A MODA COMO MENSAGEM DE PAZ

Os motivos militares não mais inspiram os novos modelos - Os grandes costureiros parisienses estão reconquistando posições - interessante entrevista com Mme. Rosita

Publicado na Folha da Noite, quarta-feira, 2 de maio de 1945

Neste texto foi mantida a grafia original

O reinício das atividades dos grandes costureiros parisienses, há pouco noticiado pela imprensa veio criar um ambiente de expectativa entre as nossas elegantes. Na verdade, nada mais justificável que essa ansiedade do mundo feminino, uma vez que Paris, tradicional centro irradiador da moda feminina, não poupará esforços para reconquistar a posição de destaque que perdeu durante a ocupação. Seus famosos costureiros já começaram a produzir com verdadeira ânsia de recuperação. Os primeiros modelos vieram revelar uma orientação arrojada e mesmo revolucionaria, mostrando claramente que novos rumos estão sendo traçados na história da elegância da mulher.
Desejando antecipar às leitoras alguma coisa sôbre essas criações que acabam de ser lançadas pelos costureiros parisienses, procuramos colher entre as damas paulistanas mais identificadas com a evolução da moda noticias e apreciações a respeito.

Opinião autorizada

Ouvindo diversas figuras de destaque do nosso mundo elegante, foi o repórter aconselhado a avistar-se com Mme Rosita, pessoa que possui, conforme nos adiantaram as damas entrevistadas, essa apurada sensibilidade e bom gosto indispensáveis para sentir tôdas as sutilezas da moda feminina. Mme. Rosita obteve essa posição privilegiada de verdadeira conselheira em elegância não pelo fato de ser diretora de dois tradicionais estabelecimentos de modas em nossa Capital, mas pela extraordinária percepção revelada nessa requintada arte de vestir a mulher. Nossas elegantes tornam-se primeiro suas amigas para depois passarem a ser freguesas de seus estabelecimentos. Quando Mme Rosita regressa de suas viagens o mundo elegante paulistano procura avistar-se com ela a fim de se orientar sôbre os maiores sucessos dos grandes costureiros. Tudo isso é muito significativo e vem mostrar que Mme Rosita tem grande responsabilidade como conselheira de modas. Ela diz a última palavra. E até hoje a diretora das pelerias Americana e Wulif tem correspondido plenamente a essa confiança que nela depositam as damas paulistanas.

Tendências revolucionárias

Procurando Mme Rosita, que regressou sábado de uma de suas costumeiras viagens ao exterior, o repórter encontrou-a em animada palestra com alguns representantes da imprensa que também desejavam notícias sôbre a última tendência da moda.
Quando a conversa girou em tôrno dos costureiros parisienses e das possibilidades que têm de reconquistar a posição privilegiada de antes da guerra comenta Mme. Rosita:
- "Observa-se nos grandes centros elegantes uma aceitação franca e entusiástica das sugestões parisienses. Os modelos agora lançados pelos famosos costureiros da famosa Cidade Luz são considerados pelos entendidos como se tendências revolucionárias. São diferentes! Constituem algo de maravilhoso que encantam e surpreendem. Esse sucesso inicial foi tão grande que já se observa na própria moda norte americana sinais inconfundíveis da influência parisiense. Apesar das dificuldades que ainda perduram no que respeita à difusão rápida da moda as mulheres de todo mundo têm seus olhos voltados para Paris e sabem que de lá virão grandes e magníficas surpresas".

Mensagem de Paz

Falando depois sôbre os motivos que certamente vieram influenciar essa revolução na arte de vestir as filhas de Eva, diz a nossa entrevistada:
- "Os novos modelos lançados em Paris parecem traduzir êsse anseio de tranquilidade que o mundo ambiciona e merece. Sente-se através dessas criações que estamos entrando em um período de calma e felicidade. A influência da guerra parece ter sido definitivamente suplantada pela perspectiva da paz. E os modelos parisienses constituem, a meu ver, a mais sugestiva mensagem de paz. Além do encantadores no talhe, deixam transparecer essa característica de fartura dos bons tempos que estão voltando"
.

Ressurgimento exuberante

- "Não foram poucas as pessoas que não acreditavam neste período de ressurgimento da moda. Sustentavam que os trajes simples dominariam para sempre. Mas agora vemos a moda feminina em plena exuberância, querendo mesmo fazer sombra aos "velhos tempos".
A moda divorciou-se, em Paris, dos motivos militares para ligar-se pomposamente aos motivos que encantam a vida. É a paz, essa coisa maravilhosa que nos faz lembrar sorrisos, mulheres lindas e toiletes encantadoras. E tudo indica que a moda feminina vai entrar agora em seus verdadeiro periodo de ouro".

Os novos modelos

Comentando a originalidade dos modelos em peles e modas lançados não somente em Paris, como em outras grandes capitais, como Nova York, Londres e Buenos Aires. Mme Rosita afirma ao repórter que jamais viu tanta imaginação criadora dos costureiros. Há novidades surpreendentes.
Ao despedir-se o repórter solicitou de Mme Rosita alguns detalhes característicos da nova tendência da moda. Em resposta disse-nos a conhecida dama:
- "Seria inútil querer adiantar alguma coisa nesse sentido, pois somente vendo os modelos e apreciando seu conjunto é que se pode perceber tôda sua beleza. E as mulheres sabem disso, pois tudo quanto diz respeito à moda possui essa sutileza que só é percebida através dos olhos femininos. Mas dentro de alguns dias as nossas elegantes poderão conhecer essas magníficas novidades", concluiu Mme. Rosita.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.