BUSCA
 
Biografia :: Richard Nixon (1913-1994)

JOÃO BONTURI
da Folha Online


Anticomunista declarado, partidário do senador McCarthy, pertencente ao Partido Republicano, nasceu em Yorba Linda, na Califórnia, e formou-se em direito pela Universidade de Duke. Tal qual Kennedy e Johnson, serviu na Marinha durante a 2ª Guerra Mundial; foi eleito deputado em 1946, subindo ao Senado, em 1950.

Entre 1953 e 1961, foi vice-presidente de Eisenhower, projetando-se ao utilizar brilhantemente a televisão, então nos seus primórdios, para se defender publicamente da acusação de receber contribuições privadas na sua campanha eleitoral. Derrotado por Kennedy nas eleições presidenciais, retornou à Califórnia, onde perdeu a disputa para o governo do Estado, em 1962. Voltou à carga em 1968, e aproveitando as brechas abertas pelo democrata Lyndon Johnson, elegeu-se presidente dos EUA, utilizando a idéia de "Paz com Honra", para a Guerra do Vietnã.

Para cumprir sua promessa eleitoral, tentou submeter o Vietnã do Norte, ampliando a guerra aos fronteiriços Laos e Camboja; a tática falhou, obrigando-o a reconhecer a derrota em 1973, quando aceitou os Acordos de Paz de Paris, e iniciou a retirada das tropas americanas, embora a guerra se prolongasse até 1975, quando os últimos assessores militares deixaram o país.

Após sua reeleição, em 1972, estourou o escândalo Watergate. Inicialmente, cinco empregados do Partido Republicano foram detidos por terem penetrado na sede do comitê nacional do Partido Democrático, em Washington, pretendendo grampear os telefones. As investigações feitas pelos jornalistas Carl Bernstein e Bob Woodward, do "Washington Post", aprofundaram as suspeitas de que a trama chegava até a Presidência; Nixon, que gravava todas as conversações na Casa Branca, foi obrigado a entregar as fitas ao Supremo Tribunal, constatando-se o seu envolvimento. Processado pelo Congresso, renunciou em 9 de agosto de 1974, evitando o impeachment.

 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.