UMA OBRA-PRIMA DESFIGURADA


O vandalo usou um martelo

Publicado na Folha de S.Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 1972

CIDADE DO VATICANO - Um homem desfigurou ontem a golpes de martelo a escultura "La Pietá" de Michelangelo - uma das estatuas mais conhecidas do mundo e a obra-prima mais admirada da Basilica de São Pedro, em Roma.
O vandalo, um homem de barba e cabelos longos, subiu no pedestal da estatua pouco antes do meio-dia, sacou um martelo oculto sob seu impermeavel e enquanto gritava "Eu sou Jesus Cristo", desferiu golpe sobre golpe na bela escultura de marmore branco.
Ele quebrou o braço direito da figura da Virgem, e tambem lhe desfigurou o rosto, quebrando-lhe o nariz e parte do olho esquerdo. A figura de Jesus morto, no colo da Virgem, ficou intata.
Os especialista do Vaticano temem que alguns dos danos causados à obra-prima, esculpida por um dos artistas mais prodigiosos já surgidos na face da Terra, sejam irreparaveis.
Michelangelo, extraordinario pintor, escultor e arquiteto da renascença italiana, esculpiu "La Pietá" há 472 anos, no ano que o Brasil era descoberto.
Segundos depois do ataque à obra de arte, um soldado italiano prendeu o vandalo que procurava fugir por entre a multidão. O autor do atentado foi identificado pela polícia do Vaticano, como Laszo Toth, de 33 anos, um geologo nascido na Hungria e atualmente radicado em Sydney, Australia. A polícia informou que ele já havia sido expulso anteriormente da Italia, por provocar desordem, exigindo uma entrevista com o Papa.
O Papa Paulo VI desceu de seus aposentos a fim de examinar a estatua danificada. Mostrando-se visivelmente triste, ajoelhou-se diante da escultura, para orar.
O chefe do departamento de engenharia do Vaticano, Francesco Cacchini, disse aos jornalistas que seria muito dificil se não impossivel, restaurar o olho danificado da figura da Virgem. Disse por outro lado que os reparos do braço, do véu e do pescoço pareciam ser mais faceis.
A obra de arte, completada em 1.500 foi enviada à Feira Mundial de Nova York em abril de 1964. Houve muito temor por sua segurança na viagem e a estatua foi segurada em 10 milhões de dolares até a sua devolução.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.