DALI, O SABIO DOS LOUCOS

Publicado na Folha de S.Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 1968

Neste texto foi mantida a grafia original

Salvador Dali, considerado um dos pintores mais importantes deste seculo, é antes de tudo uma figura controvertida e polemica. Talvez não haja para a imprensa um material mais rico para ser explorado do que esse homem de figura longelinea e bigodes eriçados. A lenda que envolve o seu nome, assim como os ditos que lhe são atribuidos, compõem um material dos mais apreciaveis para qualquer tipo de reportagem.
Coube ao "Paris Match" a ultima reportagem sobre ele, feita na Catalunha, lugar onde o pintor nasceu. Naquele local, junto às lembranças de sua infancia, Dali revelou, ainda uma vez, as excentricidades de um espirito, frequentemente associado a movimentos, mas que se mantém, em sua essencia, solitario. Excentricidades que chegaram a tal ponto que muitos declaram ser ele o mais sabio dos loucos.
Mas até onde a loucura em Dali seria real?
O poeta espanhol Frederico Garcia Lorca era seu maior amigo e, talvez, seu melhor espectador. Naquele tempo, como ainda hoje, a idéia da morte perseguia o pintor. Era uma obstinação contra a qual ele lutava - ora aceitando-a, ora negando-a. Sua casa, então, nem sempre era um lugar agradavel de ser visto, pois não era dificil, ao se chegar ali, encontrá-lo dentro de um esquife em rigida posição mortuaria. O fato assustava a todos, mas divertia o poeta e mais ainda o pintor.

Hibernação

Salvador Dali é até hoje um homem preocupado com a morte e a ressurreição. Além de artista, é um profundo interessado no avanço da Quimica e da Fisica moderna. Mantém contato com cientistas eminentes de ambos os campos. Sabe-se, assim, que já teria destinado uma soma de 8.000 dolares para a sua hibernação quando morto. Após seu ultimo suspiro, Dali será colocado em um cilindro para uma futura ressurreição no ano 2.000. Está convencido de que isto será possível, que não perde a oportunidade para dizer à sua esposa Gala - ex-mulher do poeta Paul Eluard - para que ela também faça o mesmo. Gala, entretanto, resiste à idéia de permanecer, após a sua morte, enfurnada em um cilindro.
"De qualquer modo - explica Dali - o fato vai deixar meus amigos bem embaraçados. Eles perguntarão: estará ele morto ou não?"
E o proprio pintor responde:
"Será uma morte bem diferente!"

Visão politica

A visão politica de Salvador Dali é das mais exoticas. Acredita que com o afastamento do generalíssimo Franco do poder, a monarquia deverá sucedê-lo, na Espanha. Ela será um exemplo tão estupendo aos outros regimes da Europa, que os dirigentes europeus haverão de se perguntar: por que nós não fazemos o mesmo, reinstalando tambem nossas monarquias? Afinal, eleições presidenciais causam gastos aos regimes democraticos, que poderão ser suprimidos se tivermos tambem um rei. Segundo o pintor, a propria Russia optará pela monarquia, acompanhando a decisão de outros países europeus.
Essas monarquias deverão ser absolutas e ciberneticas. Pois o regime monarquico é o unico bastante hierarquizado em sua cupula para permitir à sua base, isto é, ao povo, uma certa forma de anarquia.

China e Estados Unidos

A revelação mais sensacional de Salvador Dali, entretanto, diz respeito às relações entre China e Estados Unidos. Os dois países, segundo ele, deverão reaproximar-se, futuramente, pois é inconcebível que os Estados Unidos, campeão da economia de consumação, permaneça em atrito com o maior mercado consumidor do mundo, a China. Alem disso, há uma razão mais profunda ainda para essa união: o matriarcado norte-americano vai aliar-se ao tradicional matriarcado chinês, para colocar em lugar do feio lider Mao-Tsé-Tung, uma linda imperatriz de olhos rasgados.
O proprio Dali já retratou em seu trabalho essa fusão China-EUA, com a colagem de uma foto de Mao que possui, no lugar dos olhos, a boca de Marilyn Monroe, e um clichê de Marilyn, com a cabeça calva de Mao. Ele pretendia que esses clichês fossem distribuidos aos milhares de chineses para que esses rostos truncados penetrassem no subconsciente dos tenentes responsaveis pela revolução cultural.
"O mundo é guiado - explica Dali - por elos irracionais e não por pequenas combinações cartesianas. Na Historia, nada que é previsível ocorre. Esperava-se, por exemplo, acontecimentos atrás do Muro da Vergonha, na Alemanha, e em vez disso, o que houve foi o assassinato de Kennedy".

O surrealismo e a atualidade

Salvador Dali viu a revolução dos estudantes na França com alegria e decepção, ao mesmo tempo. Alegria, por ver pintados nos muros de Paris os mesmos "slogans" surrealistas de sua juventude. Decepção, por descobrir que o surrealismo atual é doentio e bem comportado. Não aceita, por isso mesmo, o pensamento de Marcuse, o grande idolo da juventude atual. Contra o filosofo da nova geração, ele aponta um nome quase desconhecido pelos intelectuais: o de um pensador da Catalunha, chamado Pujoils.
Esse mesmo Pujols, na epoca em que o stalinismo vigorava como linha absoluta para os comunistas, dizia:
- "Eu estou em superioridade em relação a Joseph Stalin. Através dos jornais, do radio e do cinema, eu sei o que Stalin anda fazendo... Enquanto que Stalin ignora todas as minhas atividades."
Graças à propaganda de Dali, uma obra desse escritor será traduzida para o francês, aos cuidados de Robert Descharnes. Mas Pujols não é um escritor simples de ser lido. Ele escreve paginas e mais paginas, sem colocar um ponto ou uma virgula. Alem disso, seu pensamento não segue a linha logica do raciocinio. Para que se tenha uma idéia de seus escritos, basta dizer que Pujols interrompe ás vezes uma discussão sobre Platão, para dirigir os seus melhores votos a um amigo que ele perdeu de vista e cujo nome se parece com o do filosofo grego.
"Isto não impede - diz Dali - de ser ele (Pujols) o maior filosofo do seculo XX."
E acrescenta:
"Um verdadeiro genio!"
Pujols está seguro de que há uma evolução irreversível do universo. Houve o reino mineral, o reino vegetal e o reino animal. Desse ultimo, os homens evoluirão até a sua transformação em anjos. Alguns do genero humano já conseguiram essa perfeição, como o pintor renascentista Rafael. Mas outros, mais ainda, conseguirão. Quando isto acontecer todos serão anjos, não haverá o castigo eterno, nem o inferno.

O socialismo retarda

Dali acha que o maior obstaculo para a transformação dos homens em anjos é o socialismo. Ele retarda esta ascensão suprema, pois para se tornar um anjo é condição fundamental que a pessoa seja proprietaria. Como o socialismo elimina a propriedade, as pessoas sob esse regime não poderão ser anjos.
"O proletario - explica Dali - jamais chegará ao reino dos anjos."
Acrescentando ainda:
"É engraçado que seja eu quem declare isso, o homem que mais trabalha no mundo. Mas acontece que eu trabalho por prazer. O trabalho não condenou minha existencia."
Entre outras afirmações extravagantes de Dali está aquela que a unica civilização que importa é a mediterranea, particularmente aquela da Espanha e, mais particularmente ainda, a da Catalunha, onde ele nasceu. Todos os outros paises foram feitos com má vontade por Deus. E desses lugares feitos com a má vontade divina, o que mais ele detesta é a Oceania, porque esse continente abrigou Gauguin e Cezanne, pintores que ele despreza. Para Dali, nenhum dos dois merecem ser chamados de pintores. Eram pessimos desenhistas.
Dali fala tudo isso, olhando a paisagem arida de sua terra. As pessoas, evidentemente, poderão discordar de seus pensamentos e ditos. Mas é inegavel que ele representa muito dessa Espanha mistica e barroca onde pretende agora erigir o seu museu. Para isso escolheu um lugar em ruinas, remanescente ainda da Guerra Civil espanhola. Ali ele exporá o que julga ser o melhor de suas obras.
Caberá ao futuro julgá-las.

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