DEPOSTO O GOVERNO DA VENEZUELA

Publicado na Folha da Noite, sexta-feira, 24 de novembro de 1948

Neste texto foi mantida a grafia original

O Chefe de rebelião é o comandante das Forças Militares de La Guaira

WILLEMSTAD, Curaçao, 24 - Urgente - "O exercito depôs o governo, tendo dominado inteiramente a situação" - diz uma irradiação captada nesta cidade, feita pela emissora de Caracas.

WILLEMSTAD, Curaçao, 24
- Urgente - O exercito da Venezuela depôs o governo, aprisionando o presidente Romulo Gallegos - anuncia a emissora de Caracas.

WILLEMSTAD, Curaçao, 24
- Urgente - Um comunicado oficial emitido em Caracas, diz que todo o gabinete se demitiu coletivamente, entregando seu pedido de demissão ao presidente da Republica.
O gabinete continuará no governo, inteiramente, até a nomeação dos novos ministros.

WILLEMSTAD, Curaçao, 24
- Urgente - Romulo Gallegos, presidente da Republica venezuelana, é agora um prisioneiro do exercito - declaram aviadores aqui chegados, procedentes de La Guaira, nas vizinhanças de Caracas.

WILLEMSTAD, Curaçao, 24
- Urgente - Depois de proclamar a deposição do governo pelo exercito, a emissora de Caracas anunciou o seguinte:
"O exercito da Venezuela foi comandado pelo major Mendoza, chefe das forças militares de La Guaira, imediatamente ao norte de Caracas.
O major Mendoza, afirmou ter sido obrigado a depor o governo, porquanto seu partido, a "Acion Democratica Liberal, levava a Venezuela a bancarrota".
A emissora não fez qualquer menção especial ao sr. Romulo Gallegos, eleito presidente por voto popular, no dia 14 de dezembro de 1947, nas primeiras eleições diretas na historia da Venezuela.
"O major Mendoza - disse ainda a emissora - garantiu todas as propriedades particulares e o respeito aos tratados internacionais. O Chefe da Rebelião lançou tambem um apelo ao Exercito e à Marinha para que o apóiem e ao povo para que permaneça em calma...



© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.