A ANTIGA SILHUETA DE "BARRIL" - CHAPÉUS COM FITAS
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Publicado
na Folha da Manhã, domingo, 16 de março de
1947
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Neste
texto foi mantida a grafia original
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A antiga silhueta de "barril", grossa no centro e arredondando-se
até os estreitos ombros e a barra justa, está ameaçando
as formas das mulheres de hoje. As saias cheias no alto e estreitas
na barra conseguem esse efeito, juntamente com a eliminação
dos enchimentos nos ombros.
As saias curtas são incompativeis com essa nova moda. Enquanto
permanecerem em voga, o "barril" fará pouco progresso,
mas a nova silhueta é realmente graciosa nos vestidos de jantar
que caem até os tornozelos. Vimos um exemplo em um vestido
de tafetá preto com cintura grossa, por meio de enfeites e
enchimentos, e a saia estreitando até os tornozelos. O decote
desse vestido era ornado com um "fichu" de tafetá,
tendo no centro um ramalhete de flores brancas, flores essas que apareciam
tambem no chapéu preto.
Os vestidos de saias cheias para noite não estão sendo
muito usados agora em Nova York a não ser pelas mocinhas. A
tendencia é para trajes mais justos, com saia estreita, ou
para estilos eduardianos, apertados na frente e com enfeite caido
nas costas.
As rendas estão agora em grande moda. Para trajes do dia elas
são empregadas apenas em blusas e como enfeite.
Um novo toque nos vestidos para tarde e ocasionalmente para noite
é representado pela sobre-saia simulada, que cai até
a barra, na frente e, às vezes, se repete nas costas. Isso
tende a tornar a silhueta mais alta e magra, podendo-se por esse motivo
prever grande popularidade para esse estilo.
As linhas diagonais continuam a influenciar os desenhistas. Harriette
Harra, de Stein & Blaine, coloca debruns em diagonal, em meio
das saias. Um vestido curto para jantar, feito de crepe estampado
de azul e branco, possui um debrum que corre da direita no alto, até
a esquerda, em baixo. O mesmo tratamento é dado a um vestido
de renda para jantar.
A mesma desenhista usa a barra desigual em vestidos pretos para jantar.
A saia cai até a altura dos tornozelos na parte de trás
e ergue-se quase até os joelhos, na frente. Em um vestido para
tarde em crepe estampado, essa barra desigual é conseguida
por meio de folhos de tafetá preto, que dá a volta pelos
quadris e cai atrás, por meio de um enfeite mais comprido do
que a propria saia. Esse tipo de vestido desce até o meio da
barriga da perna, e tem o popular decote quadrado e aberto.
Entre os chapeus mais modernos destacam-se os chamados modelos "de
perfil", que possuem uma larga aba do lado esquerdo, elevando-se
até grande altura. São geralmente enfeitados com simplicidade,
com fitas ou "écharpes". Um modelo "de perfil'
em palha azul-marinho é enfeitado com uma "écharpe"
de "chiffon" azul-marinho caida sobre os ombros.
Quantidade imensa de fitas estão sendo usadas ao redor dos
novos chapeus, muitas vezes combinadas com flores. Para enfeitar um
chapeu de palha azul-marinho, Jay Thorpe combina fitas azul-marinho
e melania côr de "chartreuse". Brandt, de Stein &
Blaine, emprega laços de tafetá preto, ornado com tenda
de palha, em um grande chapeu de palha milanesa preta.
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