GIVENCHY INVESTE EM MODA MASCULINA

Publicado na Folha de S.Paulo, segunda-feira, 7 de janeiro de 1991

A maison de Hubert de Givenchy acaba de abrir em Paris uma butique de moda masculina. Mas ele continua a vestir as mulheres mais elegantes a partir de um princípio, herdado do mestre Balenciaga: "A verdadeira moda nunca sai de moda".
Ele tinha apenas dois anos, quando seu pai morreu. Os avós cuidaram de sua educação. O avô, conservador do Museu de Gobelins, colecionava tecidos. "Quando eu recebia boas notas nas escola, me davam permissão de ver e tocar os panos da coleção", lembra Givenchy, "faziam uma cerimônia!".
Após a guerra, ele decidiu apresentar seus desenhos ao homem que ele mais admirava, Balenciaga. A diretoria da casa, uma certa Mademoiselle Renée, recusou-se em nome do mestre. Ao mesmo tempo, ele conseguiu um emprego de desenhista de moda.
Givenchy passou pelas maisons Piquet e Lelong e chegou enfim à Schiaparelli, onde trabalhou quatro anos. Aos 24 anos, montou sua própria maison, criando vestidos, "considerados muito revolucionários para a época".
"Tinha os mais belos manequins do mundo. O sucesso me surpreendeu", diz ele que tem uma jornada de trabalho que começa ao nascer do sol e invade a noite.
Givenchy vestiu Audrey Hepburn para o filme "Sabrina" (Sabrina), Jackie Kennedy, Grace Kelly, a duquesa de Windsor, entre tantas outras. Sua admiração por Joséphine Baker levou à decisão de impor manequins negros nos desfiles de alta costura.
Houve então o reencontro de sua vida, com Balenciaga, em Nova York. "Eu o revi depois em Paris e ele me ajudou bastante". Balenciaga, quando fechou sua casa, sugeriu que seus clientes procurassem Givenchy, que teve então os melhores anos de sua vida.
"As mulheres mais elegantes do mundo viviam em Paris", lembra, "havia uma doce loucura no ar".



© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.