FREQUENCIA MODULADA — MARAVILHA DO RADIO MODERNO


Publicado na Folha da Noite, quarta-feira, 24 de novembro de 1948

Neste texto foi mantida a grafia original


Uma nova era surge no dominio do radio, com a instalação de transmissoras completamente diferentes e que têm por base a modulação de frequencia ou Frequencia Modulada, em contraposição às comumente usadas, de modulação de amplitude ou Amplitude Modulada. Graças às transmissoras de Frequencia Modulada, - FM, - como são comumente conhecidas e serão usadas dentro em breve, por uma emissora carioca, poderemos dispor de estações que proporcionam ao ouvinte uma recepção perfeita, devido, principalmente, às seguintes caracteristicas que apresentam: a) estatistica virtualmente eliminada, tanto a natural, como a provocada pelo homem; b) interferencia de estação praticamente abolida; c) recepção mais clara da estação desejada; d) "fading" quase impossivel; e) reprodução completa dos sons; isto é, com uma tonalidade cem por cento natural, desde o mais profundo baixo à mais alta nota de flauta ou oboé; f) realismo perfeito, como se o artista estivesse dando uma recepção em nossa propria casa; e g) maior numero de programas para serem escolhidos, uma vez que a FM permite a maior numero de estações irradiar na mesma area.

Frequencia modulada

Para se ter uma idéia das vantagens da Frequencia Modulada, é preciso saber-se inicialmente o que seja modulação. Quando a voz, tom ou som penetra no microfone de uma estação de radio, as ondas sonoras se transformam em ondas eletricas. Estas viajam através do espaço para o nosso aparelho receptor em uma onda "portadora", que se poderia comparar a uma "esteira sem fim". Ao atingir o receptor, a onda "portadora" é abandonada e as ondas eletricas transformam-se novamente em ondas sonoras.
A palavra modulação significa precisamente as modificações sofridas pela onda "portadora" ao conduzir as ondas sonoras. Com o equipamento de "amplitude modulada" ou " modulação de amplitude", os varios sons são distinguidos uns dos outros, modificando-se a espessura da onda "portadora". Com o equipamento FM, base do radio moderno, os diferentes sons se diferenciam, modificando-se a velocidade dos impulsos eletricos, ou para usarmos a nossa comparação, a velocidade da "esteira sem fim" imaginaria.
A diferença no metodo de modulação dá ao FM a vantagem de eliminar virtualmente a estatica, o "fading", a interferencia de estações, etc., e torna possivel uma tonalidade natural.

Maior Fidelidade de Som

No equipamento FM, as ondas "portadoras" situam-se a 10.000 ciclos, umas das outras. Se conseguissemos uma modulação até 15.000 (ou mesmo acima de 5.000 ciclos, os sinais interfeririam uns com os outros. Cada "esteira sem fim" iria virar mais em espessura do que em distancia entre as "esteiras" adjacentes.
As ondas "portadoras" em "broadcasting" FM, entretanto estão situadas a 200.000 ciclos umas das outras, o que permite uma reprodução completa do alcance total do ouvido humano. As "esteiras sem fim" estão bem espaçadas e a sua velocidade pode ser modificada sem que haja interferencia mutua. Dessa maneira, a onda "portadora" de FM é capaz de levar todos os sons que o nosso ouvido possa captar bem protegidos no meio dessa "esteira".
Com o equipamento FM todos os sons podem ser ouvidos, tal como são produzidos no estudio, desde o mais profundo baixo à mais delicada nota. Alem disso, com o equipamento FM o controlador de som no estudio tem constantemente que elevar o volume do mesmo nas passagens musicais mais tranquilas e diminuí-los justamente quando a orquestra ou o artista executa uma nota muito alta. Desta forma, nós ouvimos a musica tal como é interpretada pelo sonoplastico e não pelo maestro. Mas, com o FM o controlador do som não precisa "censurar" o volume de um programam. Ouví-lo-emos tal como os artistas o interpretam. Esse fato isolado contribui sobremodo para o realismo da musica transmitida.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.