SUPERSONICO DOS EUA SERÁ BOEING


Publicado na Folha de S.Paulo, sexta-feira, 6 de janeiro de 1967

Neste texto foi mantida a grafia original

PARIS, 5 - Os Estados Unidos não parecem dispostos a deixar que lhes arrebatem a supremacia mundial aeronautica, segundo se depreende da decisão referente ao "Boeing 2707", adotada pela Agencia Federal de Aviação (FAA).
A FAA decidiu aconselhar ao presidente Johnson a adoção do modelo de avião supersonico "Boeing 2707", com asas moveis, em lugar do "Lockheed 2000", com asas em delta. Dando-se conta do avanço que tomou o projeto franco-britanico do "Concorde", que pode estimar-se em três anos, os responsaveis norte-americanos parecem decididos a dar um salto maior e, em lugar de ir descontando a desvantagem, preparar-se para tomar a vanguarda no aperfeiçoamento e eficacia da aeronautica, após breve periodo de inferioridade.
O projeto de "Lockheed 2000", que havia exigido 30 meses de estudos, será provavelmente abandonado por outro muito mais caro, mais dificil de realizar e que exigirá mais tempo antes de converter-se em realidade. O "Lokheed 2000" se parecia demasiado ao "Concorde" europeu ou ao "Tu-144" sovietico.
A fabricação do "Boeing 2707" acarretará, sem duvida, muitas "recaidas tecnologicas", mas, se forem superadas, proporcionará à industria aeronautica norte-americana uma vantagem praticamente insuperavel a partir dos anos 1974-1975, supondo que o aparelho possa estar pronto para voar nessa epoca.
A principal caracteristica do "Boeing 2707" reside nas diferentes posições que suas asas podem adotar e que variam entre um angulo de 30 graus com relação a perpendicular ao eixo do corpo do avião, nas aterragens e decolagens, até 72 graus em voo supersonico, passando por 42 graus quando a velocidade do aparelho não é superior à velocidade do som.
No "Boeing 2707" se projeta utilizar muito titanio, esse metal que reune em si as caracteristicas de ser o mais resistente e o mais leve, mas cuja preparação levanta serios problemas. Por outra parte, a "geometria variavel" das asas é um sistema que ainda não foi utilizado em grande escala e que talvez apresente inconvenientes dificilmente previsiveis. Atualmente, apenas se pode citar como exemplo dessa tecnica revolucionaria um avião norte-americano de caça, o "F-111", mas este pesa apenas 16 toneladas, enquanto o "2707" pesará 307 toneladas.
É de notar que uma das razões que aconselharam a escolha do "Boeing 2707" é que resultara mais silencioso do que seu competidor. A mudança de posição das asas apresenta garantias neste aspecto muito superiores às dos aviões com asas em delta, como o "Lockheed 2000". Sem duvida, pesaram no momento da decisão as queixas dos que residem nas cercanias dos aeroportos distribuidos por todo o mundo.
O problema do estrondo supersonico e dos ruidos parece insoluvel. "Logo se acostumarão", dizem às vezes os magnatas da industria aeronautica. Mas a FAA, entre os modelos de avião que se apresentaram, decidiu-se pelo que molestara menos as populações.

Dois em confronto

Eis algumas das caracteristicas dos aviões "Boeing 2707" e "Concorde", que permitem formar idéia das diferenças existentes entre ambos os projetos:

Boeing 2707 Concorde
Peso total ao decolar 306 t 159 t
Raio de ação 6.400 km 6.400 km
Velocidade de cruzeiro 2.900 km/h 2.335 km/h
Altitude de cruzeiro 19.500 m 19.000 m
Envergadura com as asas desdobradas

53 m

25 m

Envergadura com as asas dobradas 32m
Comprimento 93 m 58 m
Potencia de cada reator 27.200 kg 16.761 kg
Primeiro voo previsto 1968-1970 1968
Entrada em serviço por volta de 1975 1971

Calcula-se que o numero de opções reembolsaveis para adquirir um "Boeing 2707" deve ser de 114, enquanto que já se fizeram pagamentos "por conta" para 69 "Concorde".
 

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