TWIGGY, DEPOIS DA FAMA, O CASAMENTO?

Publicado na Folha de S.Paulo, segunda-feira, 6 de setembro de 1976


É quando Twiggy sacode seus longos cabelos louros mostrando seu rosto bem proporcionado e seus enormes olhos azuis que você compreende porque ela se tornou um dos principais modelos dos anos 60 e o símbolo de uma era.
Mas os anos 60 são agora objeto de uma história nostálgica, da mesma forma que Twiggy, o modelo.
Ela porém não lamenta esse fato. "Foi um período muito animador, Aproveitei cada minuto dessa época, mas tudo isso parece que se passou há muito tempo", segundo artigo do Sunday Express.
"Fiz tanta coisa depois disso. Agora estou começando a achar aborrecido ser modelo".
Hoje ela admite: "Eu poderia facilmente continuar como um modelo do passado". No entanto Twiggy partiu para outras atividades. Em primeiro lugar apareceu em filmes como "The Boy Friend and W". E atualmente, dez anos depois de deixar a escola, ela, filha de um carpinteiro do norte de Londres, após um período de inatividade - "Uma vez cheguei a ficar sem trabalhar durante seis meses" - está consolidando sua carreira como cantora e artista.
Recentemente deu um concerto em Londres no Royal Festival Hall, lançando um disco e um longplay e agora, no início de setembro, fará sua estréia como artista de televisão.
Aparentemente sua atuação na TV foi uma experiência um tanto traumática para ela. "Ao encontrar profissionais como esses sempre me perguntei o que iriam pensar a meu respeito. Será que diriam: "Quem ela está pensando que é?" Tive que me armar de coragem, respirando fundo, para chegar a eles e dizer: "Alô".

Carreira engraçada

Foi esse tipo de resolução que fez com que uma moça tímida e insegura conseguisse sucesso com qualificações bem pouco promissoras. Pois aos 15 anos, quando ainda era conhecida pelo nome de Lesley Hornby, sua voz foi uma vez classificada como "semelhante à de um papagaio demente" e ela era tão magra que os rapazes a apelidaram de "feixe de ossos".
"Minha carreira realmente foi muito engraçada", disse ela. "Nunca planejei nada na vida. Sempre vivi o momento presente. Como jovem eu sempre sonhei ser modelo um dia, mas nunca pensei que isso pudesse acontecer".
"Entre os 13 e 15 anos entrei numa fase em que achava que não era bonita. Os rapazes me importunavam e eu me sentia terrivelmente insegura quanto à minha aparência. Eu detestava isso".
"Se alguém me pedisse para formular três desejos, um deles seria o de ter 1,65m e ser bem feita de corpo". Nos últimos quatro anos ela conseguiu engordar e pesar mais de 40 quilos.
"Todas as minhas amigas estavam tomando forma, menos eu. Isso é terrível para uma moça da minha idade. Mas agora tudo me parece tolice e chego até mesmo a rir desse fato. No entanto, naquela época o caso era terrivelmente sério".
"Felizmente naquela ocasião iniciei minha carreira como modelo; pois para isso o meu corpo servia".
O caminho para atingir esse objetivo começou quando ela conseguiu um emprego aos sábados como auxiliar num cabeleireiro de Londres.
Também estava trabalhando lá Tony de Villeneuve que a arreliava chamando-a de "Espeto", "Vara-pau" (Twig) e finalmente de "Twiggy".
Seu irmão Justin que costumava ir buscar Tony no emprego a descobriu e arranjou um jeito para que ela fosse fotografada. Esse foi o começo da história de Twiggy como modelo.
Eles viveram juntos durante oito anos, mas agora se separaram, apesar dele ainda continuar sendo seu empresário. "Nós ainda continuamos muito bons amigos", disse Twiggy. "Eu tenho confiança nele e o respeito".

Esperando

O homem de sua vida é no momento o ator norte-americano, Michael Whitney, de 41 anos, que apareceu na série recentemente apresentada na televisão "Oil Strike North". Eles vivem juntos num apartamento em Hampstead e frequentemente se ouve dizer que eles vão se casar. "Continuo sempre lendo isso", disse ela com um riso forçado.
"Realmente gostaria de saber em que posição me encontro. Não posso entender o que está acontecendo. Nós estamos esperando que o divórcio de Michael seja homologado. Queremos nos casar, porque gostaríamos muito de ter um bebê e não pretendo ter filhos antes do casamento".
Eles se encontraram em Hollywood quando ambos estrelaram no filme "The Boy Friend and W". "Michael é bem bonito mas realmente muito tímido. Nós nos tornamos muito íntimos, mas tudo dentro de certos limites. Nada aconteceu. Juro por Deus que não".
"Quando descobrimos que nos amávamos tivemos grandes discussões. Eu poderia ter dito: "Certo, estou morando aqui, mas não deveria ter feito isso porque havia outras pessoas envolvidas. Nós nos perguntamos se isso aconteceu devido ao fato de trabalharmos juntos. Por isso decidimos que seria melhor eu voltar para a Grã-Bretanha por algum tempo. Mas depois de três meses já queria vê-lo novamente".
Twiggy admite ser romântica. "Preciso de um homem em minha vida mas é preciso que goste dele. Só me apaixonei realmente duas vezes - por Justin e agora apor Michael. Nunca poderia ser o tipo de mulher que tem namorados ocasionalmente. Se me envolvo, me envolvo profundamente. Gosto de me sentir segura e me sinto muito segura com Michael".
Seu relacionamento não é contudo dos mais suaves. "Nós brigamos, ela admitiu, mas isso todo o mundo faz. O principal é que nos amamos".


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.