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Book de tendências outono/inverno 2003
Como comprar: através do telefone XX/11/3865-4888
Preço: R$ 310,00
 
 
 
 

Seminário de tendências substitui viagens ao exterior


Foto: Amanda França
Cada vez mais pessoas buscam o seminário de tendências
Por Claudia Garcia (1º de novembro de 2002)

O Centro de Educação em Moda do Senac SP realiza duas vezes ao ano o "Senac Moda Informação", uma série de palestras que acontece durante um único dia, reunindo profissionais da área de moda e que antecipa as tendências para a próxima estação. No último dia 24 de outubro aconteceu a 20ª edição do evento que mostrou o que deve ser moda no outono/inverno 2003.

Este ano, o evento teve o maior número de participantes -mil inscritos e cerca de 300 excedentes. A grande procura pode ser explicada, em parte, pela alta do dólar, o que impediu muitas pessoas de viajar ao exterior para confirmar as novas tendências.

Foto: Amanda França
Luciana Parisi
Luciana Parisi, gerente de produto e uma das palestrantes, acredita que, mesmo aquelas pessoas que tiveram a oportunidade de viajar, procuraram o seminário pela qualidade da informação que é passada. Ela afirma também que o público não é somente formado por pequenos e médios empresários da área de confecção, mas por compradores de grandes redes de varejo que buscam a confirmação das tendências para evitar os riscos na hora de colocar sua coleção no mercado.

Esse seria também o principal interesse do público no seminário, segundo Marta Magri, uma das coordenadoras do evento. Ela diz ainda que, mesmo sem o "efeito-dólar", o Senac Moda Informação já vem crescendo a cada versão, atraindo pessoas do Brasil inteiro. Para ela, o seminário
divulga a moda e faz com que as pessoas se preocupem mais em associar seu produto a moda, adaptando o que foi visto para o seu nicho de mercado.
Foto: Amanda França
Marta Magri
É o caso de Marina Lins, dona de uma tecelagem manual em Vargem Grande Paulista (46 km ao sul de São Paulo), que se inscreveu no evento para saber o que há de novo para o inverno. Sua intenção é colocar a tecelagem manual ligada a moda.

Marta Magri explica também que o seminário procura focalizar o produto e traduzir de forma detalhada o que será usado, desde os tecidos, cores e aviamentos, até os modelos e acessórios. A cada edição é distribuído aos participantes um book com todas as informações, desenhos e explicações sobre cada palestra, além da cartela de cores.


Tendências


Divulgação
O estilo gótico sexy no desfile da Gucci em março de 2002

Segundo o que foi apresentado no Senac Moda Informação, o que veremos no próximo inverno 2003 será uma mulher forte, determinada e sexy. A cor predominante será o preto e a atitude feminina e moderna. Cada vez mais, a moda sugere uma mistura étnica. É uma busca pela identidade pessoal em qualquer lugar do planeta.
Dividida em cinco tendências, a equipe do Senac aposta em uma temporada que terá o Gótico Sexy, estilo que incorpora a cor preta e muita feminilidade, com decotes e fendas, além de cetins, rendas e transparências. Comprovamos aí a força do estilista Tom Ford, que mostrou uma coleção exatamente assim para a marca Gucci.
O Esporte é outra tendência forte, traduzida em trainings, agasalhos com capuz e tecidos elásticos. Sem dúvida, o japonês Yohji Yamamoto e sua parceria com a Adidas, desde 2000, consolidou o sucesso desse estilo, que agora passeia pelas coleções de vários estilistas.
As misturas de etnias e o aspecto de artesanato continua e recebeu o nome de Nômades. Nesse sentido, o desfile de John Galiano para a Christian Dior se destaca, numa mistura de cores quentes e terrosas, materiais e artesanato.
Os anos 20 estão de volta em Art-Deco, um estilo mais urbano e sofisticado, de linhas retas e tecidos leves. A italiana Prada propôs e acertou.
No entanto, a bola da vez é sem dúvida o estilo utilitário dos Uniformes, com muitos bolsos, amarrações e zíperes, em calças, coletes e macacões. Usados com saltos e sandálias amarradas, tops e brilhos, Dolce & Gabbana saiu na frente e influenciou muitos brasileiros na última temporada.

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Yohji Yamamoto e Adidas consolidam o estilo esportivo O desfile étnico de John Galiano para a Dior Os vestidos art-deco Prada apostam em feminilidade Dolce & Gabbana e os utilitários uniformes

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