A MODA EM PARIS

Publicado na Folha da Manhã, domingo, 23 de março de 1947

Neste texto foi mantida a grafia original

As luvas, este ano, apresentam-se guarnecidas de varios motivos originais. O clichê nos mostra uma luva amarela, toda pespontada no mesmo tom; pode-se tambem fazer luva branca com pespontes pretos, modelo Alexandrine. O outro modelo é tambem branco, a parte interior dos dedos, assim como os pespontes, são em vermelho; o punho é vermelho com pespontes brancos - modelo Perrin. O terceiro modelo mostra-nos a parte superior da luva, que pode ser de tricô, de algodão ou de seda. Numerosos modelos estão sendo executados desta maneira: a parte superior em tecido estampado com florzinhas multicores, e a parte interior em côr unica.
Hormes apresenta, geralmente, a fantasia sobre o dedo polegar: a costura que contorna o dedo é guarnecida de um bordado representando uma guirlanda de flores em seda, de tons pastel. Ilda tambem apresenta luvas côr de cinza, com o polegar negro.
Para noite, Marcel Rochas exibe luvas curtas rosa-malva: a parte interior de cada dedo é recoberta de fina renda de "Chantilly" preta.
Robert Piguet apresenta, tambem para noite, luvas compridas em "suéde" preto, tendo na ponta dos dedos motivos dourados, simulando unhas. Às vezes este efeito é produzido por pequenos "paillettes" multicores.
Balenciaga conservou-se fiel às longas luvas transparentes, em organza de todas as cores. Caroline Reboux idealizou luvas em cetim preto ou de côr, abotoadas no punho, de onde sai um largo godé em forma de capuz, feito do mesmo tecido.


Casaquinhos claros

Os casaquinhos põem a nota alegre dos seus tons vivos nos sobrios vestidos de tons escuros. Rejuvenescem encantadoramente quando executados nos tons: cereja, azul-rei, amarelo-canario, vermelho-sangue. Serão sempre elegantes, mesmo quando se prefere executá-los num tom mais sobrio de castanho, ou côr de areia. Poderão ser feitos de qualquer qualidade de seda, fustão ou linho.
A gola é geralmente feita em côr escura, quase sempre preta; a frente é reta, com duas ordens de botões, ou tambem fechada em diagonal com um botão sobre o ombro direito e outro sobre o lado esquerdo. As costas são geralmente cortadas por um "empiécement" descendo até em baixo.
O modelo que apresentamos é de Molyneaux. Um outro modelo da mesma casa é um pouco mais comprido, cortado duas vezes, no sentido do comprimento, por uma prega batida, circular, dando o efeito de "tonneau", tão em moda.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.