OS MODELOS DE MAINBOCHER PARA A MEIA-ESTAÇÃO

Uma collecção de vestidos inteiramente negros e de linhas simples, e que entretanto não são tristes nem monotonos

Publicado na Folha da Noite, sabbado, 20 de maio de 1939

Neste texto foi mantida a grafia original

PARIS, 20 - Um collecção de vestidos inteiramente negros mas que não são nem tristes nem monotonos, tal é a interessante realização de Mainbocher para a meia estação.
Isso se explica pelo facto de ter o grande costureiro parisiense escolhido unicamente tecidos negros brilhantes - bright black - e pela incomparavel variedade dos enfeites, si bem que todos os modelos apresentem uma linha de grande simplicidade.
Entre os tecidos negros brilhantes devemos citar não só as lãs mas o setim e a cachemira com fios de lã e tão macios como a seda. No concernente ás sedas, o cetim, a "faille", o chamalote, o ottomano, o velludo de seda ou "reyone", são os preferidos. Todavia o crepe marrocain o crepe da China substitue os tecidos foscos até agora em grande moda.

Tecidos vaporosos

Todos os tecidos sejam de lã ou de seda apresentam um superficie lisa sem relevos apparentes, mas de grande vaporosidade. Não ha por assim dizer um modelo nessa colleção que seja enfeitado com bordados de ouro, de perolas, de lantejoulas e de pequenos canudos de misangas, cobrindo superficies de tamanhos variaveis. Os motivos escolhidos inspiram-se em enfeites orientaes onde apparecem folhagens e flores de lotus e rosaceas arabescas.

Esses ornamentos são utilizados para marcar ou assignalar a cintura, o busto, os punhos, os bolsos. Em alguns modelos servem para simular um bolero ligeiramente solto sobre o collo e, em outros dispostos e mdiagonal do hombro esquerdo ao fianco direito à guisa de um boldré de fantasia. Ha mil e uma maneiras originaes de se applicar as faixas bordadas.


Os Ornamentos

Outros ornamentos de ouro casam seu brilham ao fulgor dos bordados de vidrilhos e aos botões de inspiração oriental, de metal dourado, finamente trabalhados e cinzelados representando flores dignas dos contos das Mil e Uma Noites. Outros botões são ornados de pedrarias com tonalidades quentes de topazio, de ambar, uns com escamas douradas, outros com fragmentos de vidro espelhado que rutilam e scintillam como as mais raras gemmas.

Convém assignalar que o emprego de uma fileira de 4 ou 5 desses grandes botões à guisa de abotoamento natural de um corpete sem mais nenhum ornamento, é bastante para dar um cunho de elegancia discreta. O mesmo se pode dizer dos cintos de couro envernizado bordados a ouro e guarnecidos de uma grande fivella do mesmo metal, unicos ornamentos para vestidos elegantes e simples.

A nova linha

Quanto à nova linha creada por Mainbocher, seus modelos negros apresentam francamente a linha recta que substitue agora a moda das saias amplas. A frente desse modelos é recta, as saias são talhadas sem "godets" e seu comprimento é sensivelmente maior que os modelos da passada estação. As mangas em estylo classico não augmentam o volume exaggerado dos hombros.

Com os vestidos proprios para a um elemento novo que terá seu maior tarde, aliás muito elegantes, surge nas "tollettes" para a noite: a interpretação moderna dos modelos em voga entre 1880. Não se trata de "poufs", nem de tecidos sobrepostos, mas de inserção na cintura e as costuras dos corpetes, pela par te de trás, de uma curta "basque" posto ou plissado com menos de 15 ou de um "volant" de tecido sobre centimetros de largura. Esse "volant" é ás vezes encimado por uma "tête" ou "ruche", ou para as "toilettes" nocturnas de uma grinalda de flores.

"Toilettes" Nocturna

Para as "toilettes" nocturnas Mainbocher escolheu também um tecido branco como a neve, absolutamente puro, a que deu o nome de "winter white", e outro côr de rosa, de tonalidade completamente nova, destinado a substituir os tecidos de tons cyclamen e imitando as orchideas. Essas côres modernas, ao que se diz, foram copiadas das pennas brilhantes de passaros exoticos, o que justifica a originalidade da coloração. Para descrever essas côres, teremos de lançar mão de comparações floraes: os geranios côr de rosa vivo, as begonias e rosas transadeiras podem evocar esse colorido quente e alegre.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.