GUERNICA FOI OCCUPADA PELO EXERCITO NACIONALISTA

Publicado na Folha da Manhã, sexta-feira, 30 de abril de 1937

Neste texto foi mantida a grafia original

A vanguarda das tropas do general Molla encontra-se a treze milhas de Bilbáo - Officialmente confirmada a quéda de Durango e Lequeitio - Grande baixa dos valores nos mercados de Londres e Paris - Coberto em menos de sete horas o emprestimo para a defesa nacional britannica

As tropas do general Molla occuparam Guernica, a cidade sagrada dos bascos

A antiga capital da Biscaya foi completamente incendiada - A vanguarda nacionalista encontra-se a treze milhas de Bilbáo - Officialmente confirmada a quéda de Durango e Lequeitio

Fronteira Franco-Hespanhola, 29 - As tropas do general Emilio Molla entraram esta noite em Guernica, a cidade sagrada dos bascos, derrubando, assim, as ultimas defesas de Bilbao e abrindo caminho para a occupação completa da costa de Biscaya.
A vanguarda nacionalista encontra-se agora a 13 milhas da capital basca - aliás, completamente cercada. O general Molla, de accordo com certas noticias, teria baixado ordens no sentido de que a occupação da cidade se realizasse no proximo domingo - 63o aniversario do cerco da cidade na guerra carlista - outrora dia de jubilo para seiscentos mil bascos, orgulhosos de sua semi-autonomia. Hoje milhares de carlistas, ou "resuettes", de boinas vermelhas e camisas azues, obedecem ás ordens do general Molla, anciosos por vingar a derrota de 1874. Durante as proximas 24 horas varios grandes contingentes nacionalistas - entre os quaes figuram diversos batalhões italianos, marcharão pelos valles do Cantabrico, sobre Bilbao, preparando o caminho para o ataque final do grosso das forças do general Molla.
A occupação de Guernica pode considerar-se como o tragico epilogo de uma das peores phases da mais terrivel guerra civil que a historia recorda. A queda da cidade que outrora foi a séde da cultura e de todas as tradições bascas, foi naturalmente recebida no quartel-general de Salamanca, com grandes manifestações de regozijo.

A população civil de Guernica intimada a retirar-se da cidade

Lisboa, 29 - O governo de Bilbao intimou a população civil de Guernica a retirar-se da cidade, segundo diz a estação de radio de S. Sebastião.
Em continuação, a mesma estação diz: "Os bombardeiros de Vitoria, de Pamplona e desta cidade continuam combatendo os incendios em Eibar. O fogo é tão forte que resiste os esforços dos bombeiros. Parece que se conseguiu salvar a cathedral, que foi construida no seculo XVI.
Apezar dos esforços, os primeiros incendios suffocados ameaçam ainda voltar a queimar. Grande parte dos machinismos das fabricas foi destruida e o restante das instalações foi levado pelo inimigo. O calor do incendio propaga-se a grande distancia. Os incendios foram provocados com o emprego de benzina, petroleo, bombas incendiarias e dynamites".

A cidade foi completamente incendiada

Frente de Biscaya, 29 - As tropas nacionalistas occuparam depois do meio dia a Vila de Guernica. A guarnição governamental que alli se achava, retirou-se, abandonando grande quantidade de fuzis. A cidade foi completamente incendiada, antes da evacuação das tropas governamentaes. Entre os prisioneiros feitos pelos nacionalistas, encontra-se um coronel de um batalhão de Santander - Georges Botto.

Desmentido uma declaração do presidente Aguirre

Salamanca, 29 - O Quartel General Nacionalista affirma que é falsa a declaração do presidente da Republica Euzkardi de que Guernica tenha sido bombardeada e incendiada pelos partidarios do general Franco.
A aviação tomou photographias afim de comprovar o incendio e a destruição e convidou os correspondentes extrangeiros a acompanhar as tropas até Guernica - Romero.

Casares tambem cahiu

Salamanca, 29 - Foi officialmente annunciado que os nacionalistas capturaram Guernica e Casares.

A tomada de Banosubernaga

Lisboa, 29 - A estação de radio de Sevilha informou o seguinte: - "Os nacionalistas occuparam Banosubergana, a 4 kilometros de Marquina."
Calcula-se em varios milhões de pesetas o valor das joias e titulos retirados dos bancos de Madrid, e pertencentes a particulares.

Officialmente confirmada a occupação de Durango e Lequeitio

Lisboa, 29 - A estação de "broadcasting" de Salamanca irradiou hoje o seguinte informe:
"Annuncia-se officialmente que as forças do general Emilio Molla occuparam Durango e villa Lequeitio, proxima ao mar, e Ermita de San Cristobal, continuando seu avanço sobre Bilbáo. Tão consideravel é o numero de prisioneiros, que os campos de concentração, em Victoria, acham-se repletos. Proseguem as operações de limpeza da zona conquistada."

Pormenores sobre a queda de Durango

Frente de Biscaya, 20 - Depois que as tropas do general Molla cercaram completamente as immediações de Durango, onde os republicanos tinham concentrado as suas ultimas forças, representadas por cerca de 5.000 homens e 20 tanques pesados, a artilharia nacionalista abriu violento fogo contra as concentrações vermelhas.
As perdas foram muito elevadas e o canhoneio attingiu varios tanques. Ao meio dia e às 13 horas os republicanos tentaram duas sortidas uma a noroeste e outra a sudoeste, mas ambas as investidas quebraram-se ante o fogo cruzado das armas automaticas dos nacionalistas e a barragem da artilharia de montanha.
Sob a metralha, a engenharia conseguiu reconstruir a ponte provisoria que os republicanos tinham feito saltar pelos ares na estrada de Berris.
Às 15 horas e 30 minutos, num magnifico contra-ataque, as brigadas de Navarra, ladeadas de "requetes" de phalangistas, atravessaram a ponte e penetraram definitivamente em Durango.
A estrada de Bilbáo está agora aberta aos nacionalistas. Os aviadores nacionalistas affirmam que os vermelhos incendiaram todas as casas de Guernica e só respeitaram alguns edifícios situados nas immediações do hospital.
Como se sabe, o governo nacionalista desmentiu que os aviões é que tivessem incendiado as casas da localidade.

Mais de mil legalistas aprisionados

Durango, 29 - Os nacionalistas aprisionaram mais de mil soldados do governo na tomada de Durango, a qual foi completada às 19 horas de hontem, tendo sido mortos ou aprisionados todos os legalistas que se deixaram ficar na cidade.

A occupação de Durango confirmado em Bilbáo

Bilbáo, 29 - Embora as primeiras noticias sobre a ocupação de Durango pelos rebeldes fossem prematuras, sabe-se agora que elles entraram naquella cidade, que encontraram em ruinas. Os legalistas, ao reorganizarem suas linhas, foram forçados a promover ao posto de tenente alguns cadetes recentemente sahidos das academias militares.

Amorebieta atacada por navios rebeldes

Bayonne, 29 - Communicam de Bilbáo que navios nacionalistas bombardearam Amorebieta, causando poucas victimas.

O que informa o general Queipo de Llano

Sevilha, 29 - O general Queipo de Llano, fazendo hoje pelo radio a sua habitual allocução, declarou que o exercito nacionalista occupou, na frente norte, Guernica e Arteaga, Guernica foi tomada depois de grande resistencia. A cidade era defendida por 8 batalhões bascos e mais de 5 outras provincias, os quaes fugiram para Bilbáo depois de terem abandonado armas, munições e depositos de material.
O general declarou em seguida que acabava de saber por um radio captado de Barcelona que a situação se aggravára na Catalunha.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.