consumo cada vez mais vorazes. A jornalista Alexandra
Farah, curadora da mostra, conta que no filme "A Bela da Tarde"
(1967), de Luís Buñuel, o sapato criado pelo então
famoso designer Roger Vivier, preto e de linhas simples, vendeu
200 mil pares no ano do lançamento do filme. "Na cena
em que Catherine Deneuve sobe as escadas para o seu primeiro dia
de 'trabalho' é no sapato que a câmera se fixa",
afirma Alexandra.
O filme, que também participa da mostra, teve figurino de
Yves Saint Laurent. O estilista assina também, entre outros,
os figurinos de Catherine Deneuve em "A Sereia do Mississipi"
(1969), de François Truffaut, e das atrizes Capucine e Claudia
Cardinale em "A Pantera Cor-de-Rosa" (1964), de Blake
Edwards.
Apesar do sucesso comercial de muitos deles, nenhum dos aproximadamente
300 filmes que contaram com importantes nomes da moda, chegou a
ganhar um Oscar de melhor figurino. "Em "Sabrina",
apesar de Givenchy ter feito todos os looks de Audrey, na fase do
filme em que ela retorna de Paris, a figurinista Edith Head não
agradeceu a ele quando foi buscar o Oscar que ganhou", conta
a curadora da mostra.
Nos anos 80, os belos ternos de Giorgio Armani vestiram, entre outros,
o elenco principal de "Os Intocáveis" (1987), de
Brian de Palma, e o ator Richard Gere, em "Gigolô Americano"
(1980), de Paul Schrader.
O estilo original de Jean-Paul Gaultier, que também fez o
figurino de Madonna na turnê "Blonde Abition", caiu
como uma luva nos filmes "O Quinto Elemento" (1997), de
Luc Besson, e "Kika" (1993), de Pedro Almodóvar.
No Brasil, o primeiro filme com assinatura fashion foi "Moral
em Concordata" (1959), com direção de Fernando
de Barros e figurino de Dener.
Até mesmo Glauber Rocha, em seu "Terra em Transe"
(1967), teve nomes da moda vestindo seus personagens, como Guilherme
Guimarães que fez o guarda-roupa de Danuza Leão.
Entre outros estilistas que também criaram para o cinema
estão Clodovil, em "Corpo Ardente" (1966) de Walter
Hugo Khouri; Zuzu Angel, em "O Quarto" (1968) de Rubem
Biáfora; e, mais recentemente, Ocimar Versolato, em "Tieta
do Agreste" (1996) de Carlos Diegues e Lino Villaventura, em
"Bocage - O Triunfo do Amor" (1997) de Djalma Limonge
Batista.
O filme que abre a mostra, ainda inédito no Brasil, é
o japonês "Dolls" (2002), de Takeshi Kitano. Para
fazer o filme, o diretor se inspirou no figurino criado pelo estilista
Yohji Yamamoto.
Segundo a responsável pela mostra, o projeto "Filme
Fashion" deve continuar. No próximo ano, serão
selecionados os melhores filmes dos mais importantes figurinistas,
como Gilbert Adrian, Cecil Beaton e a recordista de Oscars Edith
Head, entre outros.
SERVIÇO:
Filme Fashion - Grandes Estilistas no Cinema
Aberto ao público de 28 de maio a 15 de junho, de terça-feira a
domingo, com três sessões diárias, entre 12h30 e 20h30 e entrada
gratuita, no Centro Cultural Banco do Brasil (rua Álvares Penteado,
112, São Paulo, tel.: XX/11/3113-3651 e 3652)
LEIA
TRECHOS DA ENTREVISTA COM A JORNALISTA ALEXANDRA FARAH
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