MAREMOTOS ASSOLAM TODA A COSTA CHILENA E OUTROS PAISES DO PACIFICO

Continuam os tremores de terra no Chile; 407 mortos e varios milhares de feridos

Publicado na Folha de S.Paulo, terça-feira, 24 de maio de 1960

Neste texto foi mantida a grafia original

Desde sabado ultimo sucedem-se tremores de terra no territorio chileno. Os ultimos dados oficiais dizem que sobe a 407 o numero de mortos, milhares de feridos e dezenas de milhares de desabrigados. Já se temem as epidemias, que poderão agravar ainda mais a tragedia sem precedentes por que passa a nação. Um dos abalos, informa-se, foi o maior registrado até hoje no mundo.
Em consequencia desses terremotos, violento maremoto atingiu todo o litoral chileno, provocando outras mortes, incendios e destruição de casas. Alem do Chile, porem, maremotos atingiram as costas de varios paises do Pacifico, como Estados Unidos, Australia e Japão, causando neste ultimo país cerca de 150 mortos.

Prosseguem os abalos sismicos no Chile; maremoto no pacifico

Santiago do Chile, 23 - Mais de 400 mortos, milhares de feridos, dezenas de milhares de pessoas sem teto, cidades destruidas em 50 por cento, portos inutilizados e danos materiais de toda especie, tais são as cifras parciais que resumem os tremores de terra que devastaram a parte meridional do Chile. Um dos abalos teluricos, de 9,2 graus na escala internacional, foi o maior já registrado até agora no mundo.
A terra tremeu, pela primeira vez, sabado passado, até as 6 da manhã, hora chilena. O ultimo tremor registrou-se na noite de domingo para segunda-feira, às 2 h 15, hora local. Enquanto isso, a terra tremia em varias ocasiões em uma vasta zona que se estende desde Santiago até o extremo sul do país.
A região que mais sofreu foi, segundo as informações colhidas até agora, a de Chaloe, cuja capital é Ancud. Na cidade de Concepcion (120.00 habitantes) mais de 100 pessoas encontraram a morte, sendo muito grandes os danos materiais.
Este é o terceiro abalo sismico importante que ocorre desde principios do ano, depois das terriveis catastrofes de Agadir (Marrocos) e Lars (Irã). Como nas vezes anteriores, a terra tremeu no Chile ao longo das fraturas que rodeiam o globo terrestre, mas, contrariamente a Agadir e Lars, este sismo estendeu-se sobre uma ampla zona, o que explica, em que pese sua intensidade, que não provocará tantas vitimas como se haveria de temer.
O terremoto foi acompanhado de uma serie de fenomenos secundarios. Assim, o vulcão Osorno entrou em atividade e numerosos portos foram devastados por maremotos que, atravessando o Oceano Pacifico, com terriveis ondas de até dez metros, chegaram hoje à costa oeste dos Estados Unidos. À sua passagem por Havaí, a cidade de Hilo ficou seriamente afetada, tendo perecido nove pessoas e ficado feridas outras tantas.

407 mortos

Santiago do Chile, 23 - O governo anunciou às 17 horas que soma 407 o total de mortos pelos terremotos que assolaram a zona sul do país.

Novo tremor em Chileo

Santiago do Chile, 23 - Um violento tremor de terra afetou esta manhã novamente a ilha de Chileo, provocando dois mortos na cidade de Castro e ocasionando incendios que destruiram dez casas. A população não dispõe de eletricidade, nem de agua, e as autoridades solicitam urgentemente o envio de socorros. Em Ancud, onde sessenta por cento dos edificios foram destruidos, continuam escasseando o leite, gasolina, as velas e o petroleo. Esta tarde, zarpará de Valparaiso um transporte da Marinha, o "Rancagua", que leva provisões e combustiveis a Puerto Hayana, localidade mais castigada pelos terremotos.

Inundação de Ancud

Buenos Aires, 23 - Um radiamador disse hoje que a maioria dos oito mil habitantes da cidade chilena de Ancud fugiu para as colinas quando o maremoto, com ondas de mais de dez metros, alagou a cidade, ontem. O radio-operador, que transmitia com o prefixo CE 7 AW, de uma camioneta nas proximidades de Ancud, informou a um colega de Buenos Aires que os edificios da cidade haviam sido destruidos na proporção de 80 a 90 por cento. Disse que entre eles estavam o Correio e a Divisão de Investigação da Policia.

Sob o imperio do temor

Concepcion (Chile), 23 - Esta é uma cidade na qual impera o temor. Cento e vinte mil almas são presa do panico.
Os tremores sacodem ainda Concepción, sessenta horas depois do terremoto do amanhecer do sabado, que converteu a vida em horrivel pesadelo. Ninguem pode dormir tranquilo desde então.
Os continuos tremores impediram o sepultamento dos mortos. O segundo fortissimo tremor do domingo, enquanto se efetuava o enterro de setenta das vitimas do primeiro terremoto, e o panico e o alarma puderam servir de fundo a uma verdadeira pelicula de horror. Os caixotes funebres começaram a cair das carroças, enquanto uns choravam e outros se ajoelhavam para rezar. Outros, ainda, cruzavam a praça central entre gritos e lagrimas, enquanto sobre suas cabeças oscilavam os edificios e a terra ondulava entre violentos ruidos subterraneos.
Foi um milagre que não houvesse mais vitimas. Milhares de familias abandonaram suas casas passando a noite ao relento. Esta manhã, abriram-se os bancos e algumas casas comerciais e restabeleceu-se o transito de veiculos que estava proibido.
No centro de Concepcion, foi feita distribuição de alimentos, especialmente farinha, pão, leite condensado e medicamentos. No hospital regional, assim como nas modernas clinicas, foram atendidos cento e vinte feridos. Alguns graves. Não têm saido jornais, pois os edificios de "El Sur", "Cronica" e "La Patria" foram evacuados.
A solidariedade da população é absoluta e impera a ordem. A chegada do primeiro avião peruano com auxilios causou grande alegria no país vizinho, assim como produziu entusiasmo o anuncio de que o presidente Jorge Alessandri estava de viagem para esta cidade.

Afetada tambem a Argentina

Buenos Aires, 23 - A serie de movimentos sísmicos que semeou a ruina na zona meridional do Chile, durante o fim de semana, deixou-se sentir tambem, na maior parte do territorio argentino. Os abalos sísmicos sacudiram um grande setor da Argentina, desde a cordilheira dos Andes, até à costa do Oceano Atlantico, afetando assim uma grande região muito mais vasta e que jamais sofreu tais efeitos em ocasiões anteriores.

Maremoto no Havaí

Honolulu, 23 (UPI) - Enormes ondas provocadas pelos desastrosos terremotos ocorridos no Chile abateram-se hoje sobre as praias do Havaí, semeando a morte e a destruição nas ruas, e seguiram rumo a milhares de quilometros a oeste até inundar centenas de aldeias da costa japonesa.
Em Hilo, Havaí, pelo menos 27 pessoas pereceram e muitas outras ficaram feridas. Os danos são calculados em milhões de dolares.
"Muita gente ficou sepultada no naufragio", disse o comissario policial George Martin.

Perigo de epidemia

Santiago do Chile, 23 - Desde as primeiras horas de hoje, numerosos aviões civis e militares partem dos aerodromos, do país em direção dias diferentes localidades afetadas pelos terremotos. Informa-se em Santiago que os pedidos de viveres e medicamentos aumentam constantemente e que a agua escasseia na maioria da cidades mais gravemente atingidas, o que provoca cada vez mais angustia entre os sinistrados, e existe o perigo de que surjam epidemias, o que tornaria maior ainda a catastrofe.

Atingida a California

São Francisco, 24 - As costas da California foram açoitadas ontem por ondas de até 1,50 metros de altura, que destruiram instalações portuarias desde San Diego até São Francisco.
Estes violentos movimentos maritimos foram causados pelos terremotos do fim de semana no Chile, que provocaram a morte de centenas de pessoas e um forte maremoto que tambem causou mortes na ilha de Hilo, no Havaí. As ondas que castigaram a California provocaram grandes danos no distrito de Saint Mathews, fizeram soltar-se cerca de sessenta iates amarrados em Long Beach, e motivaram a suspensão dos serviços de passageiros entre San Diego e a ilha Coronado. Não se tem informações sobre feridos.
Os maiores danos foram causados em Princeton, pequena comunidade pesqueira do distrito de Saint Matthews, ao Sul de São Francisco.

Atingida a costa australiana

Sidnei, 24 - Enormes ondas, ao que se acredita, causadas pelos terremotos do Chile, açoitaram este porto e romperam as amarras de numerosas embarcações pequenas.

Alaska tambem atingido

Aanchorage, Alaska, 24 - Uma serie de doze grandes ondas, uma das quais media quase 4m50 de altura, açoitou ontem a ilha de Montague, no Alaska.
Não houve danos materiais, mas as autoridades puseram em estado de alerta toda a costa do Alaska.

Estado de emergencia em Valdivia

Santiago do Chile, 24 - Foi decretado o estado de emergencia em Valdivia e o general Montalva assumiu o comando da provincia.

Balanços parciais

Santiago do Chile, 24 - É o seguinte o balanço parcial das varias cidades abaladas pelos sismos:
Morreram 138 pessoas em Concepcion, 5 em Chillan, 20 em Valdivia, 2 em Ancud, 9 em Peulla, 8 em Orsono, 9 em Lebu, 14 em Canete, 1 em Curanilahue, 30 em Puerto Montt, 17 em Porto Varas, 6 em Porta Llaquihue, 2 em Castro, 1 em La Union, 1 em Rio Nuevo, 2 em Angol, 3 em Puchatihue, 6 em Dichato.
Puerto Saavedra, ao que parece, foi destruido pelas ondas do mar. Tambem ficaram destruidas as aldeias de pesca de Tolten e Quelen, ambas costeiras. Corral está praticamente sob o mar. Mais ao norte, Canete sofreu a destruição de 80 por cento de suas casas. Havia inquietação pelas ilhas que cercam Chiloe e Kuales, pois nada se sabia ontem à noite da sorte de seus moradores.

Solidariedade geral

Santiago do Chile, 24 - O Comitê Executivo da Frente de Ação Popular concordou em retirar ontem as acusações constitucionais contra os ministros das Finanças e do Trabalho, por motivo da catastrofe que assola o país. A mesma organização declarou abandonar todas as especies da ação politica a fim de que todos os chilenos se unam na luta contra os ferimentos que se abatem sobre a Republica.
A central unica de trabalhadores, segundo se soube, ordenara a suspensão de todas as greves, especialmente a do carvão, em Lota e Schuager, e a do cobre, em El Salvador e Potrerillos.

Chamada a delegação chilena na Argentina

Santiago do Chile, 24 - Os chanceleres Enrique Ortuzar, o ministro da Defesa, Carlos Vial, e os integrantes da delegação oficial que fôra a Buenos Aires para assistir às festividades do 150° aniversario da independencia argentina chegaram ontem à tarde para assumir os respectivos cargos, em virtude dos graves acontecimentos por que passa a nação. A delegação recebera ordem do presidente da Republica para regressar.

Auxilios do Uruguai

Montevidéu, 24 - O governo uruguaio determinou a partida com destino ao Chile de um avião de transportes com medicamentos. O Ministerio do Exterior, enviou uma mensagem de solidariedade ao governo chileno.

Socorro argentino

Santiago do Chile, 24 - Um avião de transporte da Força Aerea argentina chegou ontem à tarde, trazendo auxilio para os sinistrados da zona sul do país. No Ministerio do Interior informou-se que foi restabelecido o serviço de agua potavel de Osorno e uma parte da rede de Concepcion.

Castro promete auxilios imediatos

Havana, 24 - O primeiro-ministro Fidel Castro prometeu auxilio imediato às vitimas dos terremotos e maremotos no Chile. Na presença do embaixador chileno, Emilio Edwards Bello, e do ministro Boti, Castro declarou que partiria imediatamente para o Chile um avião com medicos e medicamentos.
O dr. Boti fez um apelo em nome do governo revolucionario a todos os paises do mundo e especialmente aos do continente americano, para que prestem ajuda ao povo chileno.

Hospitais desmontaveis enviados pelos EUA

Santiago do Chile, 24 - O governo dos EUA ofereceu ao Chile quatro hospitais desmontaveis, com equipamento completo e que podem ser armados rapidamente em qualquer ponto. Dispõem de 15 mil leitos.

Auxilio brasileiro

Rio, 24 - Oferecendo o auxilio do Brasil para amenizar os sofrimentos causados pelos catastroficos tremores de terra observados no Chile, o sr. Juscelino Kubitschek enviou ontem ao presidente daquele país, sr. Jorge Alessandre, o seguinte telegrama:
"Acompanhando essa nobre nação amiga no momento em que atravessa tão tragica provação, envio a v. exa, e ao povo chileno a palavra de comovida solidariedade do povo brasileiro e da minha propria, pedindo-lhe contar com a fraternal cooperação do Brasil, estou determinando imediatas providencias no sentido de mobilizar assistencia disponivel de modo a contribuir para amenizar os sofrimentos que afligem as populações atingidas. Cordiais Saudações. A) Juscelino Kubitschek de Oliveira."


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.