"BARBATANAS", "LEMES" E OUTROS DETALHES DA MODA
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Publicado
na Folha da Manhã, domingo, 29 de agosto de 1948
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Neste
texto foi mantida a grafia original
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Quando os costureiros apresentam aqueles vestidos desenhados com enfeites
exagerados na parte de trás, evitam sugerir qualquer especie
de capote para ser usado sobre eles. Ao chegar o inverno, as senhoras
terão de resolver sozinhas esse problema. Poderão então
escolher um capote curto, uma capa ou um dos novos capotes compridos
em estilo "imperio".
Os novos capotes estilo "imperio" conservam a linha natural
da cintura na frente, mas nas costas abrem-se muito acima da cintura.
Pauline Trigere apresenta um capote para noite, em lã amarelo-pardo,
cortado em estilo "princesa", mas tendo atrás a cintura
alta do estilo "imperio".
Nos novos vestidos para noite, a renda está sendo utilizada
em quantidade enorme. Rendas de Chantilly e de Alençon, rendas
rebordadas, franjas e debruns de rendas, tudo é utilizado para
tornar mais fascinantes os vestidos. Leques e luvas de rendas constituem
encantadores acessorios. Um pequeno leque e luvas compridas de renda
côr de rosa combinam com um solene vestido para noite feito
de renda da mesma côr.
Não se pode deixar de fazer referencia aos belos vestidos para
noite com corpinhos ou pelo menos a parte superior dos corpinhos feitos
de rendas. A moda atual é usar renda preta sobre tecido de
côr clara, combinando o corpinho com uma saia de tafetá,
cetim ou veludo preto.
Esses corpinhos de renda são usados com toda especie de saias
para noite, desde as curtas até as que possuem caudas, desde
as amplas saias rodadas até os modelos justos em estilo eduardino.
Um corpinho de renda preta sobre crepe cinzento palido tem uma saia
em estilo "princesa", feita de tafetá preto e com
uma barra rodada. Corpinhos de renda preta, mais compridos, descendo
até os quadris, são usados sobre cetim côr de
marfim em um modelo e tafetá azul claro em outro, com saias
pretas do mesmo cetim ou tafetá.
Um vestido de veludo preto tem um corpinho de renda preta sobre fundo
côr de carne. A saia de veludo cai até a altura do peito
do pé e é bem larga, em estilo "bailarina".
O corpinho é cortado muito baixo nas costas, descendo até
a linha da cintura.
Para os novos detalhes salientes na parte de trás das saias
pode-se escolher um entre dois pitorescos nomes. São eles chamados
"barbatanas", como nos peixes, ou "lemes", como
nos barcos. Exemplo tipico, senão exagerado, é apresentado
em um vestido para noite, de cetim cinzento palido, desenhado por
Nettie Rosenstein. Tem ele pelo menos seis "barbatanas"
ou "lemes" na parte de trás, todos armados com o
emprego de crinolina.
Um arranjo mais simples é constituido pelo laço "butterfly"
drapeado na parte de trás da saia. Consiste esse arranjo em
duas barbatanas salientes que se unem no centro da saia. Detalhes
igualmente curiosos, de diferentes formas, podem ser vistos nos vestidos
e mesmo nos capotes para uso diurno.
Voltando a falar de capotes para noite, é preciso dizer que
os modelos curtos e soltos estão sendo usados com quase qualquer
especie de vestido. O novo fio metalito "lurex" é
empregado em vermelho, azul e dourado para dar brilho a um belo brocado
com que é feito um capote curto e solto, de gola alta e mangas
largas, com punhos.
O fichu é uma peça muito util para cobrir os corpinhos
que deixam os ombros nus. Alguns fichus são feitos de tafetá,
para serem usados com vestidos do mesmo tecido, e são amarrados
na frente em um grande laço. O nó permanece estacionario,
pois o fichu pode ser arrumado sobre a cabeça sem desmanchar
o laço. Os xales de renda preta estão sendo tambem usados
à noite, para cobrir os corpinhos muito decotados.
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