OS ESTADOS UNIDOS LANÇARAM HOJE O MAIS POTENTE FOGUETE DO MUNDO


Publicado na Folha de S.Paulo, sexta-feira, 27 de outubro de 1961

Neste texto foi mantida a grafia original

Os Estados Unidos lançaram hoje o mais potente foguete do mundo

CABO CANAVERAL, 27 — Os Estados Unidos lançaram ao espaço seu primeiro super-foguete de 460 toneladas o "Saturno", de uma altura equivalente a 16 andares. O foguete foi lançado às 11h06. O foguete, o maior que os EUA construiram e provavelmente 2 vezes mais poderoso do que os foguetes sovieticos, inaugurará uma nova era na exploração do espaço, cujo objetivo é a conquista da Lua pelo homem, na decada atual. De uma armação de 93 metros, cientistas e operarios especializados davam hoje os retoques finais, nos setores mecanico e eletrico do foguete, que tem quase 50 metros de comprimento. Se tudo correr de acordo com os planos, o imponente "Saturno" será disparado esta manhã de sua plataforma de lançamento, feita de concreto. A viagem foi planejada como um modesto ensaio para comprovar basicamente se o super-foguete pode voar e em que condições pode fazê-lo. Um voo perfeito enviaria o foguete, que ainda não foi testado, a uma distancia de 144 quilometros de espaço e 225 milhões sobre o oceano Atlantico, com uma velocidade maxima de quase 6 mil quilometros por hora. A viagem duraria, assim, 8 minutos, no total.

Os EUA lançaram hoje o mais potente foguete do mundo

Cabo Canaveral, 27 — O foguete mais poderoso construido até agora nos EUA —e provavelmente no mundo— será possivelmente lançado hoje ao espaço.
O colosso de 460 toneladas, primeiro de uma nova serie de super-impulsadores, com os quais os EUA confiam poder lançar ao espaço as equipes de astronautas para a Lua antes dos proximos 10 anos.

Objetivo

O lançamento de hoje tem exclusivamente o objetivo de determinar se o foguete poderá voar com o poderoso mecanismo propulsor que foi planejado e construido há 4 anos e que tem uma força de 650 mil quilos.
O primeiro prognostico meteorologico do dia indica que o tempo será favorável para o lançamento.
O Departamento Federal do Espaço exige que o lançamento se realize unicamente se as condições atmosfericas sejam perfeitas, de maneira que as camadas fotograficas possam seguir o curso do foguete desde o momento em que seja lançado até a conclusão do voo. O vento não poderá ter uma velocidade superior a 22 nós.

Contagem iniciada

Enquanto se realizava durante toda a noite a contagem regressiva, os especialistas em foguetes procederam à inspeção dos ultimos detalhes do voo. No foguete foram instalados aparelhos especiais que informarão sobre o desenvolvimento do voo.
Os criadores do "Saturno" confiam em que este primeiro modelo ficará no ar uns 8 minutos, subindo a 145 quilometros para percorrer uma distancia de 365 quilometros sobre o Oceano Atlantico, porem assinalaram que se considerarão satisfeitos se o foguete realizar um voo perfeito de 1 minuto.
O "Saturno" é o primeiro superfoguete construido pelos EUA. É dotado de equipagem já provada satisfatoriamente em usos militares. Conta com 8 motores, que são versões modificadas dos que se utilizam nos foguetes "Jupiter" e "Thor".
É a primeira vez que todos estes motores são concentrados num só foguete. Este fato, ao que se acrescenta o enorme tamanho do aparelho, contribui para que os homens da ciencia tenham esperanças limitadas com respeito aos primeiros voos.

Lunar

O "Saturno" é 4 vezes mais poderoso que qualquer foguete lançado até esta data pelos EUA. Acredita-se que seus motores possam gerar uma força equivalente de 3 milhões de automoveis e são 2 vezes mais potentes do que os maiores impulsores utilizados até agora pela URSS.
Passará muito tempo antes que o "Saturno" inspire a confiança necessaria para conduzir até o espaço as equipes de astronautas norte-americanas. O voo de hoje é o primeiro de uma serie de 10 que foi planejada.
Se os projetos do Departamento de Espaço tiverem curso favoravel, o primeiro modelo do "Saturno" poderá voar rumo à lua aproximadamente em 1965.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.