REPETEM-SE AS EXPLOSÕES EM LONDRES

Ao sinistro occorrido nos estaleiros de Coventry seguiu-se violenta incendio - Feridos diversos bombeiros

Publicado na Folha da Manhã, sexta-feira, 09 de novembro de 1940

Neste texto foi mantida a grafia original

AMSTERDAM, 8 - Despachos procedentes de Londres dão conta de uma violenta explosão, occorrida na manhã de hoje, nos estelleiros de Coventry, onde, pouco depois, ocorreu um incendio de grandes proporções, em que ficaram feridos varios bombeiros.

Recorda-se a esse proposito, que os irlandezes Barnes e Richards foram executados por terem tomado parte activa num attentado e bombas, em agosto do anno preterito, nessa mesma cidade de Coventry.

Não se trata de um acto de sabotagem

LONDRES, 8 - Uma explosão extremamente violenta verificou-se na manhã de hoje em uma cabana de madeira situada junto a um andaime de uma obra em construção no bairro de Coventry, onde os bombeiros estavam procurando extinguir um incendio que acabara de declarar-se.

Dois bombeiros ficaram feridos e foram transportados para o hospital.

A direcção da obra affirma que não se trata de um acto de sabotagem ou de um attentado terrorista.

Prisão de um Irlandez

LONDRES, 8 - Agentes da "Scotland Yard" prenderam hontem à tarde um individuo de nacionalidade irlandeza, que foi immediatamente conduzido para o posto de policia de Cannnonrow, onde se acha até agora. se bem que não fossem fornecidos no momento outros detalhes, um agente especial, encarregado da fiscalização das actividades do Exercito Republicano da Irlanda, declarou que a prisão desse individuo tinha "consideravel importancia".

Acredita-se que o preso seja expulso e conduzido sob escolta até o porto de embarque, afim de serem evitadas manifestações por parte de seus correligionarios.

A campanha da imprensa Allemã em torno das execuções de Birminghan e Nancy

BERNA, 8 - O correspondente em Berlim do "Basler Nachrighten" escreve:

"Na Allemanha a pena de morte é applicada pélos mais variados motivos e muitas vezes por culpas menos graves".

Em seguida o mesmo correpondente salienta o espanto provocado pela simulada "indignação" da imprensa germanica a proposito das execuções de Birminghan e de Nancy.

Por outro lado ao "Voelkischer Beobachter" diz textualmente:

"Não ha mais, doravante, nenhuma illusão do povo germanico, quanto a manutenção do espirito de Clemenceau e Poincaré. Sabe-se agora que a França encontra-se corrompida e a Grã Bretanha destituida de escrupulos. Devem pois ser abatidos de tal modo que não possam mais estender as suas mãos avidas sobre a Europa Central."

O verdadeiro objectivo da campanha da imprensa allemã a proposito das execuções de Birminghan e Nancy fica desse modo claramente patenteado.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.