UM PASSEIO DE JIPE NA LUA


Astronautas exploram com seu jipe o solo da lua

Publicado na Folha da Tarde, segunda-feira, 02 de Agosto de 1971

Neste texto foi mantida a grafia original

CENTRO ESPACIAL DE HOUSTON - David Scott e James Irwin, os tripulantes da Apolo-15 que estão explorando o solo da Lua, conduziram ontem seu veiculo lunar por percurso de quase 6 quilometros e meio até o sapé das mais elevadas montanhas do satelite, recolheram pedras e amostras do solo lunar - que podem datar dos primeiros tempos do sistema solar - e ficaram admirados com tudo o que viram. O jipe lunar, que apresentou alguns pequenos problemas na primeira excursão, no sabado, realizou sua missão a contento.
Scott e Irwin quase não pararam de falar, enquanto avançavam a uma velocidade maxima de 12 quilometros por hora entre crateras e penhascos, no desfiladeiro Hadey, e descreveram as diferentes caracteristicas geologicas que observaram á sua passagem.
A excursão começou ligeiramente atrasada porque foi necessaria uma revisão no sistema de climatização da roupa espacial de Irwin. O controle de Houston descobriu uma borbulha de ar nesse sistema. O traje de Scott está perfeito, mas ele tambem enfrentou um problema: seu contador de pulsações não está funcionando como deve.

Pedra verde

Os astronautas disseram que haviam encontrado duas pedras verdes, durante seu passeio, mas o controle explicou que poderia tratar-se de um a ilusão do otica, provocada pelos protetores de seus capacetes.
Scott e Irwin recolheram, classificaram e fotografaram amostras e enterraram um tubo de 90 centimetros de extensão no solo lunar para obter material subterraneo. Enquanto Scott cava os telespectadores nos EUA e em muitos outros países viram como ele escorregava e caia. Irwin ajudou-o a levantar-se varias vezes.
A excursão durou 7 horas e 12 minutos, o maior tempo de permanencia até hoje de um homem no solo lunar. Somando com a excursão de ontem, os dois já trabalharam 13 horas e meia no solo. Hoje, os dois astronautas farão sua terceira e ultima excursão na Lua.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.