Henri
Sauguet, um dos grandes nomes da musica francesa contemporanea,
nasceu em Bordeaux, a 18 de maio de 1901.
Desde jovem, dedicou-se à musica, iniciando sua carreira
com estudos de piano e, posteriormente, de orgão. Aprendeu
harmonia e com posição com Canteloube de Malaret.
Em 1922, instalou-se em Paris, onde se tornou aluno de Charles
Koechlin. Darius Milhaud, que se tornara seu amigo, aproximou-o
de Erik Satie. A partir de então, Sauguet, com Maxibo Jacob,
Cliquet-Pleyel e Désormière, formou o grupo que
veio a denominar-se "École d'Arcueil".
Datam dessa epoca suas primeiras composições. Sauguet
dedica-se inteiramente à arte de criar. Surge, em 1924,
sua primeira opera-bufa: "Le Plumet du Colonel", representada
nesse mesmo ano no Teatro dos Campos Elisios e, no ano seguinte,
no Trianon-Lyrique.
Surgem mais tarde, "Françaises", peças
para piano; uma sonata para piano, "Sonatina", para
flauta e piano, "Melodias", sobre poemas de Paul Eluard
e A. Copperie. Dessa fase, de intensa atividade criadora do novo
compositor, são ainda: "Parafrase", sobre a Valsa
das Rosas de Metra, para os espetaculos do Conde de Beaumont;
"La Chatte" (1927), balé escrito para Serge Diaghilef,
representado sucessivamente em Monte Carlo e Paris; "Melodias",
sobre sonetos de Louise Labé.
Em 1928, escreve um balé: "David", dedicado a
Ida Rubinstein. Representado inicialmente em Paris, o novo balé
corre quase todas as capitais da Europa, alcançando sucesso.
Os poemas de Schiller inspiram ao compositor uma serie de "Melodias",
extremamente ternas e delicadas.
A obra de Sauguet é abundantemente e pessoal. Em 1929 compõe
uma suite: "Près du Bal". Seguem-se-lhe: "Trois
Feuillets d'Albums" para piano; "Deux Mélodies"
("Présence", sobre um poema de René Laporte,
e "Amour et Sommeil", sobre um poema de Swinburne);
"La Nuit", balé apresentado em Londres por Serge
Lifar; "La Contrebasse", opera-comica; "Divertissement
de Chambre", para cinco instrumentos; "Énigme",
balada para coro e orquestra, sobre um poema de Heri Heine; "La
Voyante", cena para canto e pequena orquestra; "Concerto",
para piano e orquestra; "Les Ombres du Jardin", para
soprano, tenor, baritono, baixo, pequeno coro misto e pequena
orquestra; um quarteto de cordas; "Interludes", para
orgão, guitarras e tamborins; "Fastes", balé
em um ato de André Derain; "La Chartreuse de Parme",
opera em quatro atos e onze quadros, com libreto de Armand Lunel;
"Cartes Postales", balé burlesco, em seus quadros,
representado no Teatro das Artes, em 1941; "La Cigale et
la Fourmi", balé em um ato para marionetes, com cenario
de Jacques Chesnay; "La Gageure Imprévue", opera-comica
em um ato, libreto de Pièrre Bertin. Compôs ainda
uma serie grande de melodias inspiradas em textos de Heine, R.
M. Rilke, Rabindranath Tagore, Mallarmé, Laforgue e Baudelaire.
Destaca-se da obra de Sauguet, principalmente, seus "Quatro
Poemas de Schiller" e a sonata em ré maior para piano.
"Sua musica é simples, direta e sincera" - diz
Paul Landormy. Dos quatro poemas de Schiller, o primeiro sobretudo,
"Le Souvenir", e o ultimo, "Les Guides de la Vie",
são de uma grande beleza e de rara profundidade de sentimentos.
Observa-se que essa atitude seria e meditava de Henri Sauguet,
que faz lembrar Schubert, é nova entre os novos compositores
franceses.
"La Chartreuse de Parme", uma das obras de folego do
compositor, contem paginas marcantes. Extremamente belas, meditativas
e sinceras são as "Melodias" sobre texto de Rabindranath
Tagore.
É interessante colher o pensamento do proprio compositor
sobre sua arte. Sauguet assim se expressa, numa correspondencia
com Paul Landormy:
"Não possuo idéias sobre a musica. Considero
minha arte como um meio, e não como um fim. Um meio de
enternecer um pais onde sonho e no qual me sinto inteiramente
integrado. Amo toda musica que enternece meu coração:
a musica de Mozart, de Bach, de Beethoven, de Weber, de Chopin,
de Schumann, de Schubert, de Debussy. Por que citar nomes?...
Eu desejaria ser um grande compositor. É dificil e, creio,
jamais o serei."
Mas a verdade é que Henri Sauguet ocupa hoje o seu lugar
entre os grandes compositores contemporaneos.
- M.C.