MORRE BENEDETTO CROCE AOS 86 ANOS DE IDADE


Publicado na Folha da Noite, quinta-feira, 20 de Novembro de 1952

Neste texto foi mantida a grafia original


Um dos maiores filosofos do mundo contemporaneo — Seu passamento se verificou em Napoles, às 10 horas de hoje



NAPOLES, 20 — Urgente — Benedetto Croce, um dos grandes filosofos do mundo faleceu aos 86 anos de idade, vitimado por uma gripe que o autormentava há varios dias.
Croce é autor de mais de uma centena de obras filosoficas.


NAPOLES, 20 — O filosofo Benedetto Croce encontrava-se cercado por sua mulher e filhas no momento de sua morte. Atacado de gripe há alguns dias, seu estado de saude melhorou e acreditou-se, que todo perigo de complicações, devido a idade muito avançada do doente, havia sido afastado. Entretanto, uma recaida repentina vitimou Croce. A noticia de sua morte foi imediatamente comunicada as mais latas personalidades da Republica pelas autoridades de Napoles.

NAPOLES, 20 — Um dos grandes filosofos do mundo contemporaneo, Benedetto Croce, faleceu às 10 horas e 50 minutos de hoje, vitimado por uma infecção renal, seguida de uma gripe. Croce estava com 86 anos.
Sua esposa, sra. Adele Croce, e quatro filhas acompanhavam os ultimos momentos do pensador.
Ainda há poucos dias atrás, Benedetto Croce, lia e estudava horas inteiras em sua biblioteca do palacio Filomario, onde residia.
Com Croce, o mundo perde o segundo grande filosofo contemporaneo no espaço de três meses. George Santayana, passou aos 88 anos, em Roma, no mês de agosto, sendo o primeiro.

Personalidade de Benedetto Croce

Benedetto Croce, famoso filosofo e historiador italiano, nasceu em Pescasseroli (Aquila), em 1866. Formado pela Universidade de Roma, desde cedo se impôs como critico de arte e literatura. Em 1903, fundou "La Critica", de que foi diretor até 1937. Inestimavel foi o papel representado por essa revista na liderança do movimento artistico-intelectual da Penisula, num sentido de renovação e afirmação de valores.
O primeiro livro de filosofia de Croce data tambem do principio do seculo. "O Materialismo Historico e a Economia de Karl Marx" teve ampla repercusão. Maior porem, foi o exito alcançado por sua trilogia: Filosofia do Espirito —Logica como Ciencia— Conceito Puro. Suas teorias sobre a estetica como ciencia da expressão e da linguistica em geral provocaram um interesse imenso, na Italia e em toda a Europa.
Pode-se dizer que a vida cultural italiana, a partir dos primeiros anos deste seculo, girou em torno de Benedetto Croce e de suas idéias. Quase todos o seguiam, mas Croce foi tambem duramente combatido pelos discipulos de Marx, Engels e Feuerbach. Croce, aliás, foi o critico mais autorizado a abalizado de Marx, na Italia.
Sua teoria sobre a estetica parte do ponto de vista de que a beleza é um ideal para o qual se encaminham todas as atividades humanas. Para Croce, tudo o que é arte e prazer artistico é a expressão de uma intuição comum ao que é humano.
Croce teve tambem participação ativa na vida politica de seu país. Foi nomeado senador em 1910 e, em 1920, a convite de Giolitti, ocupou no seu ministerio a pasta da Educação, que abandonou um ano antes da subida de Mussolini ao poder. Em 1943, Croce foi preso juntamente com outros lideres antifascistas italianos, e mandado para a retaguarda das tropas alemãs, em Sorrento. Por ocasião da batalha de Salerno, as tropas inglesas conseguiram libertar o filosofo, que foi enviado em segurança para a companhia de sua familia.
Duas grandes tragedias ocorreram na vida de Croce: perdeu o pai e a mãe num mesmo dia, num terremoto, e durante vinte anos sofreu em sua patria a humilhação de ser vigiado em seus menores gestos pelo fascismo.
Há três obras de Croce traduzidas para o português, editadas pela livraria "Atena": "Breviario" (resumo de suas considerações sobre a estetica). "Aspectos Morais da Vida Politica" e "Orientações".


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.