LINGUAGEM DAS FLORES UM CÓDIGO ESQUECIDO


Publicado na Folha de S.Paulo - Domingo, 23 de novembro de 1952

Neste texto foi mantida a grafia original

A mitologia grega e o narciso - Significado da rosa rubra - Os norte-americanos apreciam e cultivam o habito de oferecer flores

Houve uma epoca em que a humanidade, menos apreensiva pelas guerras e menos materializada pela mecanização da vida, costumava expressar seus sentimentos e pensamentos por meio de flores. E com o passar do tempo, nasceu uma arte que se chamou a linguagem das flores. A origem dessa arte está no Oriente. Era no tempo dos harens, quando um jovem podia mandar à eleita um ramos de flores, sem necessidade de escrever uma carta, sempre comprometedora. A composição das flores desse ramalhete dizia mais, sem palavras, que uma carta. E vem desse tempo a significação que se deu às flores e aos frutos.

A Mitologia e as Flores

Para os povos antigos algumas flores tambem tinham significado simbolico. Assim, para os gregos, o narciso era o simbolo do passado e da morte, pois, segundo a lenda, ele nascera do sangue do belo jovem grego Narciso que er amado pela ninfa Eco. O jacinto significava lagrimas e segundo a mitologia, prende-se à seguinte historia: Jacinto, filho de um rei de Esparta era amado do deus Apolo; mas Zefiro, que também o amava, tinha ciumes de deus. Um dia, Zefiro, levado pelo ciume, atirou um disco à cabeça de Jacinto, matando-o. Apolo vendo o ser amado morto, verteu lagrimas de dor e transformou-o na flor que tem o seu nome.
No seculo XIX, na Europa, houve uma verdadeira epidemia de simbolos atribuidos às flores. O lirio significava a inocencia e a pureza; o resedá, a bondade; o rosmarinho, a saudade eterna; a rosa, o amor, a beleza; a folha de louro, a gloria literaria.
Mesmo as cores das flores têm seu significado. Em todos os paises e continente o vermelho quer dizer amor e quanto mais intenso, tanto maior o fogo desse amor. O azul claro significa a fé e o azul escuro, a fidelidade. O amarelo, mostra falsidade; o roxo, a amizade e a nostalgia.
Muitos paises escolheram as flores como emblemas nacionais: a rosa é o simbolo da Escocia e o crisantemo o do Japão. Na França, a flor de lis é o emblema da familia real.

O Culto da Flor, nos Estados Unidos

Com o passar do tempo, essa linguagem das flores vai sendo esquecida; hoje envia-se um ramalhete de flores a uma mulher sem cuidar do significado que possa ter. Dar um ramo de rosas vermelhas à esposa de seu melhor amigo, significa apenas uma homenagem que se presta: mas há cem anos, era uma clara declaração de amor. As rosas-chá provocam numa mulher hoje apenas admiração; mas antigamente, essa mesma mulher compreenderia que o significado era infidelidade.
Os tempos hoje são mais prosaicos, e a escolha das flores obedece apenas ao agrado e prazer que elas proporcionam, sem que ninguem mais se lembre de sua significação. Não seria de estranhar que um dia os psicologos se ocupem da escolha das flores, fazendo estudos e pesquisas, numa síntese cheia de promessas: "Diz-me as flores que preferes e eu te direi quem és."
Como em muitas outras coisa, os norte-americanos estão à frente tambem no costume de oferecer flores. Quando, por exemplo, alguem é convidado mesmo para visita comuns, leva sempre rosas à dona de casa, seja ela quem for, sua mãe, irmã, parente, ou apenas conhecida. Nas recepções as senhoras são sempre presenteadas com orquideas; essas flores são tambem as preferidas paras os casamentos, teatro, jantares de coquetéis.
Os maridos costumam oferecer orquideas à esposa, no dia de aniversario natalicio. Nesse dia, os pais, as tias, sogras e filhas recebem rosas; as irmãs, colegas ou amigas, gardenias. Quando uma senhora parte em viagem é habito oferecer-lhe um ramo de rosas ou gardenias. Assim, tambem rosa são enviadas como lembranças ou prova de simpatia.
Esse último habito esta muito arraigado nos Estados Unidos e mesmo durante a guerra os soldados americanos na Austria, França, Alemanha e Italia tinham à sua disposição uma organização especial que se encarregava da remessa de flores para os Estados Unidos. Calcula-se que cada um dos três milhões de soldados americanos que se achavam fora da patria enviou flores à sua terra pelo menos três vezes por ano.
A Europa é mais pobre; por isso só se enviam ali flores em ocasiões mais importantes, porque nem sempre se pode dar ao luxo dessa despesa. E a remessa de orquideas se limita às pessoas ricas, pois essas flores são raras na Europa.
Na França organiza-se todos os anos a Semana da Rosa e nesses dias todas as vitrinas ficam cheias de rosas, as lojas florescem; a finalidade é incrementar a cultura das flores, ao mesmo tempo que se volta a essa tradição romantica mas infelizmente nem sempre possivel em virtude da situação financeira.
 

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.