AINDA UM CONGRESSO

Publicado na Folha da Manhã, terça-feira 26 de junho de 1951

Sérgio Buarque de Holanda

A proposito de algumas observações, nem sempre irrestritamente favoraveis, que se publicaram aqui mesmo sobre o Primeiro Congresso Brasileiro de Filosofia, já tive ocasião de apreciar os comentarios que lhes dedicou um dos expoentes mais ilustres daquela reunião.
Partindo de uma atitude naturalmente avessa a toda metafisica e adepto alem disso de metodos que visam fundar o pensamento filosofico e cientifico sobre uma rigorosa analise logica, o sr. Eurialo Canabrava representa, sem duvida, uma corrente das mais ponderaveis na moderna filosofia critica.
Sua adesão a essa corrente implicou numa renuncia, talvez penosa, a velhos credos, que o tinham apartado da luta contra os idolos falazes e as mal fundadas devoções. E no fervor às vezes um tanto virulento com que hoje se apega àqueles metodos entra talvez, uma dose de irritação compreensivel em quem se distraira longamente em devaneios inuteis e precisa recuperar o tempo perdido. Aquiles teria sido menos impetuoso do que o foi, na sua arremetida final contra os divinos troianos, domadores de eguas, sem aquela teimosa e surda ociosidade que o retivera nas barracas dos mirmidões. Assim, acontece com demasiada frequencia que algumas das nossas mais denodadas convicções não passam, no fundo, de combates interiores, e cuidando investir contra erros alheios é contra nós mesmos, contra nossas ilusões perdidas, jamais inteiramente perdidas, que de fato vamos pelejando.
Deve-se dizer dessa cordialidade que aproxima hoje o sr. Canabrava dos imperativos da indagação e fundamentação logica, que não constituiu das notas dominantes na memoravel assembléia de filosofos que se reuniu em São Paulo. E se em certos casos isso se deveu a uma insuficiencia propria de muitos daqueles filosofos à "imaturidade alarmante" que julguei vislumbrar nas suas teses, em outros - creio que na maioria - proveio sem duvida das proprias doutrinas professadas por eles, doutrinas essas que não situam o rigor logico à base das suas construções.
É o caso, talvez, de blondelismo, o credo perfilhado por um dos meus antagonistas e "defensores" do Congresso. Sabe-se que, segundo esse credo, a Ação é, em suma, inseparavel do Pensamento: conceber é ter agido, é agir ainda, é dever agir para o futuro. Mas a solução da antinomia aparente entre o pensar e o agir supõe sempre um salto mortal, quando muito um esforço de sintese que não tende facilmente a satisfazer os partidarios de um raciocinio logico muito rigoroso. Para Blondel esse raciocinio é comparavel ao labor do sabio que disseca os orgãos, que analisa os tecidos e que descreve a anatomia do esqueleto, mas não dá o passo necessario para compreender as funções vitais e espirituais. É que sua filosofia, antes e acima de tudo, é uma filosofia da transcendencia.
Não me parece o papel de critico que aspire a uma imparcialidade talvez irrealizavel, pronunciar-se por esta ou aquela entre as doutrinas em debate. Se tentei oferecer reservas à tese de um dos filosofos que se confessa adepto do blondelismo, não foi por amor ou rancor a esta doutrina, mas porque, secularizando-se como quem não quer, a tese em questão exprimiu com nitidez admiravel um genero de pensamento que, embora bastante frequente entre nós, aparece quase sempre dissimulado nos escritos de autores menos ardentes ou mais ardilosos. Miope por natureza, só me aparcebo de tais esquivanças onde elas são muito grossas ou pouco sutis. Aqui foi contra a falsificação inconsciente, e entretanto sintomatica, de uma doutrina, não foi contra a mesma doutrina, que ousei endereçar algumas objeções.
Nunca a falsidade me pareceu mais gritante, com efeito, do que onde li que um filosofo, num congresso de filosofos, procurou defender semelhante doutrina com a simples alegação de que ela "convem" ao Brasil. Sempre me parecera evidente que a finalidade propria da filosofia está no conhecimento da verdade e que a verdade, nesse caso, não se mede pela sua serventia. E uma "filosofia" apenas prestativa, não vejo como possa estar à altura desse nome.
Isto não quer dizer, como leva a supor o sr. Alcantara Silveira, no artigo do suplemento de "A Manhã" onde responde brilhantemente às minhas contestações, que eu prefira a todos os outros os "objetos de estudos sem qualquer finalidade, jogos de espirito sem nenhuma repercussão na vida espiritual do homem, etc., etc.". Pois foi, ao contrario, pelo apego a assuntos mais rasteiros que, embora "convidado a nele tomar parte", conforme observou, deixei de comparecer ao Primeiro Congresso Brasileiro de Filosofia. Por isso e ainda porque me sinto incompetente para os altos debates que se haveriam de esperar em uma tal assembléia.
No entanto, alimento ainda suficiente respeito pela filosofia digna desse nome, e mesmo pela filosofia de Maurice Blondel para tentar defendê-la contra o que me parecem suas deturpações, involuntarias ou não. Bem sei que, desde os sofistas e antes deles, sempre houve partidarios de verdades mais ou menos politicas e misticas, e que há ainda hoje os adeptos de verdades historicas, geograficas, raciais ou nacionais, boas para determinada epoca, eficazes para determinado regime, adequadas para este ou aquele povo.
Sei tambem, por outro lado, que Blondel não pertence e não quer pertencer a esses. Ele declarou, como lembra o sr. A. S., que aspirava a uma filosofia "de plein air", mas acrescentou, imediatamente em seguida, "que possa ser tão respiravel no seculo vinte e cinco como o teria sido no segundo ou no decimo-segundo, e que só espera encontrar o atual depois de procurar o eterno, sempre oportuno, mesmo ou sobretudo quando pareça inatual".
Cita ainda o autor um longo trecho do "Itinerario Filosofico", onde, falando a Frederico Lefevre, o filosofo procurava sugerir como as suas teses, inteiramente especulativas na aparencia têm, no entanto, um interesse imediato, decisivo, constitutivo para diferentes atividades, inclusive para a cooperação internacional. Essas e outras palavras aparecem, com efeito, à pagina 272 do "Itinerario", mas não vejo como autorizem a interpretação que lhes quer dar seu interprete brasileiro.
É normal que um filosofo, por mais avesso ao seculo e ao mundo (e não é precisamente o caso de Blondel), seja sensivel às repercussões de suas idéias para alem do dominio puramente especulativo. E as palavras citadas respondem aqui em realidade a certo receio expresso por Lefèvre, onde pergunta se o filosofo francês não se interessaria pelas consequencias praticas das suas idéias. Pergunta essa relacionada, por sua vez às palavras de Blonddel, onde dizia, citando Spinoza que a propria verdade e só ela é luz e norma da verdade. A idéia-mestra de sua doutrina ele a exprime dizendo que tudo parece produzir-se de baixo para cima, quando o contrario é que se dá em realidade. Nada, a seu ver, seria congnoscivel, nem real, se todas as coisas não fossem atraidas a uma assunção.
Pode-se lembrar ainda como Blondel justifica sua repulsa a William James, dizendo que este não entrevira que o segredo do destino dos homens é inaccessivel através de um inquerito "nas coisas do tempo e do espaço". E como critica em Bergson certa idéia da inteligencia e da ação que nos orienta para uma especie de "temperalismo espiritual e naturista ao mesmo tempo", assim como o fato de não desaprovar as interpretações dadas por Georges Sorel de uma filosofia onde, finalmente, nem todos vêem o evangelho da "ação direta". E assim, ao futurismo bergsoniano quer opor o que chama seu eternismo.
Mas esse mesmo eternismo irá dissipar-se sem remedio nas mãos daqueles que nele vislumbram apenas o que proporcionaria de conveniente e prestimoso. E uma filosofia onde se acentua expressamente o carater "transnatural" do nosso destino vê-se convertida, assim, em uma especie de milicia.
É significativo, alem disso, que, não tendo encontrado, numa das obras de Blondel que eu invocara nenhuma condenação expressa às filosofias convenientes, meu critico acrescenta textualmente: "mesmo que Blondel houvesse dito algo a respeito, pouco valeria essa opinião, expressa num livrinho escrito sob encomenda, quando a sua filosofia é um desmentido a essa afirmação". Por onde se vê como a especie de milicia tambem pode converter-se em uma especie de mercancia.


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