CONJUNTOS PARA TODOS OS GOSTOS

Publicado na Folha da Manhã, domingo, 27 de abril de 1947

Neste texto foi mantida a grafia original

A nova-yorkina-tipica não apenas adora os conjuntos como tambem vive neles. Durante todo o inverno os conjuntos abrigam-se sob os quentes casacos de pele e o periodo da Pascoa, quando chega, traz consigo novos conjuntos. Nesta epoca do ano, os conjuntos têm sempre um toque claro. O "pique" branco combina bem com os conjuntos pretos e a seda estampada, salpicada ou multicor, dá-se bem com os "tailleurs" claros ou escuros. Os enfeites dos casacos são nesta estação frequentemente feitos de tecido estampado, para combinar com as blusas e luvas e não constitui exagero ter toques de estampado nas golas e punhos.
O contraste entre saias e casacos é ainda bastante apreciado. Adrian apresenta um conjunto de aparencia severa, tendo um casaco justo, preto, e uma saia listrada de cinzento, tão solene quanto calças masculinas cinzentas. Stein & Blaine combinam um casaco amarelo com uma saia preta. Bergdorf Goodman associa não apenas o pregueado com o liso, mas tambem o linho com a lã, em um pequeno conjunto juvenil, com um casaco de linho vermelho e cinzento, com pregas, e uma saia de flanela cinzenta.
Os novos conjuntos feitos inteiramente de linho estão destinados a obter grande sucesso. Têm a vantagem de parecer solenes, sendo ao mesmo tempo leves e frescos. Hutle Carnegle expõe um conjunto de linho branco, tão fresco quanto a neve, lindamente guarnecido com bordados brancos.
De maneira geral, os casacos curtos e os boleros têm saias amplas, cortadas de maneira circular ou pregueadas em toda a roda, enquanto os casacos mais longos combinam com saias bem estreitas.
Os conjuntos de seda estampada formam legiões nas lojas de modas. Alguns são na realidade pequenos vestidos, com casacos convencionais. Existem tambem "tailleurs" de cetim ou tafetá, azul-marinho ou preto.
As blusas de Pascoa estão se apresentando brilhantemente ou retirando-se modestamente, de acordo com as necessidades dos conjuntos. As novas blusas de "chiffon" são muito simples e tambem muito elegantes. Algumas são lisas, outras pregueadas. Com um conjunto de "shantung" branco torna-se muito atraente uma blusa de "chiffon" marrom-claro.
Os novos chapéus de Pascoa, com toda sua variedade, têm uma coisa em comum: todos são usados na parte de trás da cabeça. Esse estilo permite toda especie de quedas para trás: cascatas de laços de fitas, mantas de "chiffon", rendas ou uma combinação de rendas ou fitas com flores. As rosas são as flores preferidas, mas como para abrandar um pouco seu vivo côr de rosa, misturam-se tambem frequentemente lilases brancos.
Pode-se dizer literalmente que metros de "chiffon estão sendo empregados nas mantas que envolvem a copa dos chapeus e caem para trás, pendendo sobre as costas ou amarrando-se a um dos ombros. A ultima moda é combinar duas cores de "chiffon".
Um dos melhores especialistas em calçados em Nova York, Delman, está causando espanto às mulheres, fabricando sapatos fechados na frente. Dificilmente podem as mulheres tolerar tal coisa, depois de terem gozado durante tanto tempo da liberdade dos sapatos abertos na frente. A maior novidade em calçados é a utilização de couro envernizado preto para sapatos de noite.
Um ligeiro véu sobre os pés é conseguido por Delman em sapatos de salto alto, de malha de "nylon", ornamentado com flores de camurça ou couro envernizado. Para uso diurno destacam-se os sapatos de couro de crocodilo, em cores verde, vermelho, bege, marrom, azul-marinho e preto.



© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.