O GOVERNO DO HAITI RESTABELECEU O ESTADO DE SITIO EM TODO O PAÍS


Publicado na Folha da Manhã, quarta-feira, 16 de novembro de 1949

Neste texto foi mantida a grafia original


PORTO PRINCIPE, 18 - O governo do Haiti acaba de restabelecer os estado de sitio em todo o país. As primeiras medidas foram o fechamento de sete jornais e a imposição da censura, a fim de - segundo diz o governo - "evitar disturbios politicos e sociais".

Situação na Colombia

BOGOTÁ, 15 - O diario liberal "El Tiempo" informa que, dentro de poucos dias, o Conselho de Guerra, de acordo com as disposições do estado de sitio, funcionará pela primeira vez contra os acusados de haverem assaltado uma fazenda e assassinado um camponês.
Por sua parte, a secretaria da presidencia da Republica anunciou ter comunicado a diversas embaixadas da Colombia no exterior que, desde a implantação do estado de sitio, reina completa tranquilidade no país, tendo terminado os atos de vandalismo. Alem de outras medidas, o presidente Mariano Ospina Perez nomeou o sr. Julian Cook Escobar para as funções de chefe do alistamento eleitoral. Essa nomeação, de acordo com a lei, teria que ser feita pela Corte Eleitoral, mas, estando esta praticamente desintegrada com a retirada dos membros liberais, o Poder Executivo nomeou o sr. Escobar em carater interino.
Entrementes, o Ministério da Justiça deu à publicidade a regulamentação do decreto mediante o qual os delitos contra a segurança em geral, atos sediciosos, conspiração contra a segurança coletiva, etc., serão julgados pelos comandos das brigadas militares.
O decreto original havia publicado simultaneamente com o estado de sitio. De acordo com o mesmo, a pena maxima aplicavel seria de 24 anos de prisão.
A infomação da presidencia da Repulbica, dirigida às embaixadas no exterior, dizia também que se notava na Colombia grande animação no circulos financeiros, com maior atividade comercial. Assinalava o comunicado que tudo indicava que a colheita de café seria elevada.
Por outro lado, "El Tiempo", reproduzindo uma informação do "El Colombiano", de Medellin, declara que o novo governo nomeará os novos magistrados para a Corte Suprema, uma vez que o Congresso, que acaba se ser fechado, negou-se a fazê-lo.

Preparam-se os liberais para a resistencia


HAVANA, 15 - Viajantes chegados da Colombia contam que, após a suspenção da sessão do Parlamento e da declaração do estado de sítio, e devendo as eleições presidenciais realizar-se no proximo dia 27, com um só candidato - o conservador Laureano Gomes - certos elementos do Partido Liberal se preparariam para organizar o que eles próprios chamam de guerrilhas. De fato, alem da resistência civil, à qual pretendem se consagrar os liberais, alguns de seus chefes tencionariam organizar "maquis", que entrariam em ação talvez depois do pleito, agindo nas províncias. Parece que esses futuros grupos volantes tencionariam entrincheirar-se nas regiões inacessiveis da Cordilheira, onde seriam muito dificil atingi-los. Agiriam, sem duvida, alem das tarefas determinadas pelo diretorio liberal, por sua propria conta, no que concerne a questões provinciais. O governo conservador os consideraria, de seu lado, como simples criminosos e bandoleiros, réus de delitos comuns.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.