CHAPÉUS PARA TODOS OS GOSTOS E HORAS

Publicado na Folha da Manhã, domingo, 29 de agosto de 1948

Neste texto foi mantida a grafia original

Paris, agosto - Em virtude da canicula reinante atualmente em Paris, Rose Valois quis apresentar sua nova coleção de chapéus, em condições atmosfericas tão favoraveis quanto possivel.
Para tanto, mandou ornamentar o patio do historico predio que ocupa na Rue Royale, de vermelho e branco, sobre cujo fundo se destacavam laranjeiras talhadas em forma de bola ou piramide, e vastas "corbeilles" de geranios floridos.
Não se poderia imaginar mais sugestivo ambiente. Infelizmente, ao terminar a apresentação, desabou sobre Paris uma violenta tempestade. Os jornalistas e os modelos tiveram que procurar os abrigos mais proximos e três ou quatro ultimos modelos não puderam ser apresentados.
Rose Valois, que considera uma diversão fabricar chapéus, brincando com os mil coloridos das formas, das tintas e das côres, compôs nesta estação uma coleção de ar extremamente juvenil. Ou porque tenha interpretado à sua maneira o tema do "beret" e da "casquete" ou porque se inspirou na epoca do Diretorio, o fato é que sua coleção está impregnada de frescura e mocidade. Tanto as boinas como as casquetes tomam sob suas mãos a forma oblonga, orientada segundo diretivas variadas: para frente, para trás, reta, ou inclinada sobre um lado.
A primeira categoria - boinas e casquetes - pertencem algumas notaveis boinas bicolores, como por exemplo um modelo em que o cimo é um feltro negro, e a volta em feltro vermelho ou côr de avelã, e uma grande quantidade de pequenos toques de todos os tecidos atualmente empregados pelos grandes costureiros.
Na segunda categoria, situam-se os estilos marquês, bicornios, tricornios, os "Mosqueteiros" de aba levantada, o chapéu "Retrousão", do cavaleiro Drosay. Fantasias de plumas coloridas, confundem o vermelho e o alaranjado, o cinza e o azul, o negro e o côr de rosa, o verde e o violeta, sob os pequeninos chapéus para tarde. Em outros modelos, são as orquideas, os gladiolos, e as rosas que iluminam os modelos sombrios de veludo negro.
A genial criadora utilizou o tule negro com pequeninas perolas douradas, para construir um imenso tricornio para noite, extremamente leve, apesar de suas dimensões. Chamou assim a atenção de todos quando viram um encantador "beret" negro inclinado sobre o lado direito e ornado por um grande "clip" de brilhantes.



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