Confira os desfiles:
Feminino e Feminino/Masculino
Masculino
Moda Praia
 
História da Moda:
 
Estilistas:
 
Especiais:
 
Desfiles:
 
Colunas:
Serviços:
 
 
 
 

SÃO PAULO FASHION WEEK
primavera-verão 2002/2003


 
De 15 a 20 de julho  
Foto: Amanda França
Desfile de Lino Villaventura
Gisele Bündchen desfila para a Cia. Marítima

O site Moda Almanaque acompanhou todos os desfiles do maior evento de moda do país, o São Paulo Fashion Week edição primavera-verão 2002/2003. Foram 38 desfiles, 12 a mais que a última edição, em seis dias. Além das coleções masculinas de Reinaldo Lourenço e Forum, estrearam nas passarelas do evento Caio Gobbi, Lorenzo Merlino, Jum Nakao, Rodrigo Fraga, Vide-Bula e V-Rom, além das marcas de moda praia Poko Pano, Água Doce, Movimento e Água de Côco.

 
Moda Brasileira Feita por Brasileiros  
A edição Verão 2002/2003 do Calendário Oficial da Moda Brasileira São Paulo Fashion Week propôs uma reflexão sobre a nossa formação cultural em toda sua multiplicidade e riqueza, e homenageou a todos os que fazem, a partir de suas identidades, a moda brasileira.

 
Exposições
Cinco exposições foram apresentadas durante o evento e tiveram como tema central a identidade brasileira na moda:

Foto: Claudia Garcia
Foto: Claudia Garcia
Imagens da exposição "O Discurso do Corpo"
"O Discurso do Corpo" - exposição de imagens selecionadas a partir da pesquisa realizada nos arquivos centenários da "National Geographic" para o livro "Fashion", com uma visão abrangente e universal das raízes e origens culturais que permeiam a identidade dos mais diversos povos e servem de inspiração ao processo criativo de moda.

"Cores Brasileiras" - O conceito está presente na cartela de peles fotografada por Fernando Laszlo, revelando a multiplicidade de tons gerados pela miscigenação que caracteriza as nossas identidades e determina o leque de cores brasileiras.

"A Cara e o Corpo da Moda Brasileira" - O tema serve de inspiração para a exposição assinada pelo fotógrafo Bob Wolfenson, homenageando todos aqueles que fazem a moda brasileira, dos estilistas aos modelos, maquiadores, produtores, camareiras, fotógrafos, stylists, cenógrafos e tantos outros profissionais, e que compõem um grande retrato da cara e do corpo da moda brasileira.

"À Flor da Pele" - Um ensaio fotográfico nos bailes funks dos subúrbios do Rio de Janeiro mostra o caráter cíclico da moda que sai das passarelas conceituais para ser consumida na individualidade das ruas. As imagens fazem parte do livro Meninas do Brasil da fotógrafa e diretora de arte Mari Stockler.

Foto: Claudia Garcia
Exposição "O Papel da Moda"
"O Papel da Moda" - Da inspiração à peça pronta, um protótipo em papel antecipa o resultado final. É ele quem dá corpo à idéia. A instalação faz uma retrospectiva da moda brasileira a partir da reprodução tridimensional em papel de peças representativas de alguns costureiros e estilistas que marcaram época no país, e é assinada pelas artistas plásticas Ângela dos Santos e Caterina Crepax.

Reprodução de modelo criado por Dener   Reprodução de modelo criado por Alexandre Herchcovitch   Reprodução de modelo criado por Markito   Reprodução de modelo criado por Sommer

O Câncer de Mama no Alvo da Moda   Confira os Desfiles
Modelo criado por Fause Haten
Durante a SPFW também foi lançada a segunda camiseta da "Série Especial - SPFW" para a campanha contra o câncer de mama, em dois modelos femininos assinados pelo estilista Fause Haten e produzidos e comercializados pela Hering - empresa parceira da versão brasileira da campanha. Parte da renda arrecadada com a venda de todos os produtos que levam o símbolo da campanha é revertida para o IBCC (Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer).


A boneca Susi também é penta

Foto: Divulgação
Sempre presente nos eventos de moda, a Susi apareceu na SPFW vestida de pentacampeã, com o uniforme completo da seleção brasileira, sem falar do verde e amarelo dos cabelos. Super fashion!
Vestida pela Amni Rhodia com tecidos em poliamida, o uniforme da Susi foi criado com o super tecnológico Paper Beach Amni, desenvolvido pela Avantis. O tecido também possui elastano nos dois sentidos, proporcionando conforto e maleabilidade.
A fashion doll foi um presente aos jornalistas que cobriram o evento e deve virar item de colecionador.

  15 de julho
14h45 - Ronaldo Fraga
16h00 - Jum Nakao
17h00 - Herchcovitch (masculino)
18h30 - Ellus (masculino)
19h45 - Cia Marítima
21h00 - Ricardo Almeida

16 de julho
11h30 - Reinaldo Lourenço
15h00 - Patachou
16h15 -
V.Rom
17h30 - Água de Côco
19h00 - Ellus
20h15 - Iódice

17 de julho
14h30 - Walter Rodrigues
15h45 - Lorenzo Merlino
17h00 - Mário Queiroz
18h15 - Rosa Chá
19h30 - Triton
20h45 - Zoomp

18 de julho
12h00 - Fause Haten (masculino)
14h30 - Água Doce
15h30 - Alexandre Herchcovitch
17h00 - André Lima
18h30 - Renato Loureiro
19h30 - Forum
20h15 - Glória Coelho

19 de julho
12h00 - Fause Haten
14h30 - Rodrigo Fraga
15h45 - Movimento
17h00 - Lino Villaventura
18h15 - Forum (masculino)
19h30 - Carlota Joaquina
20h45 - Cavalera

20 de julho
15h00 - Caio Gobbi
16h15 - Poko Pano
17h30 - Trosman Churba
19h00 - Reinaldo Lourenço (masculino)
20h15 - Vide Bula
21h15 - Sommer

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.