da
Reportagem Local
Calado
Flautista,
autor de "Lundu Característico" (1873), foi um dos responsáveis
pela popularização da polca e do maxixe. Reforçou a idéia
de competição entre instrumentistas, comum à época.
Patápio Silva
Ficou famoso por ser o primeiro flautista a fazer um registro
fonográfico. Aventureiro, conta-se que teria morrido envenenado
pelo bucal de sua flauta, por motivos passionais.
Anacleto
de Medeiros
Misturou o scottisch e a polca com sonoridades brasileiras.
Orquestrador habilidoso, traduziu a linguagem das bandas
para as rodas-de-choro.
Chiquinha Gonzaga
Primeira mulher a atuar no chorinho como compositora e
pianista. Trocou o casamento pela música. Abolicionista
e maestrina de teatro de revistas, montou selo e lançou
novos artistas.
Ernesto
Nazareth
Músico de trajetória erudita, ligado à escola européia
de interpretação. Fixou os formatos do tango e valsa especificamente
brasileiros, com a introdução do lundu nos mesmos.
João Pernambuco
Trouxe do sertão sua forma típica de canção e enriqueceu
o choro com elementos regionais. Colaborou para que o
violão deixasse de ser um mero acompanhamento na música
popular.
Pixinguinha
Deu ao choro sua forma musical definitiva. Como instrumentista
e compositor, modernizou o tratamento da música popular
e difundiu o contraponto. Atuou com destaque como arranjador.
Garoto
O
violonista paulistano foi estrela da fase áurea das rádios
cariocas. Fundiu o choro com o jazz e a música de concerto
em arranjos de alta complexidade técnica.
Jacob
do Bandolim
O bandolinista carioca promoveu o resgate de autores e
repertórios antigos, adaptações de partituras para o bandolim
e fez inúmeras composições. Criou o mítico conjunto Época
de Ouro.
Waldir
Azevedo
O mais popular artista do choro. "Brasileirinho" e "Delicado"
estouraram nas rádios. Explorou de forma inédita as possibilidades
do cavaquinho.
Radamés
Gnattali
O maestro, com projetos como a Camerata Carioca, modernizou
a forma clássica e rígida do choro, tornando-o flexível
e aberto a fusões com outros elementos, como o jazz e
o pop.
Joel
Nascimento
Ao
lado do também bandolinista Déo Rian, o instrumentista
é considerado um herdeiro legítimo de Jacob do Bandolim.
É responsável por importantes registros nos anos 70 e
80. Seu principal álbum, "Chorando pelos Dedos", foi considerado
inovador no gênero.