A MODA E OS CHAPÉOS

Publicado na Folha da Manhã, domingo, 3 de julho de 1938

Neste texto foi mantida a grafia original

Uma leitora que de vez em quando nos escreve sobre vestidos e chapéos, pergunta qual o typo de chapéo que está em vigor. A resposta não é facil como verão as que nos dedicam attenção.
Nunca as chepeleiras procuraram dar feição pessoal à moda como nos ultimos tempos. Cada uma empresta à creação um detalhe, que é o "chic" e, sempre, a differença de modelo.
Notem as leitoras, que estão habituadas à leitura dos grandes figurinos estrangeiros, como são variadissimos os typos de chapéos. Uns ficam ao alto, bem alto; outros escondem uma parte do rosto, seja a direita ou a esquerda; outros ainda são voltados para traz, ficando o rosto completamente desaguarnecido; mais outros desabados exaggeradamente; os ha pequenos e discretos; este sem nenhum enfeite; aquelle com pennas, fitas, véos ou passaros, etc.
Mas é preciso reconhecer que dominam os typos chamados attomanos - copa bem alta. A indicação para esta ou aquella leitora não se pode fazer facilmente. Ella depende exclusivamente do formato do rosto. Assim, por exemplo, para um rosto bem cheio não se deve aconselhar o chapéo ottomano. Este typo assenta bem para a moça de rosto pequeno, mimoso.
Partindo de um principio, que pôde ser adaptado de modo geral, as leitoras deverão usar chapéos de acordo com o conselho da modista. Geralmente as chapeleiras têm varios a venda e dentre estes póde ser escolhido um que lhe caiba bem.
Um erro está em a leitora vêr um chapéo na cabeça de qualquer moça e resolver encommendar identico à sua modista.
Antes de compral-o, trate de vel-o bem, se o seu formato, o seu enfeito, emfim se todos os detalhes condizem com o seu rosto. Acceite até certo ponto o conselho da modista, mas nunca fique subordinada exclusivamente à sua orientação.
Uma advertência final - se receia adquirir um typo que não lhe assente bem, procure o que não seja espalhafatoso. O chapéo discreto fica bem sempre.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.