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CALENDÁRIO PIRELLI: FETICHE PARA POUCOS
 
 
1964: modelo posa para Robert Freeman
 
1970: a modelo Anak numa explosão de cores por Francis Giacobetti
 
1985: Iman, a futura "senhora David Bowie", fotografada por Norman Parkinson
 
1990: homenagem aos Jogos Olímpicos, por Arthur Elgort
 
1995: um maravilhoso devaneio de Avedon - modelo encarna o "Outono"

Por Amanda França
(22 de novembro de 2002)

Mulheres com caras e bocas numa folhinha de calendário não é exatamente sinônimo de glamour, certo? Errado! Existe um calendário, desejado e cobiçado, que é considerado "objeto-fetiche" do mundo da moda e da fotografia (já que não é vendido, somente distribuído para clientes e colecionadores) - o Calendário Pirelli.

A primeira versão do calendário foi publicada em 1963 pela filial inglesa da empresa que estava em busca de uma nova estratégia de marketing no mercado. No ano seguinte, tudo mudou: transformar essa jogada promocional em algo realmente importante tornou-se um desafio para fotógrafos, diretores e produtores artísticos. Assim, em 1964, nascia o conceito do Calendário Pirelli como é conhecido hoje, ainda que sem um tema principal, com imagens despojadas, modelos pouco famosas, o olhar de um fotógrafo importante já estava lá: Robert Freeman, capturador de famosas fotos dos Beatles. As fotografias foram feitas em Mallorca, na Espanha, e são sensuais, dentro do limite possível na década de 60.

A partir daí, a produção do calendário não parou mais de evoluir. A cada ano, os produtores se esmeravam mais, sempre convocando um grande fotógrafo (geralmente um de moda), uma locação estupenda e as melhores modelos.

É interessante observar a evolução do trabalho ao analisar as fotos ano a ano - fica muito clara a mudança da sociedade que ora torna-se mais conservadora, ora mais liberal. O próprio avanço da tecnologia e da linguagem fotográfica podem ser apreciadas no conjunto de fotografias feitas ao longo desses 39 anos.

Na década de 70, por exemplo, as cores das imagens estão mais fortes, mais quentes, as modelos cada vez mais despidas e sensuais.
Entre 1975 e 1983, devido à crise do petróleo que golpeou a economia mundial, o calendário teve sua publicação suspensa, tendo sido retomada somente em 1984.

A década de 80 foi palco do nascimento das super-modelos - mulheres magérrimas, lindas, glamourosas, com cachês cada vez mais altos e que passaram a ocupar o lugar, que antes era das grandes atrizes de cinema, no imaginário masculino. Modelos como Iman (em 1985), Naomi Campbell (em 1987, então com 16 anos, num ensaio só com mulheres negras) começaram a aparecer nas cobiçadas páginas do calendário.

A década de 90 foi marcada por imagens que tornaram-se antológicas, referências, como o ensaio realizado em 1990 inspirado nos Jogos Olímpicos (fotografado por Arthur Elgort) ou as fotos produzidas pelo lendário Richard Avedon, em 1995, inspiradas nas quatro estações do ano. As imagens feitas em preto e branco nessa década emprestavam cada vez mais o caráter artístico às fotografias do calendário.
Em 1998, num ensaio quase todo em p&b, o fotógrafo Bruce Weber colocou pela primeira vez homens nas fotos clicadas para a Pirelli - não modelos simplesmente, mas figuras importantes como o músico B.B. King, o ator Ewan McGregor e o vocalista do grupo U2, Bono Vox. O calendário tornou-se pop.

Por falar em pop, em 2000, a convidada a fazer o calendário foi a fotógrafa Annie Leibovitz, conhecida por suas fotos na revista "Rolling Stone". Surpreendentemente, Annie tratou os modelos como se fossem peças de um taxidermista. Ela fotografou os corpos como objetos, recortando-os e ainda aplicando uma espécie de textura nas imagens deixando-as ainda menos humanas - foi a primeira vez que registrou nu feminino. Aliás, até hoje, apenas três mulheres tiveram o privilégio de realizar fotografias para a Pirelli: Sarah Moon (1972), Joyce Tenneson (1989) e Leibovitz.

Em 2001, uma explosão latina -o fotógrafo peruano Mario Testino, a locação Nápoles (Itália) e entre as modelos: Gisele Bündchen, Mariana Weickert, Fernanda Tavares e Ana Claudia Michels. Todas fotografadas sob o tema do glamour na Nápoles das décadas de 40 e 50.
Em 2002, o glamour continuou com Peter Lindberg. Ele fotografou atrizes, algumas usando lingerie "by Giorgio Armani", numa grande homenagem a Hollywood.

Agora, para 2003, temos o retorno de Bruce Weber, mais uma vez com a inovação em sua mente. Pela primeira vez, homens e mulheres foram fotografados juntos para o calendário. Mais brasileiros estão lá: Alessandra Ambrósio, Isabelli Fontana e Marcelo Boldrini. A sensualidade está de volta, em cores e em preto e branco, mais uma vez na Itália, na costa de Cilento. A inspiração de Weber veio do cinema italiano, de filmes como "Rocco e seus irmãos" (1960), clássico de Luchino Visconti. O que fica para nós é mais um belo ensaio, sensual sem ser vulgar (embora chegue muito perto disso em alguns momentos). Tante grazie Pirelli!


 
 
1998: o ator Ewan McGregor por Bruce Weber
 
2001: a brasileira Mariana Weickert posa para Mario Testino
2000: a "taxidermia" de Annie Leibovitz
 
2002: homenagem ao glamour de Hollywood, por Peter Lindberg
 
2003: da esq. para dir.: Alessandra Ambrósio, Marcelo Boldrini e Isabelli Fontana - muita sensualidade em ensaio de Bruce Weber
 
 

 

 

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