COMO OS HOLLANDEZES ESTÃO ARRANCANDO UMA PROVINCIA AO MAR

Publicado na Folha da Manhã, domingo, 6 de maio de 1934

Neste texto foi mantida a grafia original

Annunciam os hollandezes, com essa tranquillidade fleugmatica que é tão caracteristica do seu temperamento nórdico, que entraram numa nova etapa dessa obra extraordinaria que se propuzeram levar a cabo e que consiste em reconquistar uma antiga provincia coberta pelo mar. Trabalho titanico que, dentro de um quarto de seculo, permittirá á Holanda collocar uma população de 500.000 almas sobre um territorio que, até ha pouco tempo, era apenas um braço de mar sulcado pelas lanchas dos pescadores da Frisia e de Gueldres . Um jornalista que, ha pouco, visitou essas obras, publicou as suas impressões num jornal europeu, e das quaes vamos reproduzir alguns trechos interessantes:

Uma luta sem treguas

Lembro-me que, ha alguns annos, pouco tempo depois de se iniciarem os trabalhos de Zuiderzee, fui ate o norte de Amsterdam - a cidade das trezentas pontes - onde se lançavam no mar os primeiros blócos de pedra daquella gigantesca muralha que deveria arrebatar ao mar do Norte uma parte do seu dominio. A impressão que produz aquella terra humida, pantanosa, sem horizontes, que constantemente se confunde com o mar, é estranha e inquietante. Percebe-se, ao contemplar esse sólo incerto, sem ondulações, coberto de uma herva rala, que só a vontade inquebrantavel do homem impediu que toda essa parte da Europa desapparecesse sob o oceano. Innumeras vezes, o mar tem se vingado dessa resistencia brutal, avançando furiosamente sobre esse paiz extremamente plano e inundando aldeias. Apesar, contudo, de tão ingratas condições, os hollandezes, habeis e tenazes, têm conseguido cultivar um sólo quasi mediocre e dar vida a uma agricultura muito prospera. Pouco a pouco, foram reconquistando os terrenos perdidos, os "polders"; cercaram-n'os de diques, para defendel-os contra novos ataques; abriram profundos fossos e uma vasta rede de canaes, de sorte que se consideram agora, com visos de razão, sufficientemente protegidos contra novos ataques do seu eterno inimigo, o sombrio e frenetico mar do Norte. Chegados a esse ponto, porém, os hollandezes - que a luta constante exasperou - decidiram não parar nas obras de defesa. Foram além: resolvidos a uma offensiva, tratam de arrancar ao mar uma grande extensão de terra.

Um pouco de historia

O espaço occupado actualmente pelo inmenso golfo de Zuiderzee, foi, em outros tempos, uma grande área de terra firme, banhada por um lago, o Flevo. Em 1282, o mar, num acesso de inaudito furor, avançou sobre as terras e chegou até esse lago, cujas aguas, desde então, se confundiram com as daquelle. Mais de 300.000 hectares de terra ficaram perdidos para sempre. Foi o que se suppoz então. Pois quem teria audacia bastante para reconquistar essas terras? Não era essa a primeira catastrophe produzida pelo mar naquellas terras infelizes, nem tão pouco havia de ser a ultima. Mas os hollandezes daquelles tempos resignavam-se facilmente. Aconteceu, porém, que, no seculo XVI, com os progressos da sciencia, surgiu na Hollanda uma iniciativa patriotica: a de constituir um Corpo de Engenheiros do mar, o "Waterstaat" ao qual se confiou a defesa e vigilancia das provincias expostas ao furor das aguas. Isso succedeu logo após outra terrivel catastrophe maritima que tinha provocado, em plena terra, e sem se saber como, a apparição de uma especie de mar interior o lago de Haarlen. Já no seculo anterior, outro lago salgado, o Biesboch, tambem apparecera após uma tremenda inundação que arrazou setenta e duas aldeias causando a morte de 100 mil pessoas! O "waterstaat" deu inicio, immediatamente, aos seus trabalhos, construindo diques monumentaes - trabalhos defensivos de uma concepção audaciosa para a época. Tratava-se, primeiro, de oppôr uma resistencia ás invasões do mar; em seguida, reconquistar deste, os terrenos perdidos, coisa que não era muito facil com os meios technicos muito primitivos de então. A costa hollandeza e as ilhas vizinhas puderam resisitir aos constantes ataques do mar, graças áqueles grandes trabalhos. Mas era preciso esperar até o seculo XIX para vêr completada essa obra heroica, pela conquista methodica das terras invadidas pelo mar. Em 1852, os engenheiros hollandezes tinham o orgulho de devolver á sua patria os 18.000 hectares do lago da Haarlem, essa especie de mar interior, lembrança da terrivel inundação do seculo XVI. Até os principios do seculo XX, os hollandezes tinham conseguido rehaver cerca de 100.000 hectares do seu sólo, outróra arrebatados pelo mar. Então, foi o momento de pensar na obra magna: a reconquista do Zulderzee, perdido em 1282. O ministro das Obras Publicas, engenheiro dr. Lely, foi quem organizou o plano de seccagem do inmenso golfo, plano que foi approvado pelo Parlamento em 1918.

Uma obra titanica

Em poucas palavras pode-se expôr este plano, cuja realização exige, pelo menos, 25 annos de trabalhos constantes: entre o Zuiderzee e o mar, eleva-se um dique bastante forte para resistir aos mais furiosos embates do mar e, no interior desse dique, procede-se a emersão do terreno, graças aos mais modernos processos technicos. Diante de Zuiderzee há uma ilha, a ilha Wieringen, situada a curtissima distancia da costa da Hollanda septentrional, que é a provincia que se acha ao oeste de Zuiderzee. Fez-se primeiramente um dique, que vae da terra firme até essa ilha; um dique com a altura de 7 ms. 60 sobre o nivel das aguas isto é, uma altura sufficiente para que nenhuma onda, por mais terrivel que seja, jamais possa cobrill-a. O dique, que tem cerca de 100 metros de largura em sua base, é quasi uma authentica lingua de terra que avança pelo mar; é feito de uma base de area coberta de argilla do mar, extrahida do proprio Zuiderzee, mistura solidissima que foi revestida, depois de uma espessa muralha de pedras. Entre a costa da Hollanda septentrional e a ilha de Wieringen, ha uma distancia de 2.500 metros apenas. A distancia do outro lado é infinitamente superior; com effeito, desde a ilha de Wieringen, ou melhor, desde da que outróra foi a ilha de Wieringen, hoje unida ao continente, até a provincia de Frizia, que limita o Zuiderzee a leste, contam-se 30 kilometros. O dique actualmente em construcção será provalvelmente o maior do mundo. Essa obra, irrealizavel á primeira vista, pôde ser levada a cabo graças á pequena profundidade das aguas na entrada do Zuiderzee (3 ms 50), e graças tambem á vontade ferrea dos homens empenhados na sua realização.

O custo das obras

Até agora, foram invertidos cerca de 100.000.000 de florins (cerca de 780.000 contos) nas obras do Zuiderzee, e impossivel é calcular o que vão custar até a sua conclusão. Mas os hollandezes não se preocupam, com razão, com esse sacrificio, por maior que saja: têm em vista, apenas, a formosa realização do que sempre pareceu para elles o mais irrealizavel dos sonhos. Quando o Zuiderzee estiver convertido num lago, proceder-se-á á emersão dos diversos "polders" occultos até agora sob a superficie liquida e serão entregues paulatinamente, á agricultura. Quanto á agua, attrahida por bombas aspirantes de grande potencia e conduzida ao mar por um systema de canaes perfeitamente distribuidos, desapparecerá para sempre. Os hollandezes, sentindo-se bastante fortes para não temer nenhuma nova investida do bellicoso mar do Norte, restituirão á paizagem sua antiga physionomia, isto é, por traz do poderoso dique, respaldado pelos terrenos reconquistados, devolverão á existencia o famoso lago Flevo que foi cumplice do furor marinho na catastrophe de 1282. Apenas, este lago não terá o antigo nome, pois se chamará Yesselmeer, devido ao rio que desembocava em suas aguas. Este lago interior cobrirá uma terça parte do antigo golfo; quanto ás duas terças partes restantes, serão terras para a lavoura. O que representa um conjunto não inferior a 250.000 hectares de bôa terra. Á vista desses algarismos imponentes, compreende-se que, por muito que custe o plano do dr. Lely, não pódem caber duvidas, nem vacillações.

Um "por'lder" formidavel

Enquanto se proseguem os trabalhos de construção do gigantesco dique marinho, os engenheiros hollandezes não quiseram que as terras conquistadas ao mar por seu esforço, fiquem improductivas um só dia. O leitor deve lembar-se de que se contruiu um primeiro dique entre a terra firme e a ilha de Wieringen; pois bem, ao abrigo desse dique, foi posta a secco, por completo, uma área de 22.000 hectares, definittivamente arrancada ao mar. Nesses 22.000 hectares vivem já numerosas familias. Tenho diante dos olhos uma estatistica, na qual se revela que, no fim do anno de 1932, havia mais de 500 camponezes installados nas terras onde, dois annos antes, havia apenas mar. As chuvas contribuiram para o desapparecimento do sal que cobria os campos outróra cobertos pelo mar. A fertilidade do sólo é extraordinária; mas é preciso lutar, continuamente, contra as hervas damninhas que crescem com inaudita rapidez nas terras semeadas hoje de cereaes. A experiencia, de todos os modos, tem dado resultados magnificos, animando seus autores a proseguir na obra empreendida. Sobre esse "polder" de 22.000 hectares circulam 90 kilometros de canaes tracados a cordel; ha já 250 klilometros de estradas e varios povoados em embryão. Estas foram construidas á margem da mesma estrada, de quatro em quatro kilometros e, á medida que vão surgindo, são dotadas de beneficios materiais e espirituais que poderiam exigir as provoações mais exigentes: serviços de aguas, faz e eletricidade, agencias do Correio, igrejas, cartorios de paz, etc. Assim, silenciosamente, um pequeno paiz da Europa está realizando uma obra de Titan, que ficará, aos olhos das gerações vindouras, como uma das realizações mais surpreendentes da energia humana nesta primeira phase do seculo XX que começou sob o signo de destruição".

 

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