QUEM É QUEM NA HISTÓRIA DO CHORO

Publicado na Folha de S.Paulo, sexta-feira, 28 de agosto de 1998.


da Reportagem Local

Calado
Flautista, autor de "Lundu Característico" (1873), foi um dos responsáveis pela popularização da polca e do maxixe. Reforçou a idéia de competição entre instrumentistas, comum à época.

Patápio Silva
Ficou famoso por ser o primeiro flautista a fazer um registro fonográfico. Aventureiro, conta-se que teria morrido envenenado pelo bucal de sua flauta, por motivos passionais.

Anacleto de Medeiros
Misturou o scottisch e a polca com sonoridades brasileiras. Orquestrador habilidoso, traduziu a linguagem das bandas para as rodas-de-choro.

Chiquinha Gonzaga
Primeira mulher a atuar no chorinho como compositora e pianista. Trocou o casamento pela música. Abolicionista e maestrina de teatro de revistas, montou selo e lançou novos artistas.

Ernesto Nazareth
Músico de trajetória erudita, ligado à escola européia de interpretação. Fixou os formatos do tango e valsa especificamente brasileiros, com a introdução do lundu nos mesmos.

João Pernambuco
Trouxe do sertão sua forma típica de canção e enriqueceu o choro com elementos regionais. Colaborou para que o violão deixasse de ser um mero acompanhamento na música popular.

Pixinguinha
Deu ao choro sua forma musical definitiva. Como instrumentista e compositor, modernizou o tratamento da música popular e difundiu o contraponto. Atuou com destaque como arranjador.

Garoto
O violonista paulistano foi estrela da fase áurea das rádios cariocas. Fundiu o choro com o jazz e a música de concerto em arranjos de alta complexidade técnica.

Jacob do Bandolim
O bandolinista carioca promoveu o resgate de autores e repertórios antigos, adaptações de partituras para o bandolim e fez inúmeras composições. Criou o mítico conjunto Época de Ouro.

Waldir Azevedo
O mais popular artista do choro. "Brasileirinho" e "Delicado" estouraram nas rádios. Explorou de forma inédita as possibilidades do cavaquinho.

Radamés Gnattali
O maestro, com projetos como a Camerata Carioca, modernizou a forma clássica e rígida do choro, tornando-o flexível e aberto a fusões com outros elementos, como o jazz e o pop.

Joel Nascimento
Ao lado do também bandolinista Déo Rian, o instrumentista é considerado um herdeiro legítimo de Jacob do Bandolim. É responsável por importantes registros nos anos 70 e 80. Seu principal álbum, "Chorando pelos Dedos", foi considerado inovador no gênero.


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