OCUPAM CHANGAI AS TROPAS DE MAO-TSÉ-TUNG


Entraram em Changai as tropas comunistas

A ocupação da cidade pelas vanguardas foi iniciada às primeiras horas da manhã Apelo do Iuã Legislativo ao generalismo Chiang-Cai-Chec

Publicado na Folha da Manhã, quarta-feira, 25 de maio de 1949

Neste texto foi mantida a grafia original

CHANGAI, 25 - Os comunistas entraram nesta cidade às três horas da madrugada de hoje. As vanguardas vermelhas penetraram pelo oeste, ocupando, logo em seguida, as zonas residencial e comercial, e a praça ocidental da antiga concessão francesa de Mantau, depois de violentas lutas nas ruas.
Os nacionalistas retiraram-se para a margem norte do rio Suchou.
Os estabelecimentos comerciais estão fechados e poucas pessoas circulam nas ruas.
Os comunistas ocuparam os setores ocidentais na manhã de hoje e agora avançam, lentamente, para o centro da cidade. Das janelas e portas de suas casas, os populares observam, com curiosidade, a marcha das colunas vermelhas. Entretanto, até o momento não se registrou nenhum incidente.
Durante a noite continuou o canhoeio da frente noroeste de Vussum, que segundo se acredita, os nacionalistas estão utilizando para a sua retirada por via fluvial.
A batalha pela posse de Changai terminou ontem, à noite, quando os nacionalistas se retiraram em direção do norte, a fim de preparar a evacuação de Vussun. Os vermelhos começaram, então, a avançar, iniciando-se o deslocamento em massa pouco depois da meia-noite.
A ordem está sendo mantida na cidade e não se acredita que venham a ocorrer disturbios.

Irrompem os comunistas ao sul e a sudoeste de Changai

CHANGAI, 24 - Precipitaram-se os acontecimentos, na batalha de Changai, desde que as forças comunistas irromperam nas zonas suburbanas de Hunjau e Sucauei, ao sul e a sudoeste da cidade.
Os combates prosseguem nessa área e provocam confusão extrema, pois milhares de refugiados e soldados a abandonam, desordenadamente, refluindo para o centro de Changai. O panico favoreceu os comunistas que chegaram tão perto da estação de Sicauei que puderam metralhar um trem de refugiados. Faltam pormenores, mas tudo indica que a ofensiva vermelha entra em sua fase final.
Durante a manhã, milhares de soldados desfilaram em boa ordem, com armas e bagagens, pelas ruas centrais da cidade, na direção dos bairros situados no Iangtsé-Pu. De outra parte, soldados colocados em linha, ao longo do bairro das antigas concessões estrangeiras, à margem do Iangtsé, atiram a esmo em direção da outra margem do rio, sem obter resposta do inimigo.
Indicando a gravidade da situação, os consules estrangeiros tiveram, hoje, uma manhã afanosa, reunindo os suditos de seus países e aconselhando os demais pelo telefone a permanecerem em suas residencias, para evitar qualquer aventura perigosa.

Chiang-Cai-Chec estaria dirigindo a defesa de Changai

CANTÃO, 24 - Segundo informações não confirmadas, o generalissimo Chiang-Cai-Chec está dirigindo as operações de defesa de Changai. Acrescenta-se que o Quartel General do generalismo está instalado a bordo de um navio de guerra.

Convidado a assumir a direção da luta contra os comunistas

CANTÃO, 24 - O Iuã Legislativo reuniu-se hoje, nesta cidade, e aprovou, por unanimidade, uma moção pedindo ao generalissimo Chiang-Cai-Chec para voltar, imediatamente, a Cantão a fim de assumir a direção da luta contra os comunistas.
Estavam presentes à sessão do Iuã, o presidente provisorio, sr. Li-Tsung-Jen; o presidente do Conselho de Ministros, general Ho-Iing-Chin; o general Ien-Shi-Shen e outras personalidades do Cuomintang;

Bombardeio das posições comunistas em Cuantum

CANTÃO, 24 - Circulos oficiais anunciaram que hoje, de manhã, esquadrilhas de bombardeios atacaram posições comunistas em Cuantum. Seis outras regiões foram também atacadas pelos aparelhos nacionalistas, os quais, alem de bombas, lançaram panfletos informativos às populações rurais.

Nanchã e Chanchi abandonadas pelos nacionalistas

CHANGAI, 24 - As autoridades nacionalistas anunciaram, oficialmente, o abandono da cidade de Nanchã, capital da Provincia de Quiansi, e a evacuação de Chanchil, importante cidade fluvial e entroncamento ferroviario.

Renunciou o gabinete de Ho-Ieng-Chin

CHANGAI, 24 - Despachos de Cantão informam que renunciou, coletivamente, o gabinete do primeiro-ministro Ho-Ieng-Chin.

Rumou para Changai o cruzador "London"

HONGUECONGUE, 24 - O cruzador britanico "London", tendo a bordo o almirante P. Brind, comandante-chefe das forças navais britanicas no Extremo Oriente, deixou hoje, à tarde, este porto, rumando para o largo de Changai.

Preparam-se os norte-americanos para se retirar de Cantão

CANTÃO, 24 - O consulado dos Estados Unidos transmitiu instruções aos cidadãos norte-americanos cuja presença não seja indispensável em Cantão, para que se retirem desta cidade o mais rapidamente possivel.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.