SEPARA-SE A IRLANDA DO IMPERIO BRITANICO


Publicado na Folha da Manhã, terça-feira, 19 de abril de 1949

Neste texto foi mantida a grafia original

LONDRES, 17 - Entrou em vigor hoje, à meia-noite, a lei que proclamou a republica da Irlanda, o Eire - O antigo estado livre da Irlanda - cortou assim oficialmente as ultimas ligações com a coroa Britanica.
Grande numero de felicitações foram enviadas desta capital ao sr. O'Kelly, presidente da Irlanda, inclusive o telegrama do proprio rei da Inglaterra. Tambem o presidente da Italia sr. Luigi Einaudi, e os primeiros-ministros da Commonwealth transmitiram congratulações.
Em Dublin, às 24 horas, os canhões troaram e as trombetas tradicionais anunciaram o advento da Republica da Irlanda. Haverá dois dias de festas nacionais. Por precaução, foram tomadas medidas de ordem na fronteira com o Ulster (Irlanda do Norte), a fim de evitar manifestações nacionalistas. Como se sabe, o Eire reivindica tambem a Irlanda do Norte que, no entanto, ainda permanece ligada ao Reino Unido.
A Republica da Irlanda foi proclamada pela primeira vez há 33 anos, durante a Pascoa, nos primeiros tempos da ocupação britanica; Patrick Pearse revelou-se então o herói da independencia. Jamais abafada a causa republicana, finalmente a Republica da Irlanda foi decretada em dezembro ultimo pelo Parlamento do Eire. Esse decreto entrou em vigencia àquela hora, o que encerra um capitulo dos mais sangrentos e tristes da historia do Imperio Britanico. Aliás, desde 1600, quando a rainha Elisabeth empregou a Invencivel Armada espanhola para dominar os sublevados irlandeses, dirigidos por O'Neill e O'Connely, as relações anglo-irlandesas deixaram de ser cordiais. No entanto, espera-se agora que haverá uma associação mais estreita dos destinos da Republica da Irlanda com a Commonwealth. Como a Irlanda, a India e a União Sul Africana tambem pretendem transformar-se em republica e apenas aguardam certas reformas constitucionais, que lhes permitam continuar, depois, como membro da Comunidade Britanica. Está claro, porem, que, em tais condições, o papel simbolico do rei da Inglaterra será restringido consideravelmente.

Declarações do primeiro ministro Irlandês

DUBLIN, 18 - "Estamos persuadidos de que o nascimento da Republica da Irlanda permitirá cooperação mais cordial e amizade mais solida e real entre o Eire e a Inglaterra e a Commonwealth" - declarou aos jornalistas o sr. Costello, primeiro-ministro do Eire. "O Eire - acrescentou - está disposto, se fôr necessario, a permitir que a Irlanda do Norte conserve seu legislativo, com a condição de que as questões de defesa e de politica externa sejam da alçada de um Parlamento que represente toda a Irlanda e com e com sede em Dublin, até o fim da partilha".
O sr. Costello afirmou, por outro lado:
"Podemos dar à causa da paz no mundo a mais ampla contribuição possível".

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.