"BARBATANAS", "LEMES" E OUTROS DETALHES DA MODA

Publicado na Folha da Manhã, domingo, 29 de agosto de 1948

Neste texto foi mantida a grafia original

Quando os costureiros apresentam aqueles vestidos desenhados com enfeites exagerados na parte de trás, evitam sugerir qualquer especie de capote para ser usado sobre eles. Ao chegar o inverno, as senhoras terão de resolver sozinhas esse problema. Poderão então escolher um capote curto, uma capa ou um dos novos capotes compridos em estilo "imperio".
Os novos capotes estilo "imperio" conservam a linha natural da cintura na frente, mas nas costas abrem-se muito acima da cintura. Pauline Trigere apresenta um capote para noite, em lã amarelo-pardo, cortado em estilo "princesa", mas tendo atrás a cintura alta do estilo "imperio".
Nos novos vestidos para noite, a renda está sendo utilizada em quantidade enorme. Rendas de Chantilly e de Alençon, rendas rebordadas, franjas e debruns de rendas, tudo é utilizado para tornar mais fascinantes os vestidos. Leques e luvas de rendas constituem encantadores acessorios. Um pequeno leque e luvas compridas de renda côr de rosa combinam com um solene vestido para noite feito de renda da mesma côr.
Não se pode deixar de fazer referencia aos belos vestidos para noite com corpinhos ou pelo menos a parte superior dos corpinhos feitos de rendas. A moda atual é usar renda preta sobre tecido de côr clara, combinando o corpinho com uma saia de tafetá, cetim ou veludo preto.
Esses corpinhos de renda são usados com toda especie de saias para noite, desde as curtas até as que possuem caudas, desde as amplas saias rodadas até os modelos justos em estilo eduardino. Um corpinho de renda preta sobre crepe cinzento palido tem uma saia em estilo "princesa", feita de tafetá preto e com uma barra rodada. Corpinhos de renda preta, mais compridos, descendo até os quadris, são usados sobre cetim côr de marfim em um modelo e tafetá azul claro em outro, com saias pretas do mesmo cetim ou tafetá.
Um vestido de veludo preto tem um corpinho de renda preta sobre fundo côr de carne. A saia de veludo cai até a altura do peito do pé e é bem larga, em estilo "bailarina". O corpinho é cortado muito baixo nas costas, descendo até a linha da cintura.
Para os novos detalhes salientes na parte de trás das saias pode-se escolher um entre dois pitorescos nomes. São eles chamados "barbatanas", como nos peixes, ou "lemes", como nos barcos. Exemplo tipico, senão exagerado, é apresentado em um vestido para noite, de cetim cinzento palido, desenhado por Nettie Rosenstein. Tem ele pelo menos seis "barbatanas" ou "lemes" na parte de trás, todos armados com o emprego de crinolina.
Um arranjo mais simples é constituido pelo laço "butterfly" drapeado na parte de trás da saia. Consiste esse arranjo em duas barbatanas salientes que se unem no centro da saia. Detalhes igualmente curiosos, de diferentes formas, podem ser vistos nos vestidos e mesmo nos capotes para uso diurno.
Voltando a falar de capotes para noite, é preciso dizer que os modelos curtos e soltos estão sendo usados com quase qualquer especie de vestido. O novo fio metalito "lurex" é empregado em vermelho, azul e dourado para dar brilho a um belo brocado com que é feito um capote curto e solto, de gola alta e mangas largas, com punhos.
O fichu é uma peça muito util para cobrir os corpinhos que deixam os ombros nus. Alguns fichus são feitos de tafetá, para serem usados com vestidos do mesmo tecido, e são amarrados na frente em um grande laço. O nó permanece estacionario, pois o fichu pode ser arrumado sobre a cabeça sem desmanchar o laço. Os xales de renda preta estão sendo tambem usados à noite, para cobrir os corpinhos muito decotados.


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