ROUBADO O CORPO DE BENITO MUSSOLINI


O cadaver foi exumado durante a noite por desconhecidos

Publicado na Folha da Noite, terça-feira, 23 de abril de 1946

Neste texto foi mantida a grafia original

Teriam Sido os Fascistas

MILÃO, 23 - Urgente - O corpo de Benito Mussolini foi roubado por desconhecidos, anunciou-se hoje nesta cidade.
MILÃO, 23 - Urgente - Uma noticia sensacional sacudiu , esta manhã, a população milanesa. Durante a noite, desconhecidos invadiram o cemitério local e sem serem presentidos pelos coveiros, abriram a sepultura de Mussolini, carregando os despojos de "ex-duce".

Ficou uma Perna

MILÃO, 23 - Urgente - A descoberta do roubo dos despojos de Benito Mussolini somente foi feita na manhã de hoje. Ao fazerem a ronda diaria pelo cemitério, os coveiros surpreenderam-se bastante, quando observaram que a cova de Mussolini estava aberta. Um montão de terra removida ao lado da sepultura, chamou-lhes a atenção e, consequentemente, permitiu-lhes descobrir que o corpo do chefe fascista tinha sido exumado e carregado por desconhecidos durante a noite. Os ladrões do corpo não quiseram levar o caixão, em que Mussolini fora sepultado, arrombando-o e tirando os despojos. Mas - pormenor macabro - uma perna do "duce" ainda restava no fundo do caixão, que os assaltantes não carregaram, sem dúvidas, pela pressa com que praticaram a violação da sepultura.

Dia 25 O Aniversário do Sepultamento

MILÃO, 23 - Urgente - Os despojos do "ex-duce" estavam sepultados no cemitério Maggiore, desta cidade. Na próxima quinta-feira, ocorrerá o primeiro aniversário do sepultamento do corpo de Mussolini no pequeno cemitério, entre covas rasas de soldados alemães e sem qualquer indicação exterior. Aliás recorda-se que essa providencia foi tomada exatamente para evitar quaisquer tentativa de manifestações pró-fascistas no cemitério e ainda de exumação do corpo, o que acaba de ocorrer agora. O corpo de Mussolini foi sepultado no cemitério Maggiore após ter sido exposto em praça pública, na Piazza Loreto, ao lado do cadaver de sua amante, Clara Petracci, e dos restos mortais de mais 13 fascistas. Depois do sepultamento, dos despojos de Mussolini foram desenterrados novamente no domingo imediato, para as formalidades de autopsia legal.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.