CAIU O 'HOMEM FORTE' DA GRECIA


Publicado na Folha de S.Paulo, segunda-feira, 26 de novembro de 1973

O coronel George Papadopoulos, o homem que em 1967 liderou a rebelião que instalou o regime militar na Grecia, foi deposto num golpe incruento durante a madrugada de ontem.
O golpe foi dirigido pelo tenente-general Fedon Gizikis, comandante do Primeiro Exercito, considerado direitista, mas tambem amigo do ex-rei Constantino.
O comunicado militar que anunciou a deposição afirmava que Papadopoulos, ex-coronel do Exercito, foi derrubado "porque estava levando o País para um governo parlamentar muito rapidamente e por ter se desviado das metas da revolução de 1967".
O golpe surgiu oito dias depois das manifestações estudantis, em Atenas nas quais 13 pessoas morreram e centenas ficaram feridas. O primeiro ministro Spyros Markezinis tambem foi deposto, sendo substituído por Adamantios Androustsopoulos, ex-ministro das Finanças.
Gizikis já prestou juramento como presidente, numa cerimonia transmitida pela televisão grega.
As Forças Armadas gregas asseguraram que não permitirão as eleições que Papadopoulos programou para o proximo ano, assim como não deixarão que o "povo grego seja superado pela anarquia, pelo caos ou pelo vandalismo", aparentemente uma referencia aos recentes disturbios anti-governamentais em Atenas.
George Papadopoulos encontra-se detido, em sua residencia de Lagonissi, na rodovia que vai de Atenas ao Cabo Sunion, tendo o Exercito estabelecido um cordão de isolamento em torno da mansão.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.