O DIRIGIVEL "HINDENBURG" INCENDIOU-SE
EM LAKEHURST
No momento da atracação a possante aeronave
explodiu, cahindo ao solo e rapidamente foi consumida pelas chammas
- Parece elevar-se a uma centena o numero de passageiros e tripulantes
mortos - O technico Lehmann, o commandante Max Pruss e o capitão
Stampf estão entre os sobreviventes - O dirigivel fizera
uma viagem particularmente difficil, pelas condições
do tempo
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Publicado
na Folha da Manhã, sexta-feira, 07 de maio de 1937
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Neste texto foi mantida a grafia original
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NOVA YORK, 6 - O dirigivel "Hindenburg" explodiu.
O dirigivel "Hindenburg" explodiu.
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Elevar-se
a cem o número de victimas do sinistro |
LAKEHURST, 6 - Urgente - As primeiras averiguações,
relativamente ao numero de victimas, indicam aparentemente que o total
dos mortos se eleva a 100, dos quaes trinta e nove passageiros e sessenta
e um tripulantes.
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Salvos
o commandante Lehman e o capitão Stampf |
LAKEHURST, 6 - Urgente - Consta que o commandante do dirigivel
"Hindenburg", Ernst Lehman, e o capitulo Stampf, se encontram
entre os sobreviventes. Entretanto, consta também que aquelles
dois aeronautas receberam gravissimas queimaduras.
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O
capitão Pruss, que commandava o dirigivel teria sobrevivido
ao accidente |
NOVA YORK, 6 - Consta que entre os sobreviventes da catastrophe
do "Hindenburg" estão o capitão Max Pruss
e o conselheiro technico capitão Lehman, embora a noticia não
esteja ainda confirmada.
Outro sobrevivente seria o passageiro Herbert O'Laughlin, de Chicago,
que saltará do dirigivel quando este se achava a cerca de tres
metros do sólo.
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O
sinistro foi causado por uma explosão de Hydrogenio |
LAKEHURST, 6 - Urgente - Uma autoridade naval declarou à
"United Press" que o desastre no qual foi destruido o dirigivel
"Hindenburg" foi devido a uma explosão de hydrogenio.
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A
grande aeronave reduzida a escombros |
LAKEHURST, 6 - Urgente - O esqueleto do "Hindenburg"
jazz no sólo, num montão de escombros. De metade anterior
do dirigivel só ficaram intactas as traves que sustentavam
o arcabouço. A metade posterior permanece ainda quasi occulta
pelas nuvens de fumo. Algumas labaredas parecem indicar que continua
o incendio.
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A
explosão deu-se às 19 horas e 15 minutos |
NOVA YORK, 6 - Foi às 19 horas e 15, hora local, que
o dirigivel "Hindenburg" explodiu e se incendiou ao chegar
a Lakehurst. O dirigivel tinha chegado a Nova York com 12 horas de
atrazo, relativamente ao horario previsto. Tinha voado à tarde
sobre Nova York, antes de ganhar a base naval de Lakehurst. Devia
partir a meia noite para a Europa.
Às 19 horas e 35 o "Hindenburg" continuava em chammas.
Ignora-se ainda o numero de mortos e feridos. Os socorros estão
sendo organizados, mas é impossivel approximar-se da massa
incandescente.
Estavam a bordo 39 passageiros e 61 membros da equipagem.
A catastrophe se verificou no momento em que o dirigivel se dirigia
para a torre de amarração. Ouviu-se bruscamente terrivel
explosão e o "Hindenburg" desappareceu em meio das
chammas. Varios segundos depois cahia e se despedaçava ao sôlo,
num estrondo espantoso.
O dirigivel acabava de effectuar a 21.a viagem para a America do Norte.
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O
mastro de atracação terse-ia incendiado causando o desastre |
LAKEHURST, 6 - Urgente - Segundo as primeiras informações
incendiou-se o mastro de attracação no momento em que
ia atracar o "Hindenburg" communicando-se immediatamente
as chammas a todo o dirigivel.
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Como
se teria dado o desastre |
Declarações de uma testemunha ocular
LAKEHURST,
6 - Urgente - Uma testemunha ocular, declarou que lhe pareceu
que o motor da gondola posterior esquerda explodiu quando à
grande aeronave se achava a umas cem jardas do mastro de amarração.
Muito embora um ralo tivesse riscado o ar, por cima do aerodromo,
uma hora antes, ninguem declarou ter visto cahir uma falada no momento
da explosão, de sorte que não acreditou que o desastre
tenha sido atribuido a esse fator.
Os primeiros informes disseram que o commandante Ernest A. Lehman
e o capitão Stampf se encontravam entre os sobreviventes,
mas gravemente queimados. Algumas sentenas de pessoas que accorreram
ao campo para presenciar a chegada do dirigivel, proromperam em
gritos e choraram convulsamente.
Robert J. Novins, uma das testemunhas de vista, disse - "Eu
me encontrava a uma distancia de 250 jardas do dirigivel. De bordo
tinham deixado cahir mais dois cabos e o pessoal do aeroporto estava
rebocando a aeronave na direção do mastro, quanto
repentinamente sahiu uma lingua da secção central,
propagando-se na direção da cauda do dirigivel. Um
segundo após verificou-se uma terrivel explosão e
todo o grande navio aéreo foi envolvido pelas chammas."
Emquanto as turmas de socorro, horrorizadas, corriam na direcção
do dirigivel em chammas, elle cahiu ao sólo e formou um grande
montão de peças retorcidas. Metade da aeronave era
composta sómente de vigas, ao passo que a outra foi envolvida
pela fumaça e chammas que illuminavam o montão de
destroços.
Um dos officiaes de marinha da base de Lakehurst disse á
"United Press" que a sua opinião a explosão
foi causada pelo hydrogenio do dirigivel, cuja capacidade é
de... 7.063.000 pés cubicos.
O mastro de amarração está situado no canto
sudoeste do aéroporto, a duas milhas do "hangar"
e dos edificios da administração.
O mastro é o mesmo de que o "Hindenburg" se utilizou
nas viagens anteriores.
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