FENIT, UMA ATRAÇÃO DEPOIS DA OUTRA...

Publicado na Folha de S.Paulo, domingo, 13 de agosto de 1967


A X FENIT - Feira Nacional da Industria Textil - inaugurada Sexta-feira ultima para a imprensa e ontem, sabado, para o publico - está-se constituindo num dos maiores espetaculos do ano em materia de moda e "shows". Um dos exemplos deste ultimo é o "Brazillian Fashion Follies", promoção da Rhodia, Shell, Ford e Helena Rubinstein que possivelmente será a atração maxima desta FENIT.
Inteiramente inedito, "Brazillian Fashion Follies" reune num único espetaculo trinta personagens, dentre os quais se destacam 18 lindas manequins e bailarinas, numa sucessão de surpresas que deslumbram sob o magico comando de Joel de Almeida que, à maneira de Mandrake - chegou até a tomar lições de magia - transforma palcos e passarelas num mundo de sonho e fantasia.
Os manequins, com vestidos desenhados por Alceu Penna, desfilarão num procenio em que terá lugar, ao mesmo tempo, a coreografia de Lennie Dale, a beleza e simpatia de Elizabeth Ridzi, a garota Jovem Super, Silvinha, a nova coqueluche do "iê-iê-iê", num espetaculo dirigido por Gianni Ratto, com musicais de Julio Modaglia e cenarios de Cyro Del Nero.
"Brazillian Fashion Follies" é a narrativa da moda desde a "belle époque" até os dias atuais, numa fusão do ontem e do hoje em ritmo crescente e colorido. É a moda de hoje inspirada no "modern style": estampados floridos conforme os desenhos da epoca, vestidos e conjuntos sofisticados e romanticos baseados no estilo fascinante de Greta Garbo, e mais os modelos Art Noveau, a linha Safari, com vestidos, conjuntos de saia-calça e jaqueta, ternos e taieres; o Oriente, que sempre atraiu os criadores de moda, tambem estará presente com a linha indu, alem do tipo de mulher-menina, com vestidos camisolinha. Estas são, em linhas gerais, as tendencias da moda para o verão 67/68.

A Jovem Super

A Jovem Super tambem estará na X FENIT. Trata-se de uma belissima garota - simbolo de toda a juventude que se habituou a ver no automovel um elemento normal em seu mundo de objetos - representada por Elizabeth Ridzi, Miss Guanabara 1966, irmã gêmea de Miss Brasil do mesmo ano.
Para a Jovem Super foi concedido um guarda-roupa ao mesmo tempo "super" no que diz respeito à qualidade de funcionalidade dos tecidos e "jovem" no que se refere aos padrões, pode-se dizer até irreverentes, onde a beleza, porem, resplende ao lado do bom gosto.
A garota Jovem Super estará desfilando, ao lado de mais seis manequins, "Moda Jovem Super", que representa o estado de espirito, a inquietação e o inconformismo da juventude em relação à maneira de vestir tradicional. Um estilo novo, com raízes em Carnaby Street, nas formulas de Mary Quant, nas figuras das estorias em quadrinhos, nos heróis do espaço. É tudo quanto é "antiquadrado" neste mundo, em materia de moda.

As Manequins de Cardin

Outra grande atração é o internacionalmente conhecido Pierre Cardin e suas manequins. Dele, tudo já se disse e se sabe.
Quanto a elas, ao todo 4, o mais curios é terem 4 nacionalidades diferentes. Francesa mesmo é só Maryse, de 18 anos, que nasceu em Provine e foi escolhida pelo seu tipo latino. Hiroko, que foi durante varias coleções a manequim-vedete de Cardin, é japonesa. Penny é australiana, filha de suecos e já desfilou em Sidney a coleção Cardin. Maria é a brasileira Zezé Sroulevich, que vai Ter oportunidade de rever o seu país natal pela terceira vez desde que se transformou em manequim da Maison Cardin.
Cardin está apresentando na FENIT a sua ultima criação "total-look".


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.