RECOMEÇAM OS COMBATES NO VIETNÃ


Publicado na Folha de S.Paulo, sexta-feira, 26 de dezembro de 1969

Neste texto foi mantida a grafia original


Apesar do dramatico apelo do papa VI, em sua mensagem de Natal ontem dirigida à humanidade, a tregua na guerra do Vietnã não foi prolongada. Nem bem expirou o cessar-fogo de 24 horas proclamado pelo governo do Vietnã do Sul, e observado pelo comando norte-americano, as hostilidades voltaram a intensificar-se, registrando-se baixas de ambos os lados.

Violações da tregua

Como se esperava, os dois lados em luta denunciaram violações da tregua, principalmente o Vietcong, cujo cessar-fogo por 72 horas deveria estender-se ainda até 1 hora do dia 27 (14 horas de hoje, em Brasília).
A radio clandestina dos comunistas afirmou que os grandes bombardeiros B-52 norte-americanos despejaram varias toneladas de bombas numa area muito proxima do lado sul da zona desmilitarizada que separa os dois Vietnãs. Por sua vez, o comando norte-americano informou que diversos soldados de suas forças foram mortos ou feridos durante violações da tregua pelos comunistas.

Denunciada a violação da tregua no Vietnã

SAIGON, 25 - Expirada às 18 horas (7 horas em Brasília) a tregua de 24 horas proclamada pelo governo do Vietnã do Sul e respeitada pelos norte-americanos e outros aliados, voltou a reacender-se a luta no Vietnã, não obstante a tregua do Vietcong esteja ainda em vigencia até 1 hora do dia 24 (14 horas do dia 26 em Brasília).
Como era esperado, os dois lados denunciaram violações das respectivas treguas. A radio clandestina do Vietnã afirmou hoje que os bombardeiros norte-americanos B-52 romperam a tregua aliada de Natal descarregando centenas de toneladas de bombas nas províncias de Tay Ninh e Quang Tri, justamente a baixo da faixa desmilitarizada.
As autoridades militares norte-americanas não confirmaram a informação comunista, afirmando, por sua parte, que o Vietcong e tropas do Vietnã do Norte violaram, por sua vez, sua propria tregua pelo menos 79 vezes, acrescentando que esses incidentes custaram ao inimigo 58 mortos e 10 prisioneiros.
Acrescentaram que nessas ações oito soldados sul-vietnamitas foram mortos, ficando feridos outros 19 homens do exercito de Saigon e dois norte-americanos.
Bombardeios
Um despacho de bordo do porta-aviões norte-americano "Hornet" indica que pilotos com rostos que expressavam desagrado partiram para cumprir missões de bombardeio no dia de Natal, presumivelmente contra concentrações de tropas comunistas nas rotas de infiltração dos Laos. Algumas bombas tinham desenhada uma figura de Papai Noel e as palavras "Feliz Natal".
Combates
Na única ação de envergadura comunicada pelos comandos aliados, fuzileiros navais norte-americanos, apoiados pelo fogo de artilharia, mataram 31 comunistas em uma dura batalha na vespera de Natal, 20 quilometros ao sul de Da Nang. O combate começou quando 60 soldados comunistas abriram fogo com armas curtas e automaticas contra um posto de observação dos fuzileiros. Estes pediram reforços e puseram fim à batalha meia hora depois.
Baixas
Sessenta e seis soldados norte-americanos morreram em combate na semana passada no Vietnã, informou hoje o comando militar dos Estados Unidos. Nos ultimos três anos só houve duas semanas em que o total de norte-americanos mortos foi inferior ao da semana passada. As fontes atribuiram a diminuição das baixas ao fato dos comunistas terem limitado suas operações em cerca de 70 por cento nesse periodo.

Setima Frota dos EUA poderá deixar o estreito de Formosa

TOQUIO, 25
- A agencia noticiosa Kyodo disse ter obtido junto a "fontes diplomaticas bem informadas" a noticia de que os Estados Unidos comunicaram ao Japão que os navios da Setima Frota norte-americana deixarão de patrulhar o estreito que separa Formosa da China. Contudo, tanto o Ministerio de Relações Exteriores do Japão como a Embaixada norte-americana em Toquio não confirmaram a informação.
Segundo a agencia japonesa, a retirada dos barcos foi justificada pelo governo norte-americano como medida de economia, mas na verdade se trataria de uma medida destinada a preparar o restabelecimento de relações diplomaticas com a China. Como se sabe, a presença de forças norte-americanas no estreito de Formosa, e nesta ilha é um dos principais obstaculos a eventuais entendimentos sino-americanos.
Diz a Kyodo que há dois contratorpedeiros norte-americanos em alerta permanente na area do estreito de Formosa alem de outros por perto, que podem ser convocados facilmente. Alem disso, o governo norte-americano teria explicado a Toquio que o regime de patrulhamento do estreito seria restabelecido assim que fosse julgado necessario.



© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.