O TIPO DOS PÉS E O SAPATO ADEQUADO

Publicado na Folha da Manhã, domingo, 2 de julho de 1950

Neste texto foi mantida a grafia original

É muito importante a comodidade dos pés para o andar elegante. Procure sempre o tipo de sapato adequado à forma dos seus pés. É preciso saber renunciar ao sapato mais elegante, se ele não for comodo. Os sapatos não foram feitos para serem vistos, mas sim para servir de base para um andar elegante, agil e gracioso. Há tantos tipos de sapato, que se pode muito bem conseguir um que seja bonito e ao mesmo tempo confortavel. Os especialistas classificam os pés em altos e baixos; largos e estreitos; grossos e finos.
Se o seu pé tem um arco alto, você se sentirá muito mal com uns sapatos de corte liso e muito altos, porque esse tipo afeta a boa circulação. É muito melhor o sapato de corte baixo que deixa o arco livre de pressão. As sandalias abertas são as mais apropriadas para esse tipo de pé.
Se você tem o arco do pé baixo, os sapatos altos ou as sandalias de uma correia serão mais comodas do que os tipos completamente abertos. Os sapatos devem ser de saltos altos para que não saiam dos pés com facilidade ou prejudiquem a postura dos saltos. O couro ou qualquer outro material empregado para a confecção desses sapatos deve ser de primeira qualidade.
É mais afortunada a pessoa que tem o pé largo e estreito, pois pode usar facilmente varios tipos de sapatos. As sandalias modernas, principalmente, ficam muito bem nesse tipo de pé.
As correinhas cruzando o pé ou as solas muito finas podem ser incomodas por falta de um bom arco natural. Os pés curtos e grossos são os mais dificeis de se adaptar a um tipo de calçado. Para evitar as fricções tão incomodas, devem ter espaço suficiente em torno dos dedos do pé, de modo que o mais aconselhavel para esse tipo de pé é mandar alargá-lo um pouco antes de usar. Muito cuidado com os saltos altos! Afeta a desenvoltura do caminhar e é bastante perigoso para o equilibrio.
Devido principalmente aos preços altos dos calçados, é muito grande o numero de mulheres que sofrem dos pés. Esse problema se torna mais lamentavel quando lembramos das pessoas que por natureza têm os pés delicados: com o uso do calçado barato, e consequentemente feito com material ordinario, expõem-se a perder para sempre a saude dos pés.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.