BUSCA
 
Seriados :: A Feiticeira (1964)

JOÃO BONTURI
da Folha Online


Feiticeira ou mortal? Essa é a questão levantada pela série cômica "A Feiticeira" (Bewitched), exibida pela primeira vez entre 1964 e 1972, nos EUA. Até hoje os seus mais de 200 episódios frequentam a telinha de muitos países.

Samantha, uma feiticeira jovem e atraente, interpretada por Elizabeth Montgomery, é casada com Darrin (Dick York, substituído posteriormente por Dick Sargent), um mero e confuso mortal, que trabalha como publicitário na agência McMann & Tate. No Brasil, para facilitar a dublagem, o nome de Darrin foi mudado para James.

Divulgação Durante a série, o casal teve dois filhos: Tabhita (Erin Murphy), cujas travessuras devem-se aos poderes mágicos dos seus dedos, e Adam (David e Greg Lawrence), um garoto que não herdou as habilidades maternas. No Brasil, Tabhita virou Tábata.


Na foto ao lado, Samantha e Darrin/James
Stephens com a filhota Tábata.


Endora (Agnes Moorehead)
É a mãe de Samantha, que faz de tudo para provar que o genro é incapaz, e não é o marido ideal para a filha. Propositalmente, Endora erra sempre o nome do genro.

Maurice (Maurice Evans)
O pai de Samantha. Reside em Londres e só aparece esporadicamente. Ele veste fraque e cartola, e materializa seu Rolls Royce para visitar os netos e menosprezar James, a quem também chama pelo nome errado.

Serena (Elizabeth Montgomery)
É a prima playgirl de Samantha, que se envolve com uma porção de namorados no decorrer da história, a exemplo de Don Juan e Henrique VIII. Ela é a pitada de sexo na série.

Completam a família, o tio Arthur (Paul Lynde), um cômico bruxo cuja diversão é molhar todos os presentes. Ele é marido da desligada tia Clara (Marion Lorne)

São também feiticeiros, o Dr. Bombay (Bernard Fox), médico da família de Samantha, já que os bruxos não tem males comuns; a sua aparição é seguida pela do Farmacêutico (Bernie Koppell), especialista nos ingredientes dos remédios como asas de morcego, bigodes de rato, rabos de lagartixa e chifres de unicórnio.

Entre os simples mortais figuram o patrão de James, Larry Tate (David White), e sua esposa Louise (Irene Vernon/Kasey Rogers), que consideram curioso o modo de vida dos Stephens.

Por último, mas não menos importantes, os vizinhos xeretas, Gladys e Abner Kravitz (Sandra Gould e George Tobias). Pelo buraco das fechaduras ela vê cenas incríveis, mas o marido sempre acha que ela que está imaginando coisas.

"A Feiticeira" teve produção e direção de William Asher, na época marido de Elizabeth Montgomery.

 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.