MODA É MAIS UM MOTIVO PARA SE IR A AMSTERDÃ

Publicado na Folha de S.Paulo, sexta-feira, 21 de março de 1969


A quinze minutos do novo aeroporto de Schphol, outro impressionante edificio está sendo terminado. É o Centro de Roupas Feitas de Amsterdã, na Praça Rainha Guilhermina, onde centenas de grandes e pequenos comerciantes de roupas feitas instalaram seus salões de desfiles e escritorios. Amsterdã é o centro da moda dos Países Baixos. Praticamente não existe nenhum industrial de roupas feitas, das fabricas de todo o país, que não abasteça os estabelecimentos da capital; nela é feita a maioria das trasações.
A industria das roupas feitas da Holanda nasceu em Amsterdã, no seculo XIX, e, gradualmente, alcançou importante posição nas atividades industriais da capital. Antes da Segunda Guerra Mundial, alcançou progresso sem igual, depois de 1933, quando numerosos empregadores judeus que foram expulsos da Alemanha estabeleceram-se na Holanda. Foi durante esses anos que a industria de roupas começou sua grande arrancada.
A invasão germanica e a deportação dos judeus alemães deu novo alento à industria de roupas feitas, que contava com numerosos empregadores judeus. Depois da libertação da Holanda, em 1945, a reconstrução desse ramo da industria foi feita com disposição e força incomuns.
O fato de que centenas de judeus alemães nunca retornaram, e a grande pressão exercida por outras industrias que entraram no mercado empregando metodos modernos e mais rapidos, forçou os fabricantes de roupas feitas a se estabelecerem em outras partes do país, onde o trabalho recomeçou, com mais vigor. O maior comercio, entretanto, continuou de alguma importancia. Instalaram seus escritorios ou exposições na capital.
Muito cedo, a maioria deles encontrou um excelente ponto na parte oeste do velho centro da cidade, onde o problema do trafego e de lugares para se instalarem deixou de existir, com a decisão de se construir um enorme edificio, o Centro de Roupas Feitas de Amsterdã.

A mulher elegante

Com isso Amsterdã transformou-se no centro da moda dos Países Baixos. Os três mais importantes costureiros da região, Max Heymans, Dicks Holthaus e Ferry Offerman, têm suas casas na capital, enquanto que, em poucos anos, grande numero de pequenas butiques servem às jovens, crescendo rapidamente por toda a cidade esse tipo de comercio.
A mulher de Amsterdã é muito zelosa no que diz respeito à moda. Varias são as causas. Em primeiro lugar, ela está estreitamente ligada ao comercio de roupas feitas. Alem disso, Amsterdã é o centro do teatro, radio e televisão dos Paises Baixos. Em outras palavras, os artistas,m que se vestem de acordo com a ultima moda, para chamar a atenção de seus admiradores, dão o exemplo.
A presença de numerosos modelos tambem contribui para que a cidade assuma esse colorido. Amsterdã conta com cerca de 500 modelos profissionais e algumas centenas de outros que têm nesse trabalho uma Segunda ocupação. Muitos modelos estrangeiros fazem de Amsterdã sua residencia permanente, de onde voam para os estudios fotograficos da Inglaterra, França e Alemanha.
Muitas vezes ouve-se dizer que, em proporção, há mais modelos nas ruas de Amsterdã do que em Paris. Toda primavera realizam-se grandes apresentações no RAI - Centro de Congressos de Amsterdã. Durante os ultimos anos, esse evento transformou-se em festividade de grandes proporções, com "shows" onde se podem ver as ultimas criações da moda. É o "Authors Gala", organizado por ocasião de "Book Week", quando centenas de pessoas, desde as grandes celebridades até moças de escritorio, iguais na aparencia, vestem as ultimas novidades. Embora Amsterdã não tenha autoridade para ditar o futuro da moda - o que é reservado a cidades como Paris, Londres e Roma - sua industria de roupas feitas alcançou fama internacional, como "tradutora" das novas linhas que são lançadas.
Essa é a promoção necessaria para levar a moda a milhões de pessoas. A excelente qualidade da mão de obra e os baixos preços de fabricação foram os alicerces da industria de roupas feitas holandesa. Esses produtos ocupam lugar de destaque no mercado de exportação, com aumento anual e seguro nas roupas para jovens e adultos, roupas especializadas para diversos tipos de trabalho, roupas esportivas, sociais, saias, roupas para inverno e muitas outras.
Lojas do Centro de Roupas Feitas de Amsterdã estão convenientemente localizadas junto aos aeroportos e às junções de grande numero de auto-estradas.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.