SAUDITAS CEDEM SE ISRAEL CEDER


Publicado na Folha de S.Paulo, sexta-feira, 07 de dezembro de 1973

WASHINGTON - A Arabia Saudita aumentará a produção de petroleo para o Ocidente assim que Israel comece a retirar as suas tropas dos territorios arabes ocupados, declarou ontem em Washington o ministro do Petroleo daquele país, Ahmed Yamani.
Depois de conversar durante uma hora com o chanceler norte-americano Henry Kissinger, Yamani explicou aos jornalistas que para os arabes é suficiente o inicio da retirada das forças militares israelenses. "Não esperamos que todos os territorios sejam desocupados imediatamente", disse.

Kissinger crê na conferência

"Os Estados Unidos utilizarão toda a sua influencia para que se chegue a um entendimento, de conformidade com a Resolução 242 (de 1967) do Conselho de Segurança (das Nações Unidas)", afirmou ontem o secretário de Estado norte-americano, Henry Kissinger ao expressar sua confiança de que a conferencia de paz sobre o Oriente Medio poderá ser iniciada no proximo dia 18, em Genebra.
Segundo Kissinger, a conferencia poderá começar, apesar de as negociações entre árabes e israelenses, no quilometro 101 da rodovia Cairo-Suez permanecerem suspensas. As conversações foram interrompidas, porque Tel Aviv se recusa a retirar suas tropas para as linhas de combate do dia 22 de outubro, tal como foi decidido pelo Conselho de Segurança nesse mesmo dia
Kissinger disse também que espera que a União Sovietica não apoie posições "extremas", para a solução do conflito.
Ontem registrou-se um combate aereo entre israelenses e egipcios sobre o golfo de Suez.

Watergate e a politica externa

Por outro lado, o secretário de Estado, em outra parte de sua entrevista à imprensa, advertiu os norte-americanos de que o caso Watergate poderá prejudicar, a curto e a longo prazo, a execução da politica externa norte-americana.

Corrida ao ouro

A falsa noticia do suicidio do presidente Richard Nixon provocou ontem verdadeiro panico na Bolsa de Valores de Londres e uma "corrida ao ouro" no mercado de Paris, onde as negociações com o metal atingiram a 4 milhões de dolares. Em Londres uma hora antes do fechamento do mercado, o indice dos valores industriais baixaria 19,7 pontos, a maior queda registrada num só dia desde 1962.
O desmentido da Casa Branca, porém, permitiu que o mercado londrino se recuperasse um pouco na ultima hora de negociações, fechando com baixa de 11,8 pontos em relação à vespera. A recuperação no final do pregão foi provocada também pela influencia do movimento altista registrado na Bolsa de Nova York, onde a media "Dow Jones" acusou uma violenta alta de 25,8 pontos.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.