SUPERSONICO DOS EUA SERÁ BOEING
|
Publicado
na Folha de S.Paulo, sexta-feira, 6 de janeiro de 1967
|
|
Neste texto foi mantida a grafia original
|
PARIS, 5 - Os Estados Unidos não parecem dispostos a deixar
que lhes arrebatem a supremacia mundial aeronautica, segundo se depreende
da decisão referente ao "Boeing 2707", adotada pela
Agencia Federal de Aviação (FAA).
A FAA decidiu aconselhar ao presidente Johnson a adoção
do modelo de avião supersonico "Boeing 2707", com
asas moveis, em lugar do "Lockheed 2000", com asas em delta.
Dando-se conta do avanço que tomou o projeto franco-britanico
do "Concorde", que pode estimar-se em três anos, os
responsaveis norte-americanos parecem decididos a dar um salto maior
e, em lugar de ir descontando a desvantagem, preparar-se para tomar
a vanguarda no aperfeiçoamento e eficacia da aeronautica, após
breve periodo de inferioridade.
O projeto de "Lockheed 2000", que havia exigido 30 meses
de estudos, será provavelmente abandonado por outro muito mais
caro, mais dificil de realizar e que exigirá mais tempo antes
de converter-se em realidade. O "Lokheed 2000" se parecia
demasiado ao "Concorde" europeu ou ao "Tu-144"
sovietico.
A fabricação do "Boeing 2707" acarretará,
sem duvida, muitas "recaidas tecnologicas", mas, se forem
superadas, proporcionará à industria aeronautica norte-americana
uma vantagem praticamente insuperavel a partir dos anos 1974-1975,
supondo que o aparelho possa estar pronto para voar nessa epoca.
A principal caracteristica do "Boeing 2707" reside nas diferentes
posições que suas asas podem adotar e que variam entre
um angulo de 30 graus com relação a perpendicular ao
eixo do corpo do avião, nas aterragens e decolagens, até
72 graus em voo supersonico, passando por 42 graus quando a velocidade
do aparelho não é superior à velocidade do som.
No "Boeing 2707" se projeta utilizar muito titanio, esse
metal que reune em si as caracteristicas de ser o mais resistente
e o mais leve, mas cuja preparação levanta serios problemas.
Por outra parte, a "geometria variavel" das asas é
um sistema que ainda não foi utilizado em grande escala e que
talvez apresente inconvenientes dificilmente previsiveis. Atualmente,
apenas se pode citar como exemplo dessa tecnica revolucionaria um
avião norte-americano de caça, o "F-111",
mas este pesa apenas 16 toneladas, enquanto o "2707" pesará
307 toneladas.
É de notar que uma das razões que aconselharam a escolha
do "Boeing 2707" é que resultara mais silencioso
do que seu competidor. A mudança de posição das
asas apresenta garantias neste aspecto muito superiores às
dos aviões com asas em delta, como o "Lockheed 2000".
Sem duvida, pesaram no momento da decisão as queixas dos que
residem nas cercanias dos aeroportos distribuidos por todo o mundo.
O problema do estrondo supersonico e dos ruidos parece insoluvel.
"Logo se acostumarão", dizem às vezes os magnatas
da industria aeronautica. Mas a FAA, entre os modelos de avião
que se apresentaram, decidiu-se pelo que molestara menos as populações.
|
Dois
em confronto |
Eis algumas das caracteristicas dos aviões "Boeing 2707"
e "Concorde", que permitem formar idéia das diferenças
existentes entre ambos os projetos:
|
Boeing
2707 |
Concorde |
Peso
total ao decolar |
306 t |
159 t |
Raio
de ação |
6.400
km |
6.400
km |
Velocidade
de cruzeiro |
2.900 km/h |
2.335 km/h |
Altitude
de cruzeiro |
19.500 m |
19.000 m |
Envergadura
com as asas desdobradas |
53
m
|
25
m
|
Envergadura
com as asas dobradas |
32m |
|
Comprimento |
93
m |
58
m |
Potencia
de cada reator |
27.200
kg |
16.761
kg |
Primeiro
voo previsto |
1968-1970 |
1968 |
Entrada
em serviço |
por
volta de 1975 |
1971 |
|
Calcula-se
que o numero de opções reembolsaveis para adquirir um
"Boeing 2707" deve ser de 114, enquanto que já se
fizeram pagamentos "por conta" para 69 "Concorde".
|
|
©
Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos
reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em
qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização
escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.
|
|