CHAPÉUS PARA TODOS OS GOSTOS E HORAS
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Publicado
na Folha da Manhã, domingo, 29 de agosto de 1948
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Neste
texto foi mantida a grafia original
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Paris, agosto - Em virtude da canicula reinante atualmente
em Paris, Rose Valois quis apresentar sua nova coleção
de chapéus, em condições atmosfericas tão
favoraveis quanto possivel.
Para tanto, mandou ornamentar o patio do historico predio que ocupa
na Rue Royale, de vermelho e branco, sobre cujo fundo se destacavam
laranjeiras talhadas em forma de bola ou piramide, e vastas "corbeilles"
de geranios floridos.
Não se poderia imaginar mais sugestivo ambiente. Infelizmente,
ao terminar a apresentação, desabou sobre Paris uma
violenta tempestade. Os jornalistas e os modelos tiveram que procurar
os abrigos mais proximos e três ou quatro ultimos modelos não
puderam ser apresentados.
Rose Valois, que considera uma diversão fabricar chapéus,
brincando com os mil coloridos das formas, das tintas e das côres,
compôs nesta estação uma coleção
de ar extremamente juvenil. Ou porque tenha interpretado à
sua maneira o tema do "beret" e da "casquete"
ou porque se inspirou na epoca do Diretorio, o fato é que sua
coleção está impregnada de frescura e mocidade.
Tanto as boinas como as casquetes tomam sob suas mãos a forma
oblonga, orientada segundo diretivas variadas: para frente, para trás,
reta, ou inclinada sobre um lado.
A primeira categoria - boinas e casquetes - pertencem algumas notaveis
boinas bicolores, como por exemplo um modelo em que o cimo é
um feltro negro, e a volta em feltro vermelho ou côr de avelã,
e uma grande quantidade de pequenos toques de todos os tecidos atualmente
empregados pelos grandes costureiros.
Na segunda categoria, situam-se os estilos marquês, bicornios,
tricornios, os "Mosqueteiros" de aba levantada, o chapéu
"Retrousão", do cavaleiro Drosay. Fantasias de plumas
coloridas, confundem o vermelho e o alaranjado, o cinza e o azul,
o negro e o côr de rosa, o verde e o violeta, sob os pequeninos
chapéus para tarde. Em outros modelos, são as orquideas,
os gladiolos, e as rosas que iluminam os modelos sombrios de veludo
negro.
A genial criadora utilizou o tule negro com pequeninas perolas douradas,
para construir um imenso tricornio para noite, extremamente leve,
apesar de suas dimensões. Chamou assim a atenção
de todos quando viram um encantador "beret" negro inclinado
sobre o lado direito e ornado por um grande "clip" de brilhantes.
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