CHARLES KOECHLIN

Publicado na Folha da Manhã, domingo, 2 de setembro de 1951

Neste texto foi mantida a grafia original

"Um mestre, em toda a extensão do termo" - assim se refere Paul Landormy ao compositor frances Charles Koechlin, falecido recentemente em Camaden, no Departamento de Var.
Charles Koechlin, filho de pais alsacianos, nasceu em Paris a 27 de novembro de 1867. Ingressando na Escola Politecnica de Paris em 1887, abandonava os estudos dois anos depois para consagrar-se inteiramente à musica.
De 1890 a 1898 foi aluno do Conservatorio de Paris, onde estudou harmonia com Taudou, contraponto, fuga e composição com Massenet e Gédalge. Posteriormente, foi aluno de Gabriel Fauré, ao mesmo tempo que Ravel, Roger-Ducasse, Ladmirault e outros.
As primeiras composições de Koechlin datam de 1900. Nesse ano apareceu um volume, publicado pela editora Baudoux, contendo dez melodias de dez diferentes autores, todos eles desconhecidos ainda do grande publico francês: Pierre de Bréville, Chausson, Vincent d'Indy, Alexandre Georges, Georges Guiraud, Georges Hue, Ernest Le Grand, Guy Ropartz, Duprac e Charles Koechlin.
Koechlin ali aparecia com uma melodia, "Le Thé", com versos de Banville. O compositor já demonstrava nessa obra uma personalidade marcante.
Seguem-se depois muitas outras obras, Koechlin mostrava-se um compositor seguro, prolífico. Escreveu varias melodias, coros, ensaios sinfonicos, obras dramaticas e estudos de toda especie.
Sendo pobre, não dispondo de recursos proprios para dar maior expansão à sua vontade criadora, Koechlin resolve, depois de 1914, dedicar-se ao ensino para ganhar a vida. Esse tempo de professorado, segundo revela o proprio musicista, foi-lhe muito util. Teve tempo para aperfeiçoar consideravelmente sua arte. Para aprender melhor, nada como ensinar os outros. Escreveu nesse periodo numerosas peças de musica de camara e outras para orquestra, fugas, corais e a lista de suas diversas composições é interminável.
Possuia grande facilidade para compor e uma extraordinaria capacidade de trabalho. Ao mesmo tempo que compunha, escrevia artigos de critica ou para a historia de musica, sempre excelentes, obras ricas de ensinamentos. Escreveu tambem varios livros sobre musica e compositores. A biografia de Gabriel Fauré, escrita por Koechlin, é uma obra-prima de penetração psicologica e estetica.
Que dinamismo, que força extraordinaria havia nesse homem! Compunha, ensinava, escrevia artigos, livros, realizava conferencias e viajava. Sua vida era um verdadeiro motocontinuo. Sua "Teoria de Musica"; seu "Tratado de Harmonia" e seu "Tratado de Orquestração", fizeram e farão epoca.
Em 1918 viaja para os Estados Unidos, onde realiza uma seria de conferencias. Retorna a esse país, com o mesmo objetivo, em 1929 e depois em 1937.
Espirito enciclopedico, todas as questões de que tratou, ele as renovou. A harmonia, o contraponto, a orquestração foram enriquecidas com novos elementos graças a ele de ponto de vista imprevisiveis.
De acordo com os criticos franceses, o que havia de notavel na atitude de Charles Koechlin em face dos problemas esteticos era a largueza de seu espirito. Nada de fechado, nada de estreito, em sua concepção do belo musical. acomoda todas as formulas, todos os sistemas. Compreende tudo. Admite tudo. Ele proprio, quando escrevia musica para satisfazer-se, não empregava uma linguagem única; ia da simples monodia ou da harmonia a mais classica à politonalidade mais desenfreada. Conservava uma concepção toda pessoal da liberdade.
Entre as obras principais de Charles Koechlin podemos citar: "Suite Legendaria" e "Danças Antigas", balés; "Sol e Danças na Floresta", "No Mar", "As Estações", obras sinfonicas: três corais para orquestra e orgão; três quartetos de cordas, "Jacó em Casa de Laban", pastoral biblica; treze sonatinas, para piano;. "Sonata", para violino, violoncelo, coro e flauta.
É autor, tambem, da orquestração de "Pelles et Melisande", de Gabriel Fauré, do qual, como dissemos, foi aluno.
Charles Koechlin foi, outrossim, membro do juri musical de Cambridge, professor de harmonia na Universidade de California e de musica modal em San Diego.

- M.C.


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