RETORNOU À TERRA A ASTRONAVE RUSSA; ATERROU A 10 KM DO LOCAL PREVISTO


Publicado na Folha de S. Paulo, domingo, 21 de agosto de 1960

Neste texto foi mantida a grafia original

MOSCOU, 21 - A agencia informativa Tass anunciou hoje que a astronave sovietica lançada ao espaço com dois cães a bordo aterrou no "setor que se lhe havia fixado" antecipadamente.
O serviço noticioso sovietico tambem disse que a historica descida foi realizada ao fim da 18.ª volta em torno da Terra.
Acrescentou que o veiculo espacial aterrou sem novidade.
Este é o segundo veiculo espacial posto em orbita pelos sovieticos. O primeiro, lançado em maio, conduzia no interior um manequim, porem os esforços para fazer com que voltasse à Terra malograram.
Em 1957, os sovieticos tambem puseram em orbita um satelite que conduzia uma cadela, porem o animal pereceu no espaço.
Os cães que voaram neste ultimo veiculo, lançado ontem, foram observados da Terra por televisão e se comprovou que reagiram bem na viagem pelo espaço.

O comunicado da Tass

MOSCOU, 20 - É o seguinte o texto integral do comunicado da agencia Tass sobre a recuperação da cabina do "Sputnik V":
"Ao terminar o programa de investigações calculado para um periodo de 24 horas, e uma vez recebidos os dados referentes à vida dos animais e ao funcionamento normal do sistema de comando da nave "sputnik", foi dada a ordem para que deixasse sua orbita.
"A ordem foi lançada quando estava em sua 18.a revolução. O sistema de direção da nave e o sistema de frenagem funcionaram com grande precisão e garantiram a descida da nave "sputnik" na região prevista. A distancia do local de aterragem com o que estava previsto é de dez quilometros aproximadamente.
A nave "sputnik", de um peso de 4.600 quilos (sem contar o peso do ultimo estagio do foguete-portador), dotada de um sistema de proteção contra o calor, atravessou com exito as camadas densas da atmosfera. A nave "sputnik" e a "capsula" (cabina) com os animais, que se havia separado da mesma, aterraram com exito.
"Aviões e helicopteros haviam conduzido ao ponto de aterragem o pessoal medico e tecnico. Todos os animais, inclusive as cadelas "Strelka" e "Belka", se encontram perfeitamente bem depois do voo e da aterragem. Os aparelhos garantiram uma vida normal aos animais durante o voo.
"Assim, pois, pela primeira vez na historia, seres vivos, depois de efetuar um voo de mais de 700.000 quilometros no espaço cosmico, regressaram vivos à Terra.
"O lançamento e o retorno à Terra da nave cosmica, criada pelo genio dos especialistas, engenheiros, tecnicos e operarios soviéticos, constituem o preludio ao voo do homem no espaço interplanetario."
As duas cadelas não foram as unicas cosmonautas que regressaram hoje à Terra. A agencia Tass indicou que "os outros animais" eram ratos, ratazanas e moscas.
A cabina continha tambem minusculos cogumelos, algas microscopicas e sementes de diversas plantas.

Reação nos EUA

WASHINGTON, 20 - O retorno à Terra dos animais da nave cosmica sovietica constitui uma amarga decepção para o publico norte-americano, que havia acreditado, durante alguns dias, que os Estados Unidos tinham superado a URSS na corrida do espaço. Esta opinião se fundamentava na recuperação das capsulas do "Discovery XIII" e do "Discovery XIV", e tambem pelo fato puramente estatistico dos 16 satelites norte-americanos que gravitam atualmente ao redor da Terra, contra somente dois sovieticos. Pode tambem acrescentar-se, como explicação, o exito aparatoso do globo-satelite "Eco I", de mais de trinta metros de altura.
O retorno dos primeiros viajantes do espaço cosmico provocou, pois, um agradavel e repentino despertar. Nos meios oficiais vê-se o fato com menos pessimismo. Os organismos oficiais, como a NASA, negam-se a fazer comentarios antes de conhecer com precisão o metodo de retorno à Terra utilizado pelos cientistas sovieticos. Declara-se que, se bem que a URSS, com um exito aparatoso, confirmasse mais uma vez a sua superioridade, se está longe dos dias do monopolio dos exitos sovieticos e dos retumbantes fracassos norte-americanos. Recorda-se que dentro de algumas semanas deverá ser lançado um novo "Discoverer", com um macaco a bordo, o qual se tentará trazer de volta à Terra.
 

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.